10/02/2021 às 14h59min - Atualizada em 12/02/2021 às 00h20min

Estoques sustentáveis são a aposta para redução dos custos e recuperação dos lucros em Shoppings pós-pandemia

Sem o uso de concreto ou água, com aluguel mais barato, estrutura mais segura e rápida entrega, o Ekostock tem ajudado lojistas e shoppings na recuperação econômica.

DINO
http://www.ekontainers.com.br
Cada container abriga 2 estoques com 13m2 cada.


Mesmo com faturamento beirando os R$130 bilhões em 2020 e 601 novos shoppings iniciando as operações nesse período, o setor teve uma queda de 33,2% nos ganhos em relação ao ano anterior, segundo o Censo da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). Fechados por meses durante a pandemia, as perdas chegaram a quase 90% só no mês de abril. Ainda assim, um crescimento gradual é esperado pelo setor, com projeção de alta de 9,5% nas vendas.

Para que isso aconteça, muitos lojistas estão apostando nas promoções fora de época, fora de datas especiais. E para tanto, também precisam preparar os estoques, o que pode ser considerado um grande desafio. O valor do aluguel do metro quadrado em um shopping é mais caro e, por isso, as pequenas e médias lojas costumam usar espaços reduzidos, sacrificando a área necessária para estocagem de produtos e embalagens.

Um pequeno ou médio lojista de shopping ainda tem entre os custos fixos outras taxas somadas ao aluguel, como condomínio e fundo de promoção. O destino chega a uma média de 15 a 20% do faturamento mensal. O custo do metro quadrado varia muito de um shopping e região para outro, mas de acordo com a Abrasce, inicia em R$130, podendo chegar a R$ 630.

Dessa forma, fica inviável destinar um espaço locado para estoque. Assim, lojistas se veem obrigados a buscar alternativas nem sempre práticas e baratas para o problema, como alugar imóveis em outros endereços para armazenamento de seus produtos, dificultando a logística e impactando o orçamento com outras demandas envolvendo seguro, monitoramento por câmeras etc.

Além disso, a queda no faturamento durante a pandemia fez com que muitas lojas avaliassem e revissem seus contratos junto aos centros de compras, para não fecharem as portas. Uma das alternativas encontradas foi a redução do já pequeno espaço alugado e, consequentemente, o custo.

Foi observando essa situação que o engenheiro e CEO da Ekontainers, empresa do setor de construção modular em containers, Thomaz Yves, desenvolveu um projeto para solucionar esses diferentes problemas, o Ekostock. São estoques sustentáveis em containers, abrigando 2 estoques com 13m2 de área útil, estruturadas com:

Isolamento termoacústico;
Revestimento nas paredes e tetos;
Iluminação e pontos de tomada;
Ar-condicionado;
Sprinklers - dispositivos de combate a incêndio;
Detector de fumaça;
Monitoramento por câmeras;
Seguro contra danos e furtos;
Sistema de alarme interligado ao sistema do shopping;

O projeto já está em funcionamento no Shopping Estação Cuiabá, do Grupo BR Malls, em Cuiabá - MT, com 12 unidades, a maioria já alugada. A ideia foi uma solução rápida e inovadora, como lembra Thomaz: "Estamos falando de uma obra limpa, sustentável, ecologicamente correta, até ⅓ mais barata que o valor do aluguel do shopping e que traz ganhos para o lojista, para a equipe de vendas e para o shopping."

O Ekostock fica no estacionamento do centro de compras, com fácil acesso pela equipe de vendas via docas, o que facilita a logística, amplia a capacidade de armazenamento, reduz o custo fixo do comerciante. Para o shopping, mesmo baixando o valor do aluguel, reduz o fechamento de lojas e fideliza o cliente. Em caso de uma loja fechar, poderá destinar a locação do Ekostock a outro e, havendo a necessidade, pode mover os containers de lugar.

João Pedro de Paula é um dos clientes que já aderiram à solução. Dono de uma loja de moda íntima, ele conta que já chegou a utilizar como estoque um container bruto, sem nenhum isolamento ou acabamento, o que prejudicava o armazenamento dos produtos. Ele lembra que, como a fábrica leva entre 8 e 10 dias para enviar novas mercadorias, poder ter produtos para reposição e de forma rápida e segura mudou a rotina e os resultados da loja: "Como fica dentro do shopping, não demanda um transporte específico pra isso, só com um pequeno carrinho a equipe já consegue buscar mercadoria. Em menos de uma semana todos já se adaptaram, é diferenciado, tem estrutura, e o mais importante, segurança."

O superintendente do Shopping Estação Cuiabá, Rodolfo Alves, lembra que o objetivo foi oferecer uma solução prática e econômica: "O Shopping Estação Cuiabá foi pensado para atender às atuais demandas e se posicionar como hub estratégico no ecossistema do varejo, buscando atender às necessidades dos lojistas, não só como ponto de venda mas também como ponto de distribuição de produtos. Com essa parceria, aumentaremos o potencial dos estoques dos lojistas, oferecendo uma solução prática, econômica e sustentável."

Características que fazem do Ekostock uma solução aplicável em diferentes estruturas e formatos de shoppings, centros de compras, de abastecimento e logística. De acordo com João Fernando, arquiteto do projeto, a crise prejudicou muita gente, mas também abriu os olhos para a criação de soluções que vão mudar o mercado, o meio ambiente e a economia: "Em uma reunião com comerciantes entendemos a dificuldade em vender, e ao mesmo tempo ter estoque para fazer alguma coisa. Alguns alugavam imóveis distantes do shopping para ter onde guardar seus materiais, seus produtos, tendo que arcar com dois aluguéis. Esse projeto traz ainda a versatilidade, já que é possível ajustar o espaço se houver necessidade, tudo isso sem usar uma gota de concreto ou de água que seja."

Em 2021 está previsto o lançamento de 13 novos shoppings no Brasil, passando para uma área bruta locável de 16 milhões/m2. A expectativa é que o Ekostock seja implantado em shoppings de outros Estados ainda no primeiro semestre.

Para saber mais, basta acessar o site: www.ekontainers.com.br



Website: http://www.ekontainers.com.br
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