07/10/2020 às 08h43min - Atualizada em 07/10/2020 às 08h48min

Desafios da formação universitária para estudantes da rede pública reúne personalidades como Porchat, Djamila, Daniele Hypólito, entre outros

Em formato virtual, 4ª edição do Universidade por Um Dia abriu espaço para orientar estudantes sobre o ingresso no Ensino Superior. Iniciativa gratuita seguirá produzindo conteúdos para auxiliá-los no Enem 2020

DINO
http://www.universidadeporumdia.com.br

Personalidades brasileiras compartilharam os desafios da formação profissional com estudantes da rede pública de todo o país na 4ª edição do Universidade Por Um Dia (21 a 25/09), realizado pela produtora Araucária Agência Cultural, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC), para inspirar os jovens a ingressarem no ensino superior.

Com o apoio das universidades Estácio de Sá, Universidade Veiga de Almeida - UVA e do Centro Universitário IBMR, o projeto idealizado pela psicóloga Chloé d’Archemont buscou vencer as barreiras do isolamento social por meio do virtual. A começar pela criação do Trocando Ideia, uma série de bate-papos com mediação de Fábio Porchat que foi inaugurada em uma conversa sobre "Racismo estrutural e acesso à universidade".

Depoimentos marcantes buscaram inspirar e provocar os estudantes para uma mudança da estrutura social. "Eu nunca pensei que não poderia ser médica por conta da minha cor. Por outro lado, a sociedade tentou me fazer achar isso", relatou a médica campeã do BBB20 Thelma Assis. "A educação foi a segunda alforria da minha família", conta o humorista Paulo Vieira. A filósofa Djamila Ribeiro ainda destacou a importância de políticas públicas na sua trajetória: "Sou a primeira pessoa da minha família a ter acesso ao ensino superior."

Para Chloé, a participação voluntária de personalidades renomadas reforçou a importância do UPUD para além do evento. "Quando eles aceitaram o convite, eu tive a certeza de não estar sozinha nessa batalha e de que estamos falando de um propósito muito maior do que um encontro virtual."

Outros bate-papos sobre os temas "O papel do professor no ingresso à universidade", "A arte como ferramenta para educação", "A importância de ter confiança em si" e "Como o esporte auxilia na educação" também tiveram a presença de Daniele Hypólito, Viviane Mosé e os #EduTubers Professor Noslen e Audino Vilão. Confira em www.universidadeporumdia.com.br .

Além da feira de carreiras

Iniciando o formato online de forma criativa, a feira de carreiras foi realizada por meio do "Desafio Por Um Dia": para concorrer a 18 prêmios, os participantes foram convidados a escrever uma frase de até 400 caracteres utilizando palavras-chave que eram liberadas após eles "circularem" em stands virtuais, tirando suas dúvidas sobre vocação, cursos, Enem, SiSU e universidades. Foram elas: Sonho, Vida, Universidade.

A frase ganhadora do primeiro lugar foi escrita pela estudante Kailane Cristina, 17 anos, de Nova Iguaçu (RJ). Confira abaixo:

"As universidades são o princípio para realizar grandes projetos, ações e formações pessoais que possam impactar e mudar a vida de muitas pessoas, e com isso iniciar um sonho que se possa efetuar, fazendo diferença positiva na sociedade e no mundo."

A idealizadora conta que as frases do Desafio aproximaram um pouco mais a equipe organizadora do público participante do evento online e confessa ter ficado muito esperançosa com o conteúdo. "Todos escreveram coisas num tom muito otimista, de sentir que é capaz e de querer transformar o mundo mesmo que a sociedade dificulte isso."

Ainda que os eventos presenciais retornem em 2021, o UPUD estuda continuar com o formato online. "Já que a gente abriu esse novo território, a nossa ideia é permanecer com ele, mas sem esquecer a nossa essência, que é o presencial", revela o diretor da Araucária Agência Cultural, Miguel Colker. Num primeiro momento, a equipe já tem planos de continuar com a produção de conteúdo no canal do YouTube. "Falar sobre cidadania, política, meio ambiente... isso tudo que abrange o universo do estudante da rede pública no momento que ele vai decidir o que vai fazer da vida e que é essencial pra sua formação", conclui.



Website: http://www.universidadeporumdia.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual melhor candidato?

53.8%
29.1%
17.1%
Moeda Valor
Servidor Indisponível ...

Qual melhor candidato?

53.8%
29.1%
17.1%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp