As vendas relacionadas ao e-commerce brasileiro devem crescer quase 30% apenas neste ano. Ou seja, o crescimento de vendas pela internet deve atingir um faturamento que ultrapassa os 100 bilhões de reais.
Com base em pesquisas importantes que consolidam a força do e-commerce brasileiro, como a Ebit | Nielsen, esse desempenho todo deve ser impulsionado por fatores vitais para a cadeia de negócio.
• Maturidade logística para agilizar a entrega;
• Grande aumento no número de consumidores;
• Melhorias na eficiência operacional;
• Fortalecimento de marketplaces,
• Consolidação do e-commerce regional e local.
Análise sobre dados da pesquisa: para confirmar o crescimento do setor, os números são irrefutáveis. Entre eles, veja que o faturamento do e-commerce cresceu mais de 40% apenas nos seis primeiros meses de 2020. Portanto, esta é a maior alta do segmento dos últimos anos.
Aliás, vale lembrar que tal demanda de vendas tem ligação com a busca dos consumidores pelas compras online em virtude da situação atual.
A pesquisa Ebit/Nielsen aponta que mais de sete milhões de brasileiros estrearam no mundo das compras via e-commerce. Com isso, os números garantem que cerca de 40 milhões de brasileiros agora estão ativos no comércio eletrônico. Por isso, as vendas atingiram a casa dos mais de 30 bilhões em poucos meses do ano passado. Vale destacar o incrível número de mais de 90 milhões de compras realizadas.
Em uma pesquisa realizada pela ABComm e Compre&Confie foi observado que houve um crescimento acentuado no faturamento de praticamente todos os nichos e segmentos nos últimos anos, principalmente nos seguintes:
• Beleza e perfumaria: R$ 2,11 bilhões (+107,4%);
• Móveis: R$ 2,51 bilhões (+94,4%);
• Eletroportáteis: R$ 1,02 bilhão (+85,7%);
• Eletrônicos: R$ 3,93 bilhões (+68,4%);
• Esporte e Lazer: R$ 1,57 bilhão (+66,8%);
• Telefonia: R$ 7 bilhões (+55,2%);
• Eletrodomésticos: R$ 4,21 bilhões (+51%);
• Informática: R$ 4,20 bilhões (+46,7%);
• Moda e acessórios: R$ 4,1 bilhões (+34,9%);
• Ar e ventilação: R$ 1,22 bilhões (+17,2%).
Outros dados importantes referentes ao e-commerce brasileiro durante o ano de 2020:
• Prazo médio de entrega chegou a 11 dias;
• Entre os 40 milhões de consumidores ativos, 60% compraram ao menos quatro vezes nesse semestre;
• Valor médio de compras subiu cerca de 6%;
• Região Nordeste brasileira cresceu mais de 107% em faturamento;
• Taxa de pedidos entregues além do prazo chegou a 14%;
• A ação de marketplaces representa cerca de 80% do e-commerce nacional.
Como empresas estão crescendo no meio digital: nos dias atuais, uma das melhores alternativas para conquistar um volume expressivo de vendas através da internet consiste na realização de investimentos em campanhas e estratégias de marketing digital.
Em outras palavras, empresas que decidem iniciar sua jornada no digital precisam de um especialista em marketing digital, um segmento que vem crescendo exponencialmente nos últimos anos com a atuação de empresas como a Happ, que está há mais de cinco anos no segmento, especialista em marketing digital estratégico para vendas pela internet.
"O resultado para as vendas online está na mensuração de campanhas e testes constantes para atingir a escalabilidade", afirma Lucas S. Keller, diretor da Happ.
No mercado digital, existem diversas ferramentas que auxiliam empresários a realizarem anúncios e mensuração de dados a fim de atingir os objetivos, essas ferramentas, atreladas as campanhas de marketing fazem com que aconteça uma aceleração dos resultados e possibilitam uma escalabilidade mais ágil da empresa.
Em pesquisa realizada pela Rakuten Advertising, aponta que 86% dos consumidores priorizaram compras feitas por dispositivos eletrônicos (notebook e smartphones) no e-commerce e que esta será a principal forma de consumo para os próximos anos.