07/07/2021 às 13h21min - Atualizada em 07/07/2021 às 14h20min

Por que as empresas aproveitam o treinamento on-line para qualificarem mais os profissionais?

Falar que a qualificação profissional é imprescindível no mercado de trabalho não é nenhuma novidade. Profissionais jovens ou experientes, as pessoas sabem que precisam acompanhar as mudanças que ocorrem em suas áreas. A facilidade da teoria, contudo, não se reflete na prática.

DINO


A pandemia de covid-19, apontada em outras ocasiões como a principal responsável por impactos negativos, desta vez foi a catalisadora de algo positivo: ela mostrou às organizações a possibilidade de aproveitarem os cursos on-line para colocarem todos na mesma página em relação às últimas tecnologias e tendências.

Trata-se de uma necessidade do mercado. Em 2020, a Korn Ferry, consultoria em RH, divulgou que havia um déficit de 1,8 milhão de candidatos a vagas que requerem perfil especializado. É um número preocupante se pensarmos que a área de tecnologia está em constante transformação e, consequentemente, precisa de especialização contínua para ficar alinhado às tendências do setor. Além disso, mostra que o conhecimento adquirido nas salas de graduação não contempla a totalidade que o profissional precisa no mercado de trabalho. Em suma: é preciso ir atrás de alternativas para se especializar e pegar uma dessas vagas disponíveis.

Curiosamente, a luz no fim do túnel veio justamente de um cenário pandêmico, possibilitando a digitalização sem precedentes em todos os processos corporativos - incluindo a capacitação profissional. As salas de aula, a exposição de um professor e as horas que o participante passa no local. A modalidade on-line é bem mais rápida, eficiente e barata ao garantir o acesso dos colaboradores a capacitações e treinamentos. É também mais aceita e popular entre os brasileiros.

A boa notícia é que, com a pandemia de covid-19, dá para juntar as duas coisas em um único pacote. Organizações perceberam que podem formar turmas próprias on-line com seus profissionais em treinamentos e certificações em tecnologia oferecidos por empresas com expertise no setor. Por exemplo, a área de cloud computing, vital para qualquer estratégia de transformação digital atualmente. É possível aproveitar o cenário de home office e digitalização do trabalho para disponibilizar cursos nas áreas de infraestrutura, segurança, big data e machine learning. Assim, o participante consegue se preparar de forma adequada e ajustar sua agenda para acompanhar os treinamentos.

Dois fatores revelam-se essenciais para a maior aceitação das empresas em formar turmas específicas de treinamentos on-line. O primeiro deles, claro, é econômico. As companhias estão em um momento de maior pressão para otimizar seus investimentos, o que coloca a nuvem como ponto estratégico por conta da elasticidade e escalabilidade - consequentemente, é preciso ter profissionais capacitados à frente desses projetos. O segundo é operacional. Quando se forma uma turma exclusivamente de pessoas que trabalham na mesma empresa, há mais confiança e os alunos se sentem mais seguros em compartilhar no ambiente de estudo dúvidas específicas do seu dia a dia na empresa, debatendo soluções e estipulando desafios que atendam diretamente suas necessidades.

Portanto, passou da hora de as corporações mostrarem que a qualificação de seus profissionais é realmente importante em suas estratégias. Uma das lições da pandemia de covid-19 ao ambiente dos negócios é que não há mais espaço para hesitação. Ficar parado e esperar é muito pior do que agir e errar. A digitalização chegou a todos, grandes e pequenos, independentemente de suas áreas de atuação, e o sucesso depende da capacidade dos profissionais de lidarem com esses novos desafios. Não se engane: as profissões do futuro já estão no presente.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp