03/07/2021 às 11h21min - Atualizada em 03/07/2021 às 12h20min

Inclusive Fintech 50 lança competição para 2021 com o objetivo de reconhecer fintechs em estágio inicial que promovem inovação em uma era de incertezas

Um painel independente composto pelos principais especialistas em fintech selecionará 50 startups de fintech inclusivas e inovadoras que ajudam comunidades a se recuperar da pandemia

DINO


O Center for Financial Inclusion (CFI) lançou o terceiro ano da Inclusive Fintech 50 (IF50), uma competição para reconhecer as mais promissoras startups de fintech inclusivas que estão avançando nas fronteiras da inovação. Este ano, a competição busca reconhecer fintechs em estágio inicial que estão ajudando clientes de baixa renda e micro e pequenas empresas não apenas a responderàpandemia, mas a se recuperar, reconstruir e retomar suas atividades após a devastação do ano passado.

A IF50 é patrocinada pela Visa, MetLife Foundation e Jersey Overseas Aid & Comic Relief, com apoio da Accion e IFC. Em seus primeiros dois anos, a IF50 atraiu inscrições de mais de 700 startups de 162 países, atingindo cumulativamente quase 175 milhões de clientes. A cada ano, um painel independente de especialistas globais em fintech analisa os candidatos para selecionar 50 vencedoras com base em quatro critérios: inclusão, inovação, potencial de escala e tração.

A participação na competição proporciona às startups visibilidade e credibilidade junto aos investidores, além de exposição na mídia e a parcerias. Desde seu envolvimento, 19 vencedores da coorte de 2019 levantaram um investimento coletivo de US$ 182,5 milhões. Além disso, os vencedores deste ano serão anunciados no início de novembro durante a Semana de Inclusão Financeira, um evento virtual anual organizado pela CFI para a comunidade de finanças inclusivas para discutir os desenvolvimentos mais recentes e as principais questões enfrentadas pelo setor. Os vencedores também serão divulgados pela mídia e mencionados nos resultados da pesquisa deste ano. Por exemplo, várias publicações dos últimos dois anos destacaram vencedores do IF50.

Para a competição de 2021, novos benefícios para os vencedores do IF50 incluem o acessoàPractical Business Skills, uma plataforma digital global criada pela Visa para fornecer recursos educacionais gratuitos a fim de ajudar proprietários de pequenas e microempresas a tomar decisões informadas e seguras para expandir seus negócios. Os vencedores poderão personalizar e associar sua marca a esta solução pronta para uso com vista a apoiar os esforços de recuperação local das pequenas e microempresas que atendem. Vencedores elegíveis estarão automaticamente pré-qualificados para o Visa Fintech Fast Track, um programa que visa acelerar o processo de integração com a Visa e seus parceiros do ecossistema e ajuda fintechs a aprimorar e introduzir novas e inovadoras experiências de pagamento. Essas ferramentas, juntamente com a rede e a plataforma fornecidas pela IF50, servem como uma plataforma inestimável para startups nos estágios iniciais de sua jornada.

Como a pandemia da COVID continua agravando-se em muitas partes do mundo, startups e serviços de fintech provaram ser uma ajuda inestimável para pessoas vulneráveis, facilitando remessas, pagamentos digitais e pagamentos associados a redes de segurança do governo. Índices mais altos de aceitação de fintechs apresentam novas oportunidades para as startups irem além das ofertas tradicionais para fornecer serviços financeiros valiosos que irão garantir a saúde financeira e a resiliência de pessoas carentes.

A banca de especialistas inclui um grupo diversificado de especialistas, investidores e fundadores de fintech independentes, incluindo:

  • Nejoud Al Mulaik, Diretora, Fintech Saudi
  • Tarek Assad, Sócio administrador, Algebra Ventures
  • Sarah Austrin-Willis, Diretora Sênior, Financial Solutions Lab, Financial Health Network
  • Ginger Baker, Chefe de acesso financeiro, Plaid
  • Anne-Marie Chidzero, Diretora de investimentos, FSD Africa Investments
  • Bernhard Eikenberg, Sócio-gerente de mercados emergentes, Community Investment Management
  • Brad Jones, Diretor executivo, Wave Money
  • Buhle Goslar, Diretora executiva na África, Jumo
  • Jojo Malolos, Diretor executivo, JG Digital Equity Ventures e Data Analytics Ventures
  • Kunal Upadhyay, Conselheiro, ADB Ventures
  • Shwetank Verma, Co-fundador e sócio geral, Leo Capital
  • Gabriela Zapata Alvarez, Consultora independente (inclusão financeira)

O período de inscrição começa hoje e as startups interessadas devem se inscrever até 23 de julho por meio do site da IF50.

