28/09/2021 às 10h07min - Atualizada em 28/09/2021 às 10h10min

A Revolução Artesanal como chamado para um futuro humanizado e sustentável

Tema do Festival do Fazer 2021 convoca e reúne artesãos, manualistas e pessoas conectadas com o universo artesanal a discutirem seus modos de pensar, criar e fazer com as mãos em evento virtual e presencial em outubro deste ano.

SALA DA NOTÍCIA RENATA NASCIMENTO
www.agenciaviva.com
Divulgação


Pode uma revolução ser artesanal? O movimento da Revolução Artesanal acredita que sim e atua na promoção, incentivo e valorização da cultura do fazer manual. Levando a bandeira do feito à mão como caminho de desenvolvimento e de ser humano desde 2017, os educadores e artesãos - além de mãe e filho - Ciça Costa e Bruno Andreoni realizam diversas ações, ativando uma rede viva de artesãos, manualistas e interessados a se reconectarem com seu potencial criativo e com tudo o que envolve o mundo feito à mão.
 “No artesanal, convoca-se o ser que o humano é. Quão profundo e quantas possibilidades podemos alcançar apenas investigando o que já é humano em nós? Este é o nosso real ativismo: aos poucos, fazemos um mundo diferente com nossas próprias mãos

Desde 2017, a iniciativa promove cursos, workshops, oficinas, curadoria e produção de conteúdo em torno do universo manual e artesanal. A maior celebração que marca o movimento da Revolução Artesanal é o Festival do Fazer, um grande evento com experiências, vivências e encontros com pessoas ligadas às mais diversas áreas do universo artesanal, como alimentação, tingimento, ecoprint, marcenaria, costura, tear, cosmético, joalheria, horta, escrita, entre outras. Em 2019, aconteceu a quarta e maior edição até agora do evento na Unibes Cultural, em São Paulo capital. Em virtude da pandemia, o evento de 2020 não aconteceu, ganhando agora uma proposta totalmente híbrida e potente para 2021: um evento temático, descentralizado, conectando pessoas de várias cidades do Brasil e do mundo.

O Festival do Fazer 2021 foca o tema: a revolução é artesanal. Reafirmando a proposta da iniciativa de expandir o movimento e abarcar os contornos do nosso país. Como afirmam os organizadores do evento, “este festival é um chamado a acordar o corpo, dar forma a novas formas, ativar a criatividade, conectar os sentidos, aprender pela experiência, pensar com o corpo o que o futuro que estamos criando no presente, com as nossas mãos”.

A quinta edição do Festival do Fazer acontece de 20 a 23 de outubro de 2021, com programação presencial em São Paulo para pequenos grupos e também on-line e ao vivo para todo o Brasil. Na agenda do evento estão previstas oficinas, vivências criativas com kits enviados para residência dos participantes previamente, rodas de conversa on-line com personalidades e mestres artesãos, manualistas e pessoas que se dedicam a fazeres manuais como profissão ou hobby. Os temas das conversas serão em torno de como o mundo artesanal afeta nosso tato, corpo, a aprendizagem que passa pelas mãos e como a sociedade se transforma a partir da cultura artesanal. Haverá edital de lives para que fazedores artesanais de qualquer lugar possam se inscrever e participar, além de loja on-line para oferecer a curadoria de produtos artesanais da iniciativa.

Conheça e participe do Festival do Fazer 2021 - A revolução é artesanal.
Acontece de 20 a 23 Outubro de 2021 com programação presencial em São Paulo, na casa Pulsara e também on-line e ao vivo.
Para conhecer a programação completa e participar
www.festivaldofazer.com.br
Insta e Face - @fazerartesanal

#fazerartesanal
#porummundofeitoàmão
#revoluçãoartesanal
#festivaldofazer2021
#arevoluçãoéartesanal
***
Para conhecer mais sobre o movimento da Revolução Artesanal e se revolucionar também. www.revolucaoartesanal.com.br

Contato
Bruno Andreoni e Ciça Costa
(11) 995877727
[email protected]

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp