05/04/2021 às 11h02min - Atualizada em 05/04/2021 às 12h20min

Conheça as principais atribuições da boa prática de Medicina do Trabalho

Resumo – Descubra os benefícios trazidos por uma boa prática da medicina do trabalho, seja para colaboradores e/ ou empresas. Essa ramificação da medicina permite o ganho de maior produtividade e qualidade de vida dos envolvidos.

DINO
http://www.fatoocupacional.com.br


A Medicina do Trabalho lida com as relações entre trabalhadores, ramo de atividade e empresas. Apesar de ser uma vertente importante na medicina, ainda há muitas dúvidas em relação a sua função. Além de prevenir acidentes e doenças, a medicina do trabalho visa à promoção da saúde e da qualidade de vida dos trabalhadores.

Contudo, muitas empresas não possuem a cultura de investir na medicina do trabalho e a grande maioria procura somente clínicas especializadas nessa medicina para realizações dos exames (admissional, periódico e demissional) obrigatórios e regidos pela CLT - Art. 168. Essa prática fica muito aquém de tudo que a medicina do trabalho pode oferecer de benefícios tanto ao trabalhador quanto à empresa; afinal trabalhador saudável também gera maior produtividade e satisfação para o empresário.

A medicina do trabalho assegura ou, ao menos, facilita aos indivíduos e ao coletivo de trabalhadores uma contínua melhoria das condições de saúde, tanto fisicamente como mentalmente. No dia a dia, há a interação saudável entre os colaboradores, com seu ambiente social e o melhor desenvolvimento do trabalho.

Cabe ao médico do trabalho avaliar, por meio de exames, a capacidade do candidato ou funcionário à determinada atividade por ele executada em seu cargo; bem como analisa os riscos ocupacionais aos quais este trabalhador ficará exposto. Também é papel da medicina do trabalho orientar a empresa na elaboração do manual de procedimentos e segurança e estabelecer junto ao trabalhador sobre as práticas de prevenção de acidentes.

Através do médico do trabalho é possível identificar doenças que não estejam diretamente relacionadas a atividades desempenhadas pelo colaborador em sua função, porém afetam sua produtividade. Por exemplo, com um pequeno furo no dedo podemos verificar se o colaborador é diabético, ou está pré-diabético. Desse modo, com esse resultado em mãos, esse trabalhador é encaminhado ao clínico geral, endocrinologista. O diabetes, quando identificado e tratado, permite ao paciente qualidade de vida e assegura o desempenho de suas funções no trabalho normalmente.

Outro exemplo da medicina do trabalho de forma preventiva é a aplicação de vacinas, como a da gripe. A vacina inibe que o vacinado pegue uma gripe, ou ao menos não seja severa a ponto de tirá-lo por dias do trabalho e, ainda, evita a propagação do vírus entre os demais colaboradores. Ainda é possível acrescentar as ginásticas laborais, cursos, palestras, laudos técnicos, assistência em caso de acidente etc.

De fato, mesmo diante dos benefícios de uma boa prática de medicina do trabalho, é um investimento que muitos empresários não disponibilizam de recursos para arcar com um profissional e estrutura adequada dentro da empresa. Por outro lado, há empresas extremamente especializadas em medicina do trabalho. A contração dessas empresas traz uma série de vantagens entre elas: o custo mais acessível, a possibilidade de contração de diversos serviços e o conhecimento específico atualizado.

Outra vantagem na contratação de uma empresa especializada em medicina do trabalho, especialmente em grandes cidades, é a possibilidade do candidato ou trabalhador ter tudo disponível em um único local e, assim, reduzir o tempo e os custos de deslocamento. "Nós possuímos total infraestrutura para atender as mais variadas demandas da medicina de trabalho, passando pelo comércio, escritório e indústrias químicas. Nossa equipe está sempre atenda aos procedimentos e assuntos regulatórios que atendem as necessidades dos nossos mais variados clientes. Todos os exames são agendados para o mesmo dia e realizados no mesmo local de fácil acesso. Isso contribui para uma maior eficiência do processo", de acordo com Renan Araújo de Souza, diretor da Fato Ocupacional.

Portanto, investir em uma medicina do trabalho de qualidade garante aos colaboradores uma promoção da saúde, do bem-estar e da produtividade dos trabalhadores na empresa, em suas famílias e na comunidade.

Por Raquel Penteado



Website: http://www.fatoocupacional.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp