22/03/2021 às 15h21min - Atualizada em 22/03/2021 às 16h20min

Em busca de soluções digitais, prefeituras aderem ao IPTU eletrônico

Recurso é uma opção que contribui para a arrecadação de forma mais fácil, ágil e sustentável.

DINO
https://www.instagram.com/smarapd/
IPTU eletrônico: solução digital, segurança e agilidade do processo


Cada vez mais atentas aos processos de inovação, as prefeituras têm buscado soluções digitais, que atendam às novas necessidades para atendimento à população e permitam mais agilidade nos processos. E entre essas soluções está o IPTU Eletrônico, recurso que colabora com a arrecadação de forma mais fácil, ágil e sustentável.

Para Donisete Oliveira, gerente da área de dados variáveis da SMARAPD, empresa que atua na área de softwares para gestão pública, e especialista em impressão de carnês de tributos, a nova modalidade IPTU Eletrônico é mais uma forma para atender prefeituras e munícipes.

"Entendemos o IPTU eletrônico como mais uma opção à disposição do cidadão, pois existe uma camada da população que prefere receber de maneira digital, acessar de onde estiver, com garantia de entrega, sem atraso, além de ser um recurso que traz mais facilidade para a arrecadação do município, com agilidade na entrega e possibilidade de acompanhamento dos envios e recebimentos, além de economia com custos de postagem, questão ambiental e sustentabilidade. É uma prática que vem ganhando adesão nas prefeituras", explica Oliveira.

Solução digital, segurança, agilidade e acompanhamento do processo

Ivan Júlio, gestor da área comercial da SMARAPD, comenta que o IPTU eletrônico é uma nova forma de envio ou entrega dos documentos de cobrança dos tributos, que antes eram exclusivamente impressos e entregues no endereço do contribuinte.

"Temos mecanismos eletrônicos que permitem que os cidadãos, por um e-mail cadastrado, recebam o boleto eletrônico, ao invés do impresso. Importante reforçar que nós temos a expertise de produção e processamento desses documentos, em dados variáveis, uma vez que somos especializados na sequência lógica desse tipo de comunicação, e agora temos também a opção de processar esses documentos e disponibilizá-los para entrega em formato digital. É um mecanismo a mais, uma opção adicional, não uma substituição", explica o gestor.

Toda prefeitura pode aderir e mesclar essa solução de entrega, de acordo com as necessidades identificadas em cada município.
"Além disso, possuímos também ferramentas para auxiliar as Prefeituras na captação dos e-mails para o envio destes documentos, possibilitando o cadastro dos munícipes e adesão por esta forma de recebimento. Após os envios, disponibilizamos aos gestores públicos um portal de acompanhamento e rastreamento das entregas dos e-mails, informando quem recebeu, quem abriu, com toda a segurança da comunicação feita em tráfego seguro, evitando fraldes e adulterações. Enfim, uma opção ágil, segura e economicamente viável", complementa Júlio.

Atualmente, o IPTU Eletrônico já está em funcionamento na cidade de Ourinhos e em implantação nos municípios de Monte Mor e Olímpia, todas cidades do interior de São Paulo e que são clientes da SMARAPD.

A unidade de dados variáveis da SMARAPD é responsável pelo tratamento e impressão de documentos, destacando-se a produção de carnês de tributos, como IPTU e ISS. Em 2021 serão impressos cerca de 7 milhões de carnês de tributos.



Website: https://www.instagram.com/smarapd/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp