29/04/2021 às 09h24min - Atualizada em 29/04/2021 às 10h20min

Santos Brasil implementa o S/4 HANA para ganhar eficiência e segurança

Com a nova plataforma, dados que levariam dias para serem processados são gerados em tempo real

DINO
http://www.santosbrasil.com.br
Navio em operação no Tecon Santos


A Santos Brasil, empresa especializada em operações logísticas e portuárias, aposta em inovação e transformação digital como vetores que asseguram o crescimento de seus negócios e a vantagem competitiva de seus ativos. Em razão disso e em sintonia com a tendência de trabalho remoto e processamento de dados em alta velocidade, evoluiu para uma plataforma de gestão totalmente alocada em ambiente de nuvem, adotando a última geração do software de gestão da SAP (S/4 HANA).

O SAP S/4HANA é a quarta geração de um conjunto de aplicativos divididos em módulos e responsáveis pela gestão das áreas contábil, de suprimentos, almoxarifado e financeira da empresa. Com ERP (sigla para Enterprise Resource Planning) e um software integrado de gestão empresarial, a plataforma reúne numa única solução, todas as informações gerenciais dos setores da empresa em ambiente cloud. Como utiliza um banco de dados in-memory, a velocidade é uma de suas vantagens mais marcantes, já que grandes volumes de dados podem ser processados em tempo real. Algo que demandaria dias, agora leva segundos.

"Um de nossos focos é acelerar a digitalização de nossas atividades, simplificando processos e expandido a nossa capacidade de processamento e análise avançada de dados. Num mercado dinâmico como o nosso, em constante evolução, temos que transformar dados em inteligência, com baixíssima latência, para melhor suportar as nossas tomadas de decisão. Isso passa por tirar o máximo proveito da tecnologia disponível e, como efeito colateral positivo, ainda reduzimos custos gerenciais e de infraestrutura de TI", destaca Daniel Pedreira Dorea, diretor econômico-financeiro e de relações com investidores da Santos Brasil.

Antes da mudança, era necessária uma sala constantemente refrigerada onde ficavam servidores e geradores e o monitoramento para garantir o bom funcionamento desses equipamentos e a segurança dos dados ali armazenados tinha de ser constante. Com a nova plataforma, como o funcionamento acontece integralmente no ambiente CLOUD AWS, a companhia passou a economizar também na estrutura física, reduzindo gastos com máquinas e energia elétrica.

Além de reduzir custos administrativos e de TI, além de ganhar em eficiência e agilidade, com a implementação da nova plataforma, a empresa passa a ter mais flexibilidade para atuar no ambiente virtual: há a possibilidade do crescimento do ambiente de acordo com a necessidade percebida; mais disponibilidade, ou seja, em caso de um problema grave, o serviço garante a redundância de dados em diferentes servidores; e maior agilidade na criação de ambientes para realização de testes e backups.

Os benefícios da nova plataforma trazem vantagens não só para as áreas de TI, faturamento, contas a pagar e receber, suprimentos, almoxarifado, planejamento e custos, contabilidade e fiscal. A criação de serviços dentro dela podem ser acessados por qualquer parceiro de negócio da empresa, sejam eles clientes ou fornecedores, uma vez que está hospedado em ambiente CLOUD.

Para minimizar interferências e garantir a mesma qualidade do serviço prestado pela Santos Brasil, o projeto de migração visou manter todas as funcionalidades utilizadas na versão anterior o que garantiu o menor impacto possível nas áreas de negócios.

Para Márcio José Cristiano, gerente executivo de finanças e suprimentos da Santos Brasil, a opção por migrar para a nova plataforma em meio a um cenário de crise como o da COVID-19 demonstra a determinação da empresa de estar sempre investindo para se manter sintonizada com o que há de mais eficiente no mercado e, assim, entregar mais competitividade e excelência para seus cerca de 8 mil clientes.

"Conseguimos manter nosso nível de serviço e entregar ainda mais eficiência para nossos clientes durante a pandemia. Temos tecnologia e inovação em nosso DNA, migramos com facilidade nossos sistemas para plataformas remotas e aproveitamos o momento para implementar ainda mais essa melhoria que vai garantir mais segurança para processar e gerir dados de todas as nossas unidades em tempo real", afirma Cristiano.

O diretor de TI e inovação da Santos Brasil, Ricardo Abbruzzini, reitera o compromisso com a segurança de dados ao optar pelo sistema S/4 HANA, já que a SAP tem reputação reconhecida no mercado e foi uma das primeiras empresas de tecnologia do mundo a receber a certificação global do British Standards Institute por garantir a proteção aos direitos de privacidade dos consumidores. "A sintonia entre inovação e processamento de dados de forma segura e ágil é uma das premissas da Companhia na busca de novas tecnologias. No caso do sistema SAP HANA, esse requisito está 100% atendido, já que utiliza a nuvem AWS da Amazon, que, assim como a SAP, é internacionalmente reconhecida por sua confiabilidade", afirma.



Website: http://www.santosbrasil.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp