21/09/2021 às 15h43min - Atualizada em 22/09/2021 às 00h00min

Ernesto Augusto da Fonseca Lico - Uma biografia digna de respeito e admiração

Mais que uma homenagem ha um parente, essa obra representa fragmentos do elo familiar de uma neta para com seu avô, um exemplo para muitas famílias 

SALA DA NOTÍCIA Rodrigo Lico
Bruna Lico
Bruna Lico


Quem não conhece o jargão, que quando temos netos “o amor é em dobro”, difícil de mensurar, e pode causar eventuais crises de “ciúmes” aos próprios filhos. Daí cria-se a narrativa leviana, de que “os avos estragam os netos”. Acho que não, alias, tenho certeza que não, nada, mas é do que a pura e simples demonstração de amor incondicional e irrestrito. O ato de mimar, não é um efeito colateral na criação, mas a demonstração solida de reciprocidade, ternura, respeito e admiração, o querer bem, a forma majestosa de dizer, por exemplo: “Deus te proteja, te guie e te dê muita saúde”. 

A história desse livro visa materializar formas desse amor, com demonstrações simples, rotineiras e cotidianas, mas de extrema pertinência para a formação do individuo. Uma singela, necessária e importante homenagem, a uma pessoa considerada acima da média, que para o seio desta família, em especial era e continuara sendo, mesmo após seu passamento físico, um exemplo de humanidade, caráter, solidariedade, humildade e como descreve a autora desta biografia, minha prima, Bruna Lico enaltece e destaca: “alguém que tem a arte de ouvir sem criticar ou julgar, alguém que entende que podemos errar, mas isso não nos define e impede de se arrepender, aprender e continuar no caminho condizente da evolução”. Esta pessoa é Ernesto Augusto da Fonseca Lico, filho do progenitor desta família, meu parente também, no qual sou neto do irmão de seu pai, que deu início a família.

Embora tenha o visto pessoalmente pouquíssimas vezes, mais especificamente cerca de 4 vezes em toda a minha vida, se não me falha a memoria, a exemplo da Bruna, sempre ouvi de meu pai e minha tia, primos de primeiro grau de Ernesto, as histórias, as lições e o grande coração que ele tinha, sua maneira peculiar em ser o consolidador da família. No nosso último encontro que tive com, fui presenteado fraternalmente com a camisa oficial da Portuguesa, time que aprendi a respeitar e admirar, time este que ele se tornou membro cativo da direção. Referente a ele nunca ouvi ninguém critica-lo direto ou indiretamente, diferente disso, sempre notei colegas jornalistas da “velha guarda” nas editorias de esportes, exaltarem o seu senso justiça e caráter em sua vida nas esferas privada, familiar e pública. Um motivo de orgulho para toda a família e sua geração.

Para aqueles que pensam que divulgo este livro em causa própria, por se tratar de um ente familiar, justifico não ser este o caso, quem me conhece sabe que só indico, elogio, propago e divulgo aquilo que gosto e compreendo ser relevante para influenciar positivamente na transformação das pessoas, por meio de exemplos sólidos e edificantes de sucesso.
Trata-se não somente de uma história familiar, que a exemplo de muitos imigrantes portugueses, decidiram embarcaram para o Brasil em busca de uma vida mais digna e prospera. Não se resume somente a uma pessoa que desembarcou em solo brasileiro, desprovido de posses financeiras, mas com um sonho latente e muita coragem e disposição de conseguir construir um patrimônio, com ética, honestidade e responsabilidade.

O que está posto nas paginas desse livro é a base solida de uma família harmônica e aguerrida, obvio que com seus conflitos, mas sempre unida  na construção e transmissão de valores, que se passaram por mais de três gerações. O amor incondicional, que indiscutivelmente é o único bem ilibado que podemos deixar durante nossa breve passagem terrena. É a certeza da continuidade da nossa ideologia, presente em nossos descendentes e nas próximas gerações.

São memoriais, retratos, homenagens públicas e privadas de diversos setores da sociedade que nos unem em um único passado, presente e futuro, com a certeza que mesmo com a ausência física, a presença do acervo emocional está e sempre se fará presente. Convido a todas e todos a lerem, se sensibilizarem, se comoverem em uma viagem que leva as lágrimas, com essa história fantástica, que teve início em Vimioso, modesto vilarejo em Portugal, mas nunca terá um fim, pois as próximas páginas sempre serão escritas e contadas por seus descendentes, por toda a eternidade.       

Leia: O Legado – A história de Ernesto Augusto da Fonseca Lico, da autora Bruna Netto Lico.  (Instagram: @brulico_ )
1º edição, fevereiro de 2021 – Editora Autografia Edição e Comunicação Ltda.


*Rodrigo Lico é graduado em Publicidade e Propaganda; jornalista diplomado; pós-graduado em Comunicação Organizacional; colunista editorial; comentarista; analista politico e econômico; estrategista em comunicação, mídia e marketing nos meios de comunicação; coach em formação, consolidação e consagração de imagem pessoal e institucional e digital influencer
(MTB:0061303-SP)
Instagram: @rodrigolico
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp