29/09/2021 às 13h43min - Atualizada em 29/09/2021 às 14h20min

PMI compartilha orientações de como ser resiliente no ambiente de trabalho em tempos de crise

Ricardo Triana, diretor-geral do Project Management Institute para o Brasil e a América Latina, explica os benefícios de estabelecer relações de confiança para um ótimo desempenho, mesmo em tempos de incertezas

SALA DA NOTÍCIA Roberta Scalabrini
Imagem de StockSnap por Pixabay


A pandemia de covid-19 apresentou uma realidade completamente diferente para a vida e o trabalho das pessoas ao redor do mundo. Nesse período, a resiliência se tornou palavra-chave para as equipes de empresas dos mais diversos setores. Mas como isso é possível em uma realidade inédita e que gera incertezas sobre o que virá?

Como autoridade mundial em gerenciamento de projetos, o PMI (Project Management Institute) capacita as pessoas a transformarem as ideias em realidade, preparando organizações e indivíduos para trabalharem de maneira mais inteligente em um mundo dinâmico e em constante mudança.

Ricardo Triana, diretor-geral do PMI para o Brasil e a América Latina, compartilha informações valiosas de como ser resiliente no ambiente de trabalho, otimizando os recursos profissionais e garantindo o bem-estar em tempos difíceis.

1. Aceite a realidade. O primeiro passo é aceitar as coisas como elas são. Veja, por exemplo, o que está acontecendo atualmente. Podemos discutir as causas do vírus, se a economia é uma prioridade, a necessidade de quarentena global ou uma série de outros argumentos. O que não podemos negar é que, hoje, muitas empresas fecharam, são milhões de mortos e a economia ainda não se recuperou. O processo de aceitar a realidade é muito importante para enfrentar os períodos de adversidade e transformações.

2. Viva no presente. Para viver, preciso agir, assumir o controle da situação em minhas mãos e fazer o que for necessário para abrir o caminho para esse futuro tão almejado. Devo aprender a gostar da estrada e a viver intensamente o que tenho hoje.

3. Conheça-se. É necessário entender quem eu sou, conhecer meus pontos fortes e fracos e saber o que quero alcançar ou aonde quero chegar. Se eu me conheço, posso transmitir claramente até aonde posso ir, com o que posso contribuir e em que áreas preciso de ajuda.

4. Reconheça a importância dos grupos de apoio. Os grupos podem ser formados por amigos, familiares, nossa equipe de trabalho e outros profissionais da área. Esses grupos nos permitem recorrer a alguém quando sabemos que não temos todas as respostas. Ao estabelecer confiança com as pessoas ao meu redor, posso examinar objetivamente diferentes pontos de vista, obter uma compreensão mais ampla e manter as informações que são relevantes para a tomada de decisão.

“Minha recomendação é que o profissional coloque essas quatro premissas em prática. E lembre-se: você não está sozinho. As crises nos fazem reconhecer que fazemos parte de algo maior e que todos temos objetivos semelhantes”, diz Ricardo Triana.
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