16/12/2020 às 18h16min - Atualizada em 16/12/2020 às 19h20min

Orientação de nutricionistas ajuda população a combater compulsão alimentar

Especialista explica os sintomas e como compreender melhor o distúrbio

DINO
http://www.nutridados.com
divulgação


Quando se fala em alimentação saudável, parece ser algo muito simples, mas não é só isso. Além da função de nutrir o corpo, a comida está relacionada a diferentes momentos da vida: para comemorar algo feliz ou para compensar um fato triste, por exemplo. Quando isso sai do equilíbrio diário, podemos nos ver diante de episódios de compulsão.

Segundo a nutricionista Tania Alves, especialista em transtornos Alimentares e Obesidade, explica que compulsão alimentar é um transtorno psiquiátrico e que, sim, exige tratamento sério e multidisciplinar. 

Segundo dados do Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, aproximadamente 3,5% das mulheres e 2% dos homens têm transtorno da compulsão alimentar periódica. Mas o transtorno se torna mais comum com o aumento do peso corporal. Em alguns programas de redução de peso, 30% das pessoas obesas ou mais têm o transtorno. A maioria das pessoas com o transtorno da compulsão alimentar periódica é obesa e o transtorno contribui para o consumo excessivo de calorias.

Tania Alves alerta: "Hoje há uma banalização do termo compulsão alimentar, muitas vezes seguido de uma chamada de vendas para um programa ou estratégia que é eficaz para combater esse problema. Há muita propaganda enganosa e má-fé. É necessário divulgar informações de qualidade sobre o assunto para quem precisa de ajuda, para que essas pessoas não sofram nas mãos de “gurus”, explica a nutricionista.

Caso reconheça que esteja passando por um transtorno alimentar, o recomendado é buscar ajuda de um profissional e tomar muito cuidado com as armadilhas da internet.

 



Website: http://www.nutridados.com
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp