24/03/2021 às 02h29min - Atualizada em 24/03/2021 às 03h20min

Instituto de Inovação Tecnológica de Abu Dhabi vai construir o primeiro computador quântico dos Emirados Árabes Unidos

O Instituto construirá o computador nos laboratórios do Centro de Pesquisa Quântica, em colaboração com a Qilimanjaro Quantum Tech, sediada em Barcelona

DINO


O trabalho está em andamento para construir um computador quântico em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, inaugurando um marco importante para a região nesta era de inovação na computação.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20210323006133/pt/

H.E. Faisal Al Bannai, Secretary General of ATRC (Photo: AETOSWire)

H.E. Faisal Al Bannai, Secretary General of ATRC (Photo: AETOSWire)

H.E. Faisal Al Bannai, Secretary General of ATRC (Photo: AETOSWire)

O Instituto de Inovação Tecnológica (TII), o pilar dedicadoà“pesquisa aplicada” do recém-criado Conselho de Pesquisa em Tecnologia Avançada (ATRC) de Abu Dhabi, anunciou hoje que sua equipe do Centro de Pesquisa Quântica (QRC) liderada por seu Pesquisador Chefe, Professor José Ignacio Latorre,vai construir o computador quântico na capital dos Emirados Árabes Unidos, em colaboração com pesquisadores da Qilimanjaro Quantum Tech de Barcelona.

“Estamos às vésperas de uma nova era com o advento da computação quântica”, H.E. Faisal Al Bannai, Secretário-Geral da ATRC, disse. “Estamos orgulhosos de embarcar na construção de uma dessas máquinas maravilhosas que nos ajudará em vários campos, desde a descoberta de novos medicamentos para fazer novos materiais para projetar baterias melhores para várias aplicações de Inteligência Artificial.”

Um computador quântico usa fenômenos da mecânica quântica como “superposição” e “emaranhamento” para gerar e manipular partículas subatômicas como elétrons ou fótons - bits quânticos também conhecidos como “qubits” - para criar capacidades de processamento exponencialmente mais fortes que podem ajudar a realizar cálculos complexos que iriam leva muito mais tempo para resolver, mesmo pelos supercomputadores clássicos mais poderosos do mundo.

O Prof. Latorre explicou que os trabalhos preparatórios já começaram. “A primeira etapa do processo é construir um laboratório, equipá-lo e concluir a instalação dos equipamentos da sala limpa, tudo em andamento. Uma vez feito isso, os primeiros qubits serão preparados, caracterizados e avaliados. Esperamos que os primeiros chips quânticos simples ‘Made in Abu Dhabi’ cheguem até o final do verão”, disse ele.

O professor Latorre disse que existem várias tecnologias para construir computadores quânticos, como qubits supercondutores, armadilhas de íons, qubits ópticos e pontos de rotação, acrescentando que QRC optou por usar qubits supercondutores, que é a mesma tecnologia que Google e IBM usam para construir seus próprios computadores quânticos, e eles oferecem a melhor tecnologia qubit para escalar para um computador quântico maior.

QRC é um dos sete centros de pesquisa dedicados do Instituto de Inovação Tecnológica (TII).

Sobre o Instituto de Inovação Tecnológica (TII)

O Instituto de Inovação Tecnológica (TII) é o pilar dedicado de ‘pesquisa aplicada’ do Conselho de Pesquisa em Tecnologia Avançada (ATRC). O TII é um centro de pesquisa e desenvolvimento global pioneiro que se concentra em pesquisa aplicada e recursos de tecnologia da nova era. O Instituto possui sete centros de pesquisa iniciais, cada um deles dedicado a uma destas áreas de conhecimento: pesquisa quântica, robótica autônoma, criptografia, materiais avançados, segurança digital, energia direcionada e sistemas seguros. Ao trabalhar com talentos excepcionais, universidades, instituições de pesquisa e parceiros da indústria de todo o mundo, o Instituto conecta uma comunidade intelectual e contribui para a construção de um ecossistema de P&D que reforça Abu Dhabi e o status dos Emirados Árabes Unidos como um centro global de inovação.

Para saber mais, acesse www.tii.ae.

Conecte-se conosco nas redes sociais:

LinkedIn:https://www.linkedin.com/company/tiiuae/

Twitter: https://twitter.com/TIIuae

Instagram:https://www.instagram.com/tiiuae/

Sobre o Centro de Pesquisa Quântica(QRC)

O Centro de Pesquisa Quântica - no Instituto de Inovação Tecnológica (TII) - foi criado para desenvolver pesquisa teórica quântica e experimental de classe mundial, construindo e operando um computador quântico na região MENA enquanto avança as comunicações quânticas e sensores quânticos. O Centro tem como objetivo desenvolver tecnologias pioneiras apoiadas pela experiência de uma equipe internacional de pesquisadores líderes, dedicados a alcançar uma “Vantagem Quântica” que transformará o poder e o escopo dos computadores. Para mais informações visite https://quantum.tii.ae

*Fonte: AETOSWire

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.


Contato:

Instituto de Inovação Tecnológica

Haitham Haddadin


Fonte: BUSINESS WIRE
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp