O estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Ministério da Saúde, intitulado "Pesquisa Nacional da Saúde", apontou que quase 19% da população costuma desenvolver dores crônicas na coluna. Entre elas, os problemas mais comuns são os lombares. A maior incidência de dor ocorre entre mulheres (21%), estando um pouco acima da incidência em homens (15%).
Envelhecimento associado ao Pilates pode representar melhora na qualidade de vida dos idosos
Durante o processo de envelhecimento do ser humano, é considerado normal o surgimento de limitações funcionais, assim como perda da massa muscular e diminuição da densidade óssea. Por outro lado, estudiosos já observaram que, ao realizar estímulos orientados, como os promovidos pelo método Pilates, a força corporal de idosos pode se tornar tão potente quanto a de jovens.
Ou seja, idosos que praticam Pilates guiado por profissionais devidamente habilitados passam a ter ganhos de força muscular considerável, o que auxilia em um envelhecimento mais saudável e melhora a qualidade de vida.
Pilates combate o sedentarismo e ajuda pessoas a viverem mais e melhor
O sedentarismo é considerado uma condição patológica que leva ao surgimento de doenças crônicas, sendo um dos grandes responsáveis pelo envelhecimento precoce de todo o organismo. De acordo com a "Pesquisa Nacional de Saúde", cerca de 300 mil brasileiros morrem a cada ano por doenças que estão, de alguma forma, relacionadas à ausência de práticas físicas.
Além de ser ainda mais perigoso na terceira idade, o sedentarismo está diretamente associado ao desenvolvimento de dores nas costas, já que os músculos responsáveis pelo core acabam enfraquecendo e se tornando flácidos ao longo dos anos.
Pilates auxilia para que mudanças trazidas pelo envelhecimento não representem dor ao idoso
O Pilates é um método que tem como principal objetivo potencializar a longevidade por meio de fortalecimento e técnicas que priorizam a qualidade de vida. O idoso que pratica Pilates usufrui de diversos benefícios, como um corpo mais forte e consciente. Dessa forma, com o Pilates, é possível prevenir problemas e ajudar idosos no tratamento de dores na coluna e na lombar por meio de ganho de força, equilíbrio, flexibilidade e mais coordenação.
Pilates realizado por profissionais em clínica de fisioterapia em SP auxilia idosos no tratamento de dores nas costas
O método Pilates trabalha questões como fortalecimento corporal, alongamento, equilíbrio e concentração. Nos idosos, pode auxiliar na prevenção e/ou no tratamento para dores nas costas, assim como na manutenção de todo o corpo, além de ser extremamente benéfico para a mente e o bem-estar. Os exercícios devem ser orientados em clínica de fisioterapia em SP por profissionais devidamente capacitados e certificados, como é o caso da SM Care. Pelo site da clínica de fisioterapia em SP, é possível conhecer mais sobre o método Pilates e agendar uma consulta.