Citações importantes:

  • A diretora administrativa da Center for Financial Inclusion, Mayada El-Zoghbi, destacou a oportunidade do tema, observando que “à medida que o mundo continua enfrentando os desafios apresentados pela pandemia, as fintechs podem desempenhar um papel importante ao ajudar os mais afetados a se recuperarem. Por exemplo, apoiando micro e pequenas empresas, que foram devastadas pela pandemia, mas que serão a base para posteriores recuperações econômicas em todo o mundo em desenvolvimento. Por mais difícil que tenha sido esta crise, ela gerou uma onda de inovação em fintech e uma abertura a novas ideias, cujos benefícios poderiam ser aplicados a outros desafios além da pandemia. Precisamos ser intencionais sobre como podemos usar isso como um trampolim para fazer avanços em outros lugares, como com a inclusão financeira das mulheres, o uso responsável de dados e na jornada pelos impactos das mudanças climáticas”.
  • Beth Hurvitz, Chefe global de impacto social da Visa Inc., observou:“Os pagamentos digitais são um caminho para a inclusão financeira, ajudando pessoas e empresas a atender às suas necessidades e a se manter relevantes no contexto atual. As fintechs são essenciais para melhorar o acesso e oferecer benefícios de adoção digital para a população carente. A Visa está comprometida em trabalhar com o ecossistema de pagamentos em iniciativas como a Inclusive Fintech 50, para oferecer apoio aos proprietários de pequenas e médias empresas em sua transição digital e reconstrução de negócios mais fortes, mais competitivos e resilientes para a recuperação de nossas comunidades”.
  • Krishna Thacker, diretora da MetLife Foundation, observou: “Na MetLife Foundation, reconhecemos a capacidade da tecnologia de alcançar as pessoas de baixa renda mais ampla e rapidamente, mas também estamos focados em envolver o cliente e mudar seus resultados financeiros. Por meio da Inclusive Fintech 50, buscamos identificar, reconhecer e apoiar organizações que estão indo além da inclusão para construir resiliência e saúde financeira para clientes de baixa renda – uma necessidade destacada pela pandemia”.

Sobre a IF50

A Inclusive Fintech 50 identifica fintechs promissoras em estágio inicial que impulsionam a inclusão financeira em todo o mundo por meio de um processo competitivo liderado por uma banca independente de avaliadores de serviços financeiros, capital de risco e tecnologia. Os candidatos são avaliados quanto ao grau de inclusão do seu mercado-alvo de pessoas ou empresas carentes e se sua inovação oferece uma nova proposta de valor, mostra tração no estágio inicial e pode ter um impacto perceptível nas mais de 3 bilhões de pessoas financeiramente carentes em todo o mundo. A Inclusive Fintech 50 é patrocinada pela Visa, MetLife Foundation e Jersey Overseas Aid & Comic Relief, com apoio da Accion e IFC. A iniciativa é administrada pelo Center for Financial Inclusion (CFI). Saiba mais em www.inclusivefintech50.com.

Sobre o Center for Financial Inclusion

O Center for Financial Inclusion (CFI) trabalha para promover serviços financeiros inclusivos para bilhões de pessoas que não dispõem atualmente das ferramentas financeiras necessárias para melhorar suas vidas e prosperar. Aproveitamos parcerias para conduzir pesquisas rigorosas e testar soluções promissoras e, então, defender mudanças baseadas em evidências. A CFI foi fundada pela Accion em 2008 para servir como um grupo de pesquisa independente sobre finanças inclusivas.

