01/07/2021 às 13h09min - Atualizada em 01/07/2021 às 14h40min

Os diferentes significados de cada cor das orquídeas

Segundo a psicologia das cores, a mente humana tende a atrelar os cores aos sentimentos. Flores como as orquídeas, que possuem diversas tonalidades, transmitem essa mensagem para as pessoas.

DINO
http://www.giulianaflores.com.br


A orquídea é uma planta pertencente à família Orchidaceae e deriva da palavra grega órkhis, que significa "em forma de testículos". Essa estranha denominação foi atribuída pelo filósofo Theophrastus, que enxergou semelhança das raízes com testículos humanos. Até por isso, acreditava-se que as orquídeas possuíam características afrodisíacas e eram símbolos de virilidade durante a Idade Média.

Na Grécia Antiga, se uma jovem se enfeitasse com orquídeas em sua cabeça, expressava que estava disponível para um pretendente. Caso fosse uma mulher mais velha, ao usar as orquídeas como enfeite, era sinal de riqueza, classe e luxo. é uma flor associada à sexualidade e à beleza feminina.

Além da beleza e formato exótico, as orquídeas apresentam uma grande variedade de colorações. As "sensações" que as cores remetem são estudadas no campo da Psicologia das Cores, que busca compreender o comportamento humano em relação às mesmas. Portanto, essa área da psicologia analisa e avalia quais efeitos cada cor gera nas pessoas, como mudanças nas emoções, nos sentimentos, a criação de desejos e muito mais.

No livro "Psicologia das Cores", a autora Eva Heller explica que "os resultados das pesquisas demonstram que cores e sentimentos não se combinam ao acaso nem são uma questão de gosto individual - são vivências comuns que, desde a infância, foram ficando profundamente enraizadas em nossa linguagem e em nosso pensamento. Com o auxílio do simbolismo psicológico e da tradição histórica, esclareceremos por que isso é assim".

Quando se trata das orquídeas, cada um dos tons possui um significado, o que faz dessas plantas ideais para demonstrar sentimentos e tornar momentos memoráveis. Desse modo, é preciso conhecer algumas das cores e sensações das orquídeas:

1) Brancas

O branco é associado à inocência e à eternidade. Por isso, as orquídeas brancas são indicadas para expressar amor pelo outro. Por conta dessa relação, as orquídeas brancas são encontradas em decorações de casamentos, buquês de noiva, recepções e até em vasos para residências.

2) Amarelas

As orquídeas amarelas passam alegria, sendo indicadas para desejar felicidade a outras pessoas. Também são uma forma de desejar sucesso e utilizadas para presentear amigos, já que a cor está ligada à amizade. Por fim, elas são conhecidas como Chuva de Ouro.

3) Azuis

Os tons azulados representam tranquilidade e paz. Por isso, oferecer orquídeas azuis é sinônimo de desejos de harmonia à pessoa próxima. Além disso, a cor transmite confiança, lealdade e gratidão.

4) Lilás

As orquídeas roxas ou lilases, a cor da dignidade, são símbolos de bons sentimentos. São indicadas para qualquer ocasião e lugar, especialmente para locais de meditação, pois estimula a sensação de purificação. A coloração a torna singular para presentes.

5) Rosas

As orquídeas rosas transmitem feminilidade e por isso são ideais para dizer "eu te amo". Elas também simbolizam sedução e sensualidade.

*Por Giuliana Flores, marketplace de flores e itens presenteáveis.



Website: http://www.giulianaflores.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp