27/08/2020 às 08h24min - Atualizada em 27/08/2020 às 08h33min

Como o ERP pode ajudar o crescimento da loja virtual

Com o crescimento da tecnologia e as mudanças graduais de comportamento do consumidor as lojas virtuais se tornaram cada vez mais presentes, com maior chance de sucesso e de se estabelecer um público fiel a partir das vias digitais.

DINO
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Com o crescimento da tecnologia e as mudanças graduais de comportamento do consumidor as lojas virtuais se tornaram cada vez mais presentes, com maior chance de sucesso e de se estabelecer um público fiel a partir das vias digitais. Mas há muitos detalhes importantes no processo de estabelecimento de um negócio realmente produtivo e rentável.

 

Entre as formas de evoluir e fazer o negócio crescer, está à utilização de um ERP, que nada mais é do que um sistema de gestão integrada, no qual dados e informações são mais bem trabalhados para que as estratégias da empresa possam ser mais eficientes e baseadas em números reais e efetivos.

 

E pensando na definição sobre o que é o ERP, fica mais fácil entender a importância do porquê se ter uma ferramenta essencial no mundo virtual. A base de dados e a abrangência de uma loja digital passam muito pelo conhecimento de diversas variáveis. 

 

Portanto, sem um sistema de captação de dados a capacidade de centralizá-los e analisá-los de forma clara, certamente o negócio terá maior dificuldade de ir para frente.

 

Os benefícios do uso do ERP na loja virtual podem ser definidos como: números unificados, processos automatizados, conhecer melhor o cliente e calcular as reposições mais rápido.

 

Os negócios digitais necessitam de um acompanhamento ainda mais próximo dos gestores em relação a números, balanços, cumprimento de metas, etc. Isso porque, em uma loja física mesmo que de forma analógica é possível juntar estes dados de alguma forma. No caso das lojas virtuais, os números precisam ser unificados por meio de um sistema eficiente e também tecnológico. Ou seja, nada melhor do que um software de gestão capaz de realizar atualizações, comparar as metas propostas com os números reais, etc.

 

Os processos se tornam automatizados e dão mais tempo para que o gestor pense em outras coisas, como estratégias de marketing, relacionamento com o cliente, melhora dos conteúdos vendidos, entre outros. O ERP realiza todo o trabalho de automatização na compilação dos dados relevantes para o acompanhamento da empresa.

 

Outro ponto essencial dos meios digitais é a capacidade de conhecer o cliente para realizar serviços os mais pessoais possíveis, sem apenas jogar ofertas e mensagens padrão. E se um sistema e capaz de unir dados do público é capaz de chegar a um resultado sobre os perfis dos compradores, aumentando as chances de a loja oferecer possibilidades relevantes, aumentando a fidelização e as oportunidades de venda.

 

Outro desafio para as lojas virtuais é calcular as necessidades de reposição, projeção de vendas e gastos para o mês, entre diversos outros números.

 

Com um ERP na loja virtual, fica mais fácil fazer previsões e se organizar. Com números e dados organizados, os estoques ficam mais equilibrados, sem sobra nem falta de produto. Sem erros de planejamento e de leitura as informações se tornam confiáveis, pois elas chegam mais detalhadas e de acordo com a realidade e com tudo isso junto, os gastos são mais bem equacionados e as chances de lucro aumentam significativamente.

 

Ou seja, fica claro que um sistema de gestão de informações faz com que a sua loja virtual cresça de forma exponencial, cortando gastos desnecessários, conhecendo melhor o cliente e possível o fidelizar e assim tudo fica mais organizado e com bases mais sólidas de análise, para que toda a empresa cresça e venda mais, e melhor.

 

A WBAGestão é especialista em Software integrado com loja virtual. Para mais informações acesse o site www.wbagestao.com  

 



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