08/09/2020 às 15h08min - Atualizada em 09/09/2020 às 15h51min

Mito ou verdade? Tudo sobre alimentação do pet

Os tutores de primeira viagem (e também os que já tem um pet em casa) costumam ter muitas dúvidas com relação à alimentação. Acreditar que a alimentação de cães e gatos deve seguir as mesmas regras da humana é um dos erros mais comuns.

DINO
https://www.hillspet.com.br/


O mercado pet é um dos que mais cresce ano a ano. De acordo com o Instituto Pet Brasil, existem cerca de 132 milhões de pets em lares brasileiros. Mesmo com a atual situação de pandemia e com muitos animais sendo abandonados por conta deste cenário, muitas pessoas decidiram adotar cães e gatos para terem companhia durante a quarentena.

Os tutores de primeira viagem (e também os que já tem um pet em casa) costumam ter muitas dúvidas com relação à alimentação. Acreditar que a alimentação de cães e gatos deve seguir as mesmas regras da humana é um dos erros mais comuns. Para ajudar com a alimentação dos pets, abaixo, alguns pontos de maior dúvida.

- É supersaudável dar frutas e legumes para cães e gatos: mito! É importante ter cuidado na hora de oferecer alimentos inseridos no dia a dia dos humanos para os pets. Isso porque existem vários alimentos considerados tóxicos que podem, em casos extremos, provocar a morte do animal. Aqui, alguns deles: uva, abacate e cebola.

- É preciso cozinhar porções de carne vermelha, frango e peixe se forem fornecidos aos animais: verdade! É sempre recomendado cozinhar qualquer tipo de carne oferecida aos cães e gatos. A carne crua pode transmitir diversas doenças como, por exemplo, a Salmonelose - doença responsável por provocar alterações digestivas. Agora, aqui fica uma observação importante: se o animal já consome uma ração completa e balanceada de boa qualidade, não precisa suplementar ou complementar com nenhum tipo de ingrediente. A alimentação do cão e do gato é diferente da humana e, inclusive, incluir algo na refeição do pet pode desbalancear a quantidade de nutrientes necessários para que ele se mantenha saudável.

- Dar ração para o pet não é saudável: mito! Rações de boa qualidade contam com todos os nutrientes que os cães e gatos precisam, tudo de acordo com a espécie e estágio de vida. E são vários fatores que influenciam na qualidade da ração, desde a seleção dos ingredientes da composição e a qualidade das matérias-primas até um processo seguro de produção. Por isso é importante sempre consultar um médico veterinário sobre a ração mais adequada para o estágio de vida do pet.

- Transgênicos na ração fazem mal para os pets: Mito! Geralmente, a palavra transgênico é associada a algo ruim, mas não. Existem muitas discussões sobre o tema e nenhum indício da comunidade científica de que alimentos com transgênicos, tanto para humanos como para pets, prejudicam a saúde dos cães e gatos. Muito pelo contrário, a Organização das Nações Unidas para Alimentação enfatiza que os alimentos transgênicos não apresentam riscos. Em 2017, a previsão era de que mais de 90% da produção de grãos brasileira fosse transgênica, de acordo com a consultoria Céleres, especializada em agronegócio. Os cereais e grãos de milho, soja, trigo e arroz, geralmente presente nas rações e que são transgênicos, são também fontes de fibras e contribuem para o fluxo intestinal do animal e na formação do bolo fecal dos pets.

- Antioxidantes sintéticos na ração prejudicam o pet: mito. Os antioxidantes sintéticos são, geralmente, vistos como prejudiciais à saúde. Utilizar BHA e BHT, antioxidantes comuns em rações para cães e gatos, ajuda na preservação do alimento e evita a oxidação, que levaria à deterioração, rancificação e/ ou descoloração do alimento. Se o alimento estiver deteriorado, há formação de compostos indesejados e perda de sabor. O uso de BHA e BHT é regulado pela Food and Drug Administration (FDA) que determina, por sua vez, que eles são seguros e eficazes quando utilizados nas quantidades recomendadas. Então, é comum encontrar esses componentes mencionados nas embalagens.



Website: https://www.hillspet.com.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp