29/04/2021 às 15h36min - Atualizada em 29/04/2021 às 16h20min

Índices de Incerteza do TC são nova ferramenta de análise para o mercado financeiro

Indicadores podem contribuir diretamente nas decisões e estratégias de investidores, tornando-se uma importante ferramenta no atual cenário político-econômico do País. Com uso de machine learning, os índices do TC analisam os níveis de incerteza da macroeconomia, dos setores Indústria e Varejo e as expectativas de agentes do mercado.

DINO
http://www.tc.com.br
Índices de Incerteza do TC


Em meio à crise causada pela pandemia do coronavírus, as decisões políticas, sanitárias e comportamentais do governo e da sociedade impactam diretamente a economia do País. Os movimentos interferem não só na percepção do Brasil no exterior, como também em investimentos internos e externos, além de outros aspectos macroeconômicos que podem impactar estratégias de investimentos.

Na atual conjuntura político-econômica brasileira, para auxiliar o investidor e evitar que ele seja surpreendido com variações nos preços dos ativos da Bolsa de Valores, índices de incerteza tornam-se uma referência para medir, simular e apontar cenários positivos e negativos da macroeconomia e de setores como a Indústria e o Varejo. Apesar de indicadores tradicionais auxiliarem os investidores nesse sentido, nota-se uma busca crescente por índices mais assertivos para garantir melhores decisões.

"Os termômetros possibilitam que o investidor entenda a volatilidade da Bolsa, qual é o nível de incerteza do mercado e tenha mais segurança nas projeções e no que vai investir. É mais uma ferramenta importante para ajudar na tomada de decisão. Quanto mais alta a incerteza nesses índices, por exemplo, maior é o risco e, portanto, o investidor precisa ficar atento", diz Felipe Pontes, Diretor Educacional e de P&D do TC, plataforma de inteligência que possui a maior comunidade de investidores da América Latina.

Pensando nisso, o TC lançou seus primeiros indicadores proprietários do mercado financeiro. Criados pela equipe do TC Labs, braço de pesquisa e inovação da companhia, os Índices de Incertezas podem ajudar os investidores a tomarem decisões mais assertivas, tendo como premissa análises mais profundas acerca do cenário brasileiro e do sentimento do mercado. O acesso é disponibilizado mediante o cadastro gratuito do usuário na plataforma.

Os índices foram desenvolvidos com método científico e uso da tecnologia machine learning para gerar automaticamente estatísticas em gráficos e termômetros de mercado, com base em informações disponíveis no mercado. "Nossos últimos testes mostraram um desempenho superior a outros índices já tradicionais no mercado, como o índice da FGV e o EPU. Mas a meta é melhorar ainda mais", comenta Pontes.

Os novos índices podem ser encontrados tanto na versão web quanto no aplicativo do TC, na aba do TC Matrix, ferramenta voltada para análise da macroeconomia do País, que também possui indicadores como Dólar, Selic, Ouro e risco Brasil, além de números e análises fundamentalistas das empresas listadas na Bolsa de Valores (B3).

Atualmente, os segmentos analisados no Matrix estão distribuídos nos seguintes termômetros exclusivos: Incerteza do TC, que analisa o mercado financeiro como um todo para entender o sentimento gerado sobre a economia; Incerteza TC Indústria e TC Varejo, que analisam dois setores muito importantes para a movimentação de mercado; e Incerteza TC Expectativa, que lê os relatórios de projeções divulgados por agentes de mercado, como o "Focus" do Bacen, e outras fontes de dados, para entender e traçar o que o mercado espera no presente ou futuro próximo.

"Somos a primeira instituição brasileira a disponibilizar os índices segmentados e de forma generalizada para todos os participantes do mercado. Além disso, nos testes do modelo preditivo, a ferramenta antecipou grandes crises como a de 2020, gerada pela pandemia de Covid-19 - cenários que os outros índices não conseguiram antecipar com tanta velocidade", completa Pontes.

O TC Matrix oferece gráficos com os históricos do último ano, dos últimos cinco anos e do período máximo, para análise de como esses indicadores se comportaram ao longo do tempo. "É o começo de uma revolução dentro do TC. Asseguramos que o Matrix é uma iniciativa revolucionária, única no mercado brasileiro, e esses índices lançados serão certamente referência para guiar investidores. Antes disponíveis apenas para investidores institucionais, agora todos que se cadastrarem no TC terão acesso gratuitamente a essa ferramenta", comenta Pedro Albuquerque Filho, CEO do TC.



Website: http://www.tc.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp