24/09/2021 às 12h12min - Atualizada em 24/09/2021 às 12h30min

Os principais indicadores do e-commerce

SALA DA NOTÍCIA Graziela Cristina
https://magis5.com.br/


 

Administrar qualquer tipo de negócio, seja ele físico ou online, requer muito planejamento e estratégia. Isso significa que, frequentemente, é necessário mapear a concorrência, fazer análises e estudar as métricas e indicadores, que são os resultados compostos por números e dados, que  ajudarão a entender a performance do negócio. 

Antes de analisar seus KPIs (Key Perfomance Indicators), é necessário estudar minuciosamente seu modelo de negócio para ver quais fazem mais sentido para sua empresa. Alguns indicadores são universais, como faturamento, despesa, margem líquida e ticket médio. Outras, no entanto, são específicas para quem atua com as lojas virtuais. Por isso, com o objetivo de ajudar quem precisa conhecê-las melhor, o Magis5, Hub de Integração e Automação para vender em marketplaces, lista os seis principais indicadores de e-commerce.

Custo de Aquisição de Clientes (CAC)
O CAC é a soma de tudo que foi investido para gerar um determinado número de novos clientes, dividido pela quantidade de adquiridos. Portanto, quanto menor o CAC, melhor para o seu negócio, pois isso significará que está gastando menos para conquistar mais consumidores. 

Esse indicador é um dos mais importantes para qualquer negócio, afinal o tempo de vida do seu cliente e o quanto ele deixa de receita para sua empresa deve ser maior que seu custo de aquisição. 

Taxa de Conversão
A taxa de conversão é representada pelo número de visitantes no site que realizaram uma compra, dividido pelo número total de pessoas que entraram na sua loja. Quando esta taxa está baixa, é necessário conferir o que está fazendo os consumidores desistirem de comprar, como layout, velocidade do site, navegabilidade da página e, principalmente, a oferta dos produtos, experiência e atendimento ao usuário. 

Você pode analisar esse indicador ao longo da jornada de compra, desde a aquisição do usuário, nutrição e conversão do funil de vendas.

Abandono de Carrinho
Essa métrica é calculada a partir da seguinte fórmula: número de compras de um produto, dividido por número de carrinhos criados - 1 x 100. Quanto maior for a taxa de abandono de carrinho, pior será - isso significa que as pessoas clicaram no produto, colocaram no carrinho de compras e, por algum motivo, não finalizaram a compra. Diversas atitudes podem ser tomadas em caso de desistência do cliente, como enviar um e-mail lembrete e fazer remarketing. 

Quantidade Média de Produtos
Essa métrica é importante para entender quantos produtos, em média, saem por pedido, e isso ajuda a medir, por exemplo, se as pessoas compram mais produtos por pedido, para pagar um único frete, ou até mesmo ganhar algum desconto progressivo. 

Taxa de Rejeição
Essa é essencial para conhecer a quantidade de pessoas que saíram da sua loja virtual sem interagir - ou seja, deixaram o site na mesma página que chegaram, sem navegar. A taxa de rejeição é importante para entender se a página que as pessoas acessam ao chegar no seu e-commerce está com poder de conversão. 

Return On Investment (ROI)
Essa é a mais famosa métrica para quem trabalha com Marketing Digital. O ROI mede o retorno sobre o investimento em uma determinada mídia e é calculado da seguinte maneira: receita / custo do investimento. Esse resultado mostrará o que, de fato, determinada mídia está trazendo de retorno direto para o seu negócio. 


 
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