A Unicamp vem promovendo a campanha "Abrace o Futuro" de doações durante a pandemia do novo coronavírus para ajudar seus hospitais, pesquisas, estudantes e projetos sociais vinculados à universidade. Referência no Brasil tanto pela qualidade de ensino quanto, nesse momento de pandemia, pelo seu complexo hospitalar. O Hospital de Clínicas da Unicamp chega a uma população de 6,5 milhões de pessoas da macrorregião de Campinas, com atendimento 100% gratuito pelo SUS e se tornou uma linha de frente no combate à doença.
Foram muitos os desafios enfrentados até o momento e a sociedade foi se reorganizando aos poucos em busca de melhores soluções. Nesse contexto que surge a "Abrace o Futuro" que encontra no apoio coletivo, medidas de manter questões essenciais funcionando da melhor maneira. Mas as barreiras ainda são muitas e a Unicamp segue precisando de doações. Através da plataforma "ajude.unicamp.br" qualquer pessoa ou empresa pode oferecer o seu apoio a uma das 4 causas: hospitais, pesquisas, aprendizado dos alunos e projetos sociais.
A meta é arrecadar 2 milhões de reais para compra de equipamentos de proteção individual como máscaras de 3 ou 4 camadas, aventais bilaminados, aparelhos de tomografia e ultrassom, manter as pesquisas da universidade a todo vapor, prestar auxílio para projetos sociais que necessitam, além de distribuir ferramentas de estudo para estudantes em situação de vulnerabilidade.
A campanha da Unicamp vem sendo apoiada por grandes nomes brasileiros como os artistas Chitãozinho, Xororó, Sandy, Júnior, Gilberto Gil, o atleta César Cielo, dentre inúmeