19/04/2021 às 21h29min - Atualizada em 19/04/2021 às 22h20min

O Instituto de Inovação Tecnológica de Abu Dhabi revela o primeiro programa de tecnologias em nuvem seguras dos Emirados Árabes Unidos

O programa desenvolvido pelo Centro de Pesquisa de Criptografia do TII promoverá tecnologias de preservação de privacidade e segurança de computação em nuvem

DINO


O Instituto de Inovação Tecnológica (TII), o pilar de pesquisa aplicada do Conselho de Pesquisa de Tecnologia Avançada de Abu Dhabi (ATRC), anunciou hoje que seu Centro de Pesquisa de Criptografia (CRC) lançou o primeiro programa de tecnologias de nuvem seguras dos Emirados Árabes Unidos que impulsionará tecnologias avançadas que aumentam a privacidade de dados e esquemas de criptografia em nuvem.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20210419005961/pt/

Dr Najwa Aaraj, Chief Research Officer, Cryptography Research Centre, Technology Innovation Institute (Photo: Business Wire)

Dr Najwa Aaraj, Chief Research Officer, Cryptography Research Centre, Technology Innovation Institute (Photo: Business Wire)

Dr Najwa Aaraj, Chief Research Officer, Cryptography Research Centre, Technology Innovation Institute (Photo: Business Wire)

O TII disse que seu programa de tecnologias de nuvem segura visa a promoção das tecnologias de aprimoramento da privacidade (PETs), incluindo criptografia totalmente homomórfica (FHE), uma forma de criptografia que permite aos usuários realizar cálculos em dados criptografados sem primeiro descriptografá-los, e computação multipartidária segura (MPC), criando métodos para as partes computarem em conjunto uma função sobre suas entradas, mantendo essas entradas privadas. Esta linha de pesquisa será acoplada ao campo de computação verificável para Aprendizado de Máquina, para fornecer uma prova de correção para um caso de uso de Inferência como Serviço quando a privacidade de dados não é necessária.

A equipe de pesquisa responsável também está unindo esforços com a equipe de criptografia de hardware para desenvolver aceleradores de hardware FHE para descarregar certas tarefas de computação em componentes de hardware especializados dentro do sistema, permitindo maior eficiência.

Falando sobre o lançamento, Sua Excelência Faisal Al Bannai, secretário-geral do Conselho de Pesquisa em Tecnologia Avançada (ATRC), disse: “A computação em nuvem passou por um crescimento significativo na última década, o que aumentou os desafios de segurança e privacidade. As abordagens tradicionais ainda exigem que os dados sejam descriptografados para processamento e um sistema de gerenciamento de chaves centralizado na nuvem, expondo assim os dados e a chave secreta aos provedores de nuvem. Isso ressalta a importância do lançamento deste programa por nossos pesquisadores no Centro de Pesquisa de Criptografia do TII.”

Dra. Najwa Aaraj, pesquisadora-chefe do Centro de Pesquisa de Criptografia, disse: “O FHE permite realizar cálculos arbitrariamente complexos e dinamicamente escolhidos nos dados enquanto eles permanecem criptografados, apesar de não terem a chave secreta de descriptografia. Além disso, o FHE é um capacitador chave para protocolos de computação multipartidária (MPC) que implementam modelos de aprendizagem federada inconscientes, que estão em ascensão na transferência de dados de infraestrutura crítica.”

“A implementação do TII de MPC baseado em compartilhamento secreto aproveita os blocos de construção FHE para fornecer segurança ativa e pré-processamento otimizado para acelerar a implementação inconsciente de modelos de aprendizado de máquina”, disse ela. Além disso, “o FHE permanece intensivo em termos de computação. Os pesquisadores do TII também estão desenvolvendo aceleradores de hardware impulsionados por componentes principais e análise de operações e aprimoramentos direcionados usando ASICs e múltiplas plataformas FPGA. A direção adicional inclui a implementação em processadores embarcados com uma arquitetura de conjunto de instruções extensível”.

O Centro de Pesquisa de Criptografia, um dos sete centros de pesquisa dedicados iniciais do Instituto de Inovação Tecnológica, emprega e colabora com cientistas em diversos campos da criptografia, como criptografia pós-quântica, criptografia baseada em hardware, criptografia leve, criptoanálise, protocolos criptográficos e esquemas de criptografia para a nuvem, entre outros. O Centro também está entre os poucos do mundo a reunir criptógrafos teóricos e aplicados em um ambiente orientadoàpesquisa. Os criptógrafos colaboram em projetos de pesquisa revolucionários que levam a resultados inovadores.

Para mais informações sobre o Instituto de Inovação Tecnológica (TII) visite www.tii.ae

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.


Contato:

Instituto de Inovação Tecnológica

Haitham Haddadin


Fonte: BUSINESS WIRE
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp