27/05/2021 às 10h58min - Atualizada em 27/05/2021 às 11h20min

Dentistas idealizadores de equipamento de proteção individual 3D personalizado relatam suas experiências com a odontologia digital

Após a idealização de máscara personalizada digital para impressão 3D, jovens dentistas do Ceará relatam como tem sido sua experiência com a odontologia digital.

DINO
https://www.odontoesteticabillrola.com.br/curso-odontologiadigital-software-gratuito-meshmixer
Captura de tela do uso de software de manipulação 3D


O avanço da tecnologia tem revolucionado diversas áreas, e não poderia ser diferente com a saúde em geral. Em meio a este cenário surge a Odontologia Digital que traz inovações que chegam para fazer a diferença nos consultórios. Pensando nisso, os dentistas Igor Ribeiro e Liberato Sabóia decidiram compartilhar suas experiências nessa área da profissão.

Em entrevista, os dentistas afirmaram que: "A Odontologia Digital se trata do uso de diversas tecnologias que visam impulsionar procedimentos dentários os deixando mais seguros, eficientes e menos desconfortáveis para os pacientes. É possível desta forma diminuir o desconforto e o tempo gasto em tratamentos como cirurgias e próteses, por exemplo". 

"Equipamentos modernos contribuem para um maior avanço na prática, o que faz com que o dentista ganhe tempo e obtenha maior precisão em seus atendimentos. Com softwares que permitem até mesmo colaboração remota entre profissionais, é possível enviar impressões digitais diretamente do consultório para um laboratório dental de forma "rápida e prática", relatam os profissionais".

No que diz respeito à dificuldade de utilização das tecnologias avançadas, os dentistas afirmam que: "Apesar de se tratar de tecnologia de manipulação 3D, com o devido treinamento o dentista pode aplicar esse artifício no dia a dia profissional, nesse contexto, as experiências que estão sendo compartilhadas pelos dentistas Dr. Liberato Sabóia e Dr. Igor Ribeiro entram em cena. Através da troca de informações de um profissional para o outro com a ajuda de tecnologia especializada e de modo remoto é possível se atualizar e melhorar suas práticas.

Dr. Liberato Sabóia, cirurgião-dentista, natural de Novo Oriente-CE, onde também presta atendimentos odontológicos, afirma que: "a odontologia digital não tem barreiras, a internet e a tecnologia podem levar tudo que há de mais moderno na odontologia para qualquer lugar, dependendo exclusivamente do interesse do profissional em dominar a área e oferecer para o seu público uma odontologia de alto padrão tecnológico. Já realizei atendimentos odontológicos em diversas cidades do estado, atualmente atendo na capital do estado, e também no interior, e posso assegurar que apesar de serem duas cidades de porte totalmente diferentes, a qualidade de serviço oferecido nas duas diferentes realidades pode ser exatamente de mesmo nível graças à odontologia digital".

Dr. Igor Ribeiro, também cirurgião-dentista atendendo em Fortaleza, afirmou: "Já não consigo mais imaginar como seria a rotina clínica e de planejamento sem o uso da odontologia digital. Realmente a tecnologia veio para ficar e, quando usada a nosso favor, tende a facilitar e otimizar todo o processo".

Quando perguntados sobre os empregos da tecnologia digital na odontologia, os dentistas afirmaram que: "nos consultórios odontológicos, a tecnologia pode ser utilizada com diversas finalidades, dentre estas o planejamento virtual do sorriso, simulação de cirurgias, escaneamento intra oral, impressão 3D dentre outras".

Precisão no trabalho

Durante entrevista, o Dr. Liberato Sabóia citou que: "a Odontologia Digital possibilita que o trabalho do dentista seja realizado de forma mais precisa. Através da tecnologia são usados prontuários eletrônicos e softwares de gestão que otimizam o trabalho. Além de diversos outros recursos como tomografias e escaneamentos intra e extraorais. Cada equipamento ainda pode ser usado para diversos fins. Uma impressora 3D, por exemplo, pode produzir diversos materiais e ajudar no planejamento e guias cirúrgicos. Com sua contribuição no desenvolvimento de moldes e impressão de próteses, o profissional pode ter uma visão mais ampla do quadro do paciente". 

De acordo com o Dr. Igor Ribeiro: "O uso de softwares modernos também é capaz de captar exatamente a cor dos dentes de cada paciente e confeccionar próteses na mesma tonalidade que os dentes naturais. Também é possível simular em computador os resultados de tratamentos. Sendo assim, é mais fácil identificar possíveis tratamentos e intervenções. Além disso, pode ser mais fácil demonstrar para o paciente desta forma os procedimentos que devem ser feitos". 

Experiências compartilhadas

Dentre as experiências que os dentistas se disponibilizam a repassar para os colegas, eles citam: a introdução aos softwares de manipulação 3D, o conhecimento dos principais softwares utilizados na odontologia digital (inclusive softwares gratuitos disponíveis para download na internet), escaneamento intra-oral; enceramento digital, placa miorrelaxante, impressão 3D, dentre outros. Para tanto, os entrevistados disponibilizaram gentilmente os seus contatos para que os profissionais possam ter acesso aos conteúdos citados:

Dr. Liberato Sabóia (e-mail: ) 
Dr. Igor Ribeiro (e-mail: )

 






Website: https://www.odontoesteticabillrola.com.br/curso-odontologiadigital-software-gratuito-meshmixer
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp