26/03/2021 às 14h12min - Atualizada em 02/04/2021 às 10h20min

Plataforma Migralab capacita e fomenta iniciativas de empreendedores venezuelanos e migrantes de países vizinhos ao Brasil

Ferramenta é desenvolvida pela ONG Migraflix com o apoio da OIM no marco do projeto Oportunidades

DINO
http://www.migralab.com
Foto da formação gastronômica do Migralab em São Paulo


Ampliar a integração econômica de venezuelanos e migrantes de outros países vizinhos ao Brasil, este é o objetivo da Migralab. A plataforma digital foi desenvolvida ao longo de 2020 pela Migraflix, organização que trabalha com o empoderamento socioeconômico de migrantes e refugiados no Brasil, com o apoio da Organização Internacional para as Migrações (OIM) no marco do projeto Oportunidades.

"A OIM está comprometida com a inserção econômica e autonomia da população migrante no Brasil e este projeto, em parceria com a ONG Migraflix, soma esforços neste sentido. Foi com grande entusiasmo que lançamos essa parceria, pensando nos frutos que ela poderia trazer para as vidas de centenas de pessoas", informa a gestora sênior de programa da OIM, Michelle Barron.

Com acesso gratuito e ilimitado, a Migralab conecta beneficiários a canais de venda online, alavancando ideias nas áreas de gastronomia e oportunidades de intermediação laboral. Os inscritos também podem participar de treinamentos personalizados, mentorias individuais e capacitações. Tudo isso com o suporte da ONG Migraflix, que desde 2015 oferece serviços de catering, palestras e workshops culturais para empresas, feitos por migrantes.

A meta da plataforma é promover um aumento de pelo menos 30% na renda mensal dos participantes, que hoje já somam mais de 800 inscritos de 5 diferentes cidades: São Paulo (SP), Campinas (SP), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS) e Brasília (DF).

Nesta primeira etapa do projeto, as iniciativas focaram no empreendedorismo gastronômico. Por isso, foi criada uma "Trilha de Aceleração de Negócios Gastronômicos", comandada por tutores e especialistas, e a campanha Mi Arepa, que visa fomentar o empreendedorismo e disseminar o legado da gastronomia venezuelana na cultura brasileira. Durante a sua primeira fase em São Paulo, foram convidados cerca de 40 empreendedores para participar de uma aceleração de negócios gastronômicos e, depois de capacitados, ensinar a receita da arepa - iguaria típica da Venezuela - a chefs de renomados restaurantes. Agora, já em fase de replicação, a ação chegou ao Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília.

"Cada restaurante recebeu 2 migrantes venezuelanos para trocar experiências, culturas e criar novos sabores. As arepas criadas estão sendo incorporadas nos cardápios dos restaurantes por tempo limitado e 50% da receita gerada pelas vendas está sendo revertida para os venezuelanos envolvidos. As vendas estão um sucesso", celebra o fundador e diretor-executivo da Migraflix, Jonathan Berezovsky.

De acordo com estimativas oficiais, 264 mil venezuelanos vivem atualmente no Brasil e enfrentam desafios para sua inclusão social e econômica. A pandemia de COVID-19 tornou essa situação ainda mais complexa, levando o projeto Migralab - criado em 2019 como um programa de capacitação profissional e geração de renda para venezuelanos em Boa Vista (RR) - a se reinventar.

"Adaptar o Migralab para o formato digital foi uma missão desafiadora. Felizmente, por meio dessa reinvenção, conseguimos alcançar ainda mais pessoas e gerar oportunidades de seed funding para empreendedores investirem em seus negócios - já temos indicadores concretos de que estão aumentando sua renda progressivamente. Como próximos passos, pretendemos ampliar as funcionalidades da plataforma Migralab e parcerias para que os empreendedores acessem novos canais de venda para seus produtos e serviços", explica Camila Batista, vice-diretora da Migraflix.

A plataforma Migralab é realizada no marco do projeto Oportunidades, implementado pela OIM com apoio financeiro da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID). Estabelecida em 1951, a Organização Internacional para as Migrações (OIM), a agência das Nações Unidas para as migrações, é o principal organismo intergovernamental no campo da migração e trabalha em estreita colaboração com parceiros governamentais, intergovernamentais e não-governamentais.

Fundada em 2015, Migraflix é uma organização social que atua na inclusão econômica e social de refugiados e imigrantes, para a construção de seu protagonismo no Brasil. Com o propósito de conectá-los e capacitá-los para atuar no mercado de trabalho ou com empreendedorismo, os programas desenvolvidos pela organização como: Migralab, Raízes da Cozinha, Raízes da Cidade, Encontro e Meu Amigo Refugiado, que geram renda à comunidade enquanto conscientizam a sociedade brasileira sobre a riqueza que a cultura e a diversidade proporcionam.



Website: http://www.migralab.com
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp