26/07/2021 às 10h10min - Atualizada em 26/07/2021 às 11h20min

Podcast inédito retrata as vulnerabilidades do empreendedorismo

Com estreia em julho, ‘Fundação’ traz relatos humanizados sobre as dores e os desafios de empreendedores digitais no Brasil

DINO
http://www.podcastfundacao.com.br


Por conta dos efeitos causados pela pandemia, mais de 10 milhões de empreendedores tiveram que encerrar seus negócios no Brasil no último ano, de acordo com a recente pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor 2020 (GEM). Apesar da quantidade de profissionais que escolheram este caminho no Brasil representar 31,6% da população adulta no último ano, ele é muito desafiador. Com o objetivo de retratar, de forma humanizada e realista, a vulnerabilidade presente nas histórias de fundadores de empresas de tecnologia no Brasil, o podcast Fundação, com estreia em 23 de julho, será comandado pelos empreendedores João Paulo Alqueres e Fernando Taliberti.

Por um lado, Alqueres sentiu a necessidade de contar histórias do ecossistema de empreendedorismo que constituíram a fundação da internet e da indústria de tech no Brasil. Aliada à perspectiva do Taliberti em contar as jornadas dos seres humanos que fizeram isso acontecer, surgiu a ideia de criar um podcast com o propósito de mostrar a realidade do dessa jornada de forma transparente. Além disso, o projeto também contará com o apoio de Eduardo Vieira, que é autor e comunicador brasileiro.

Em cada capítulo, o podcast trará relatos sinceros de histórias de empreendedores pioneiros do mercado de tecnologia, sobre a trajetória profissional, principais desafios, o que deu certo e o que não deu, experiências em equilibrar vida pessoal e a profissional, além de outros fatores que envolvem essa trajetória. "Quando fundei uma startup, as minhas referências eram personagens tidos como super heróis. Só que essa perspectiva também gerou um abismo entre a expectativa de obter a perfeição com a realidade das grandes dificuldades. Por isso, mostrar o lado difícil de histórias de empreendedorismo através de uma perspectiva mais humana e vulnerável pode trazer uma noção mais real sobre as dores e as alegrias dessa escolha", analisa Taliberti.

O primeiro convidado do podcast será Eduardo Casarini, fundador da Flores Online, empresa pioneira na venda de flores pela internet, e que foi adquirida por uma empresa norte-americana. Eduardo, que hoje auxilia fundadores de startups a enfrentarem questões subjetivas do empreendedorismo, contará sobre a longa e nada convencional trajetória. "Me envolvi com a internet desde seu início no Brasil e acompanhei toda a sua transformação. Por outro lado, percebi que a memória de quem fez ela acontecer no Brasil está desaparecendo. Registrar essas histórias e os aprendizados de quem encarou estes desafios é algo muito importante para mim", comenta Alqueres.

O podcast Fundação será patrocinado pela Omie, um sistema de gestão que foi fundado pelos empreendedores Marcelo Lombardo e Rafael Olmos. No formato de entrevistas e debates entre os participantes, o podcast estará disponível em diversas plataformas digitais, entre elas, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts, Amazon Music e Audible. Além disso, o podcast também estará presente nas redes sociais, como LinkedIn, Instagram e Facebook, e os capítulos ficarão disponíveis no site do podcast.



Website: http://www.podcastfundacao.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp