30/09/2021 às 10h50min - Atualizada em 30/09/2021 às 12h50min

I Congresso Nacional em Ciências do Envelhecimento é realizado pela São Judas e o Instituto Ânima realizam o

SALA DA NOTÍCIA Priscila Ventura


Em 2019, o número de idosos chegou a 32,9 milhões, de acordo com o IBGE. Ainda segundo o instituto, a previsão é que a população com 65 chegue a 58,2 milhões até 2060. Nesse sentido, é muito importante discutir questões a respeito dos cuidados e da saúde dessa parcela da população, visando melhoria na qualidade de vida. Para fomentar o debate sobre a questão, o Instituto Ânima e a Universidade São Judas, que integram o ecossistema Ânima Educação, realizam o I Congresso Nacional em Ciências do Envelhecimento: Desafios da Contemporaneidade. O evento, que é financiado pela Capes, acontece nos dias 01 e 02 de outubro e será voltado para profissionais, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação de diferentes áreas de atuação que têm interesse e estudam o envelhecimento. Os interessados em acompanhar o evento podem se inscrever gratuitamente através do site https://eventos.congresse.me/concien até o dia 30 de setembro.

O objetivo do evento é proporcionar uma compreensão atual e interdisciplinar sobre o envelhecimento, incentivando o participante a adquirir conhecimento, competências e habilidades que podem ser utilizadas em diversos contextos associados ao envelhecimento humano, além de ser uma oportunidade de aprofundamento na análise crítica e de temas relacionados às ciências do envelhecimento em âmbito interdisciplinar.

Com uma programação rica e diversa, o evento vai discutir o envelhecimento com profissionais referência no Brasil e no mundo, a exemplo de Maurício de Miranda Ventura, Presidente da Sociedade Brasileira de Heriteia e Gerontologia – SP, Wilson Jacob-Filho, Professor da USP e Diretor do Serviço de Geriatria do Hospital do Coração, Mark D. Peterson, pesquisador da University of Michigan, entre outros. A base de discussão foi definida nos pilares de Funcionalidade do Envelhecimento, que vai abordar questões sobre envelhecer com saúde; Atenção Integral ao Idoso; Bioética no envelhecimento, falando sobre os direitos do idoso; e Inserção do Idoso na Sociedade, abordando o direito estudar, de praticar atividades físicas e da realização de projetos voltados para idosos.

De acordo com Adriana Saldiba, uma das organizadoras do evento e coordenadora Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas, o congresso tem uma conotação científica e a proposta é estabelecer intercâmbio nacional e internacional para aumento da qualificação da produção acadêmica brasileira no campo da gerontologia. “O evento é científico e gratuito para profissionais, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação de diferentes áreas de atuação que tem interesse e estudam o envelhecimento”, ressalta.

Desde o início da pandemia os organizadores do congresso têm se preocupado com as mais variadas consequências decorrentes desse período. Em razão disso, firmou uma parceria com o projeto “Doação Instituição Amiga – Dia”, que tem o objetivo de arrecadas doações para auxiliar instituições que trabalham para suprir necessidades básicas de pessoas idosas em situação de maior vulnerabilidade social. Todos os participantes do evento podem contribuir com o Projeto DIA, fazendo doações para quatro instituições: Centro De Acolhida Especial para Idosos Casa Simeão, Eternamente Sou - Centro de Referência Para Idosos LGBTQI+, Associação Espírita Beneficente Bezerra de Menezes e a Paróquia De São Miguel Arcanjo - Padre Júlio Lancellotti.

Serviço
O quê: I Congresso Nacional de Ciências do Envelhecimento: Desafios da Contemporaneidade
Quando: 1 e 2 de outubro
Onde: Online – O link de acesso será compartilhado após a inscrição
Valor: Gratuito
Inscrições: https://eventos.congresse.me/concien
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp