Um dos maiores problemas para o meio ambiente é o descarte de plástico na natureza. De acordo com a WWF-Portugal (World Fund for Nature), a situação dos oceanos com o acúmulo de plástico é preocupante. Cerca de 8 milhões de toneladas de resíduos plásticos vão parar nos mares todos os anos, causando a morte de animais marinhos.
De acordo com informações do Movimento Recicla Sampa, o plástico demora de 450 a 500 anos para se decompor. A reciclagem deste produto é considerada a mais complexa dentre os materiais. Isso porque existe uma variedade enorme de tipos de plástico que se diferem entre reciclados apenas uma vez ou várias.
E a pergunta que gira em torno do Dia da Terra é: o que será do planeta se todos ficarem apenas na intenção e não partirem para a ação? Se ficarem, de longe, apenas observando e alertando para o perigo do derretimento das calotas polares, deixarem animais como ursos polares serem extintos, e, do alto de seus sofás, acharem que ao compartilhar essa informação, estão fazendo a sua parte? Essa é a provocação promovida pela marca SodaStream em sua nova campanha, também lançada em torno do Dia da Terra.
Pensando nisso, a SodaStream International LTD apresenta sua mais nova campanha "Don’t Just Share, Care", com Randi Zuckerberg, empresária norte-americana e irmã de Mark Zuckerberg. Os vídeos provocam toda a população para a ação de fato. Salvar o planeta está nas mãos de todos, por meio de simples atitudes adotadas no dia a dia. Sempre pensando em como tornar “pequenos gestos em grandes atitudes”, a marca criou uma landingpage em WWW.SODASTREAM.COM.BR/DIADATERRA, para mostrar na prática quais simples atitudes podem ser tomadas para salvar o planeta e como cada um pode mudar definitivamente o mundo. Dentre elas, ir ao trabalho de bike, atenção ao consumo e evitar o desperdício, como lavar mais peças de roupa e otimizar o uso da máquina de lavar, evitar uso de copos descartáveis, desligar eletrônicos da tomada e até mesmo organizar a caixa de e-mail pode ajudar a salvar o planeta.
No vídeo principal da campanha, Randi Zuckerberg é enfática: “Percebo que as pessoas pensam que podem salvar o planeta apenas compartilhando postagens. Compartilhar nas redes sociais é excelente, mas se quer ajudar nosso planeta, você precisa agir de verdade”.
“Nosso caminho é o de transformação, constante. Está em nosso DNA conectar nossa marca com pessoas de forma emocional, e que a mensagem fique “martelando” em sua cabeça. Em nosso caminhar, encorajamos os consumidores a dizer adeus ao plástico descartável e buscar soluções reutilizáveis. Como bônus, eles também poderão deixar de carregar o peso das garrafas do supermercado até suas casas desnecessariamente”, afirma Eyal Shohat, CEO SodaStream.
Para assistir ao vídeo da campanha "Dont_just_share_care" basta acessar WWW.SODASTREAM.COM.BR/DIADATERRA.