26/04/2021 às 19h10min - Atualizada em 26/04/2021 às 20h20min

Instituto de Inovação Tecnológica junta-se ao Desafio de Computação quântica com o lançamento da ‘Qibo’ de código aberto

DINO

O Instituto de Inovação Tecnológica (Technology Innovation Institute, TII), o pilar de pesquisa aplicada do Conselho de Pesquisa de Tecnologia Avançada (Advanced Technology Research Council, ATRC), anunciou hoje que seu Centro de Pesquisa Quântica (Quantum Research Centre, QRC) desenvolveu a primeira versão de simulação da ‘Qibo’, uma estrutura de programação de computação quântica versátil de código aberto, em colaboração com pesquisadores de todo o mundo.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20210426005906/pt/

Professor José Ignacio Latorre, Chief Researcher, Quantum Research Centre (QRC), Technology Innovation Institute (TII) (Photo: AETOSWire)

O desenvolvimento segue uma série de anúncios rápidos no TII desde a primeira reunião do ATRC em agosto de 2020.

O TII se dedica a criar inovação para um mundo melhor. O desenvolvimento de uma estrutura de programação de código aberto terá benefícios convincentes para a comunidade global de pesquisas.

A Qibo é projetada para suportar algoritmos quânticos entre diferentes sistemas de computação, incluindo suporte para aceleradores de hardware como unidades gráficas de processamento (graphics processing units, GPUs) e múltiplos dispositivos quânticos. Essa versatilidade torna a Qibo fácil de usar para programação quântica e acelera a pesquisa e aplicativos. Escrita em linguagens de programação como Python e C/C++, a Qibo é o ponto de entrada para uma plataforma completa de programação, capaz de rodar algoritmos quânticos entre diferentes computadores e simuladores quânticos.

A Qibo é um projeto em conjunto com o Centro de Pesquisa Quântica; a Qilimanjaro Quantum Tech, a empresa de computação quântica sediada em Barcelona; e pesquisadores em outros centros globais. A equipe do Centro de Pesquisa Quântica do TII é liderada pelo pesquisador-chefe, o Prof. José Ignacio Latorre. A primeira versão da Qibo foi publicada em setembro de 2020, com a versão final programada para ser lançada nos próximos dois anos.

Falando sobre o lançamento, Sua Excelência Faisal Al Bannai, secretário-geral do Conselho de Pesquisa em Tecnologia Avançada (ATRC), disse: “O fato de a Qibo ser de código aberto será uma vantagem significativa para o mundo da programação e marca uma importante contribuição para a comunidade de pesquisa e o avanço da consulta científica. Os estudos iniciais de referência que mostram a Qibo superando outras linguagens de computação são claros indicadores da qualidade da pesquisa atualmente sendo realizada no Centro de Pesquisa Quântica no Instituto de Inovação Tecnológica.”

O Prof. José Ignacio Latorre, pesquisador-chefe do Centro de Pesquisa Quântica afirmou: “Estamos comprometidos com a inovação que transcende barreiras. A vantagem quântica na computação irá oferecer notáveis benefícios para uma sociedade mais ampla, desde ciências da vida, inteligência artificial, a finanças.”

O QRC é um dos sete centros de pesquisa iniciais dedicados que fazem parte do TII. O código Qibo publicado no artigo de pesquisa pode ser acessado através de um link GitHub [https://qibo.science/].

Sobre o Instituto de Inovação Tecnológica (TII)

O Instituto de Inovação Tecnológica (TII) é o pilar dedicado de ‘pesquisa aplicada’ do Conselho de Pesquisa em Tecnologia Avançada (ATRC). O TII é um centro de pesquisa e desenvolvimento global pioneiro que se concentra em pesquisa aplicada e recursos de tecnologia da nova era. O Instituto possui sete centros de pesquisa iniciais, cada um deles dedicado a uma destas áreas de conhecimento: pesquisa quântica, robótica autônoma, criptografia, materiais avançados, segurança digital, energia direcionada e sistemas seguros. Ao trabalhar com talentos excepcionais, universidades, instituições de pesquisa e parceiros da indústria de todo o mundo, o Instituto conecta uma comunidade intelectual e contribui para a construção de um ecossistema de P&D que reforça Abu Dhabi e o status dos Emirados Árabes Unidos como um centro global de inovação.
Para mais informações, acesse www.tii.ae

Sobre o Centro de Pesquisa Quântica(QRC)

O Centro de Pesquisa Quântica – no Instituto de Inovação Tecnológica (TII) – foi criado para desenvolver pesquisa teórica quântica e experimental de classe mundial, construindo e operando o primeiro computador quântico na região MENA enquanto avança as comunicações quânticas e sensores quânticos. O Centro tem como objetivo desenvolver tecnologias pioneiras apoiadas pela experiência de uma equipe internacional de pesquisadores líderes, dedicados a alcançar uma “Vantagem Quântica” que transformará o poder e o escopo dos computadores.
Para mais informações, acesse https://quantum.tii.ae/

Conecte-se conosco nas redes sociais:
LinkedIn:https://www.linkedin.com/company/tiiuae/
Twitter: https://twitter.com/TIIuae
Instagram:https://www.instagram.com/tiiuae/

*Fonte: AETOSWire

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Instituto de Inovação Tecnológica