Sobre a Visa

A Visa Inc. (NYSE: V) é líder mundial em pagamentos digitais. Nossa missão é conectar o mundo através da rede de pagamentos mais inovadora, confiável e segura, permitindo o desenvolvimento de pessoas, empresas e economias. A VisaNet, nossa rede de processamento global avançada, oferece pagamentos seguros e confiáveis em todo o mundo, e é capaz de processar mais de 65 mil mensagens de transação por segundo. O enfoque incansável da empresa em inovação é um catalisador para o rápido crescimento do comércio conectado em qualquer dispositivo e uma força de impulsão por trás do sonho de um futuro sem dinheiro em espécie para todos e por toda parte. À medida que o mundo se afasta do analógico e se torna digital, a Visa está aplicando sua marca, produtos, pessoas, rede e escala para remodelar o futuro do comércio. Para mais informações, acesse About Visa e @VisaNews.

Sobre a MetLife Foundation

Na MetLife Foundation, temos o compromisso de expandir as oportunidades para pessoas de baixa e moderada renda em todo o mundo. Fazemos parcerias com organizações sem fins lucrativos e empresas sociais para criar soluções de saúde financeira e construir comunidades mais fortes, enquanto envolvemos funcionários voluntários da MetLife para ajudar a promover o impacto. A MetLife Foundation foi criada em 1976 para dar continuidadeàlonga tradição da MetLife de contribuições corporativas e envolvimento da comunidade. Desde sua fundação até o final de 2019, a MetLife Foundation forneceu mais de US$ 900 milhões em subsídios e US$ 87 milhões em investimentos relacionados a programas para causar um impacto positivo nas comunidades onde a MetLife opera. Nosso trabalho de saúde financeira alcançou mais de 17,3 milhões de indivíduos de baixa e moderada renda em 42 países. Para saber mais sobre a MetLife Foundation, acesse metlife.org.

Sobre a Jersey Overseas Aid & Comic Relief

Em 2018, a Comic Relief e a Jersey Overseas Aid anunciaram uma parceria de £ 8 milhões de quatro anos chamada “Branching Out: Financial Inclusion at the Margins” para melhorar o acesso a serviços financeiros econômicos para aqueles que estãoàmargem da sociedade em Serra Leoa, Ruanda e Zâmbia. A Comic Relief e a Jersey Overseas Aid acreditam que uma das melhores maneiras de fazer isso é transferindo conhecimento para a construção de sistemas financeiros responsáveis e inclusivos, incubando a fintech e concentrando-se na prestação de serviços para aumentar o acesso da base da pirâmide a serviços financeiros, incluindo contas bancárias, poupança, seguros e crédito, proporcionando às famílias de baixa renda meios para planejar o futuro e também eventos inesperados. Os subsídios da parceria apoiam um conjunto diversificado de organizações, composto por ONGs internacionais e locais, com cada beneficiário entregando programas concebidos para atender às diferentes comunidades e necessidades nacionais no que diz respeitoàinclusão financeira.

Sobre a Accion

A Accion é uma organização sem fins lucrativos global comprometida com a criação de um mundo financeiramente inclusivo, com um legado pioneiro em microfinanças e investimentos de impacto em fintech. Incentivamos provedores de serviços financeiros a fornecer soluções acessíveis e de alta qualidade em escala para as três bilhões de pessoas não atendidas — ou mal atendidas — pelo setor financeiro. Há 60 anos, a Accion ajuda dezenas de milhões de pessoas por meio de seu trabalho com mais de 160 parceiros em 55 países. Mais informações em http://www.accion.org.

Sobre a IFC

A IFC, uma empresa membro do Grupo do Banco Mundial, é a maior instituição de desenvolvimento global com ênfase no setor privado em mercados emergentes. Trabalhamos em mais de 100 países, usando nosso capital, experiência e influência para criar mercados e oportunidades em países em desenvolvimento. No ano fiscal de 2020, investimos US$ 22 bilhões em empresas privadas e instituições financeiras em países em desenvolvimento, alavancando o poder do setor privado para acabar com a pobreza extrema e impulsionar a prosperidade compartilhada. Para mais informações visite www.ifc.org.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.


Contato:

Lauren Braniff, vice-presidente de estratégia e comunicação

Center for Financial Inclusion:


Fonte: BUSINESS WIRE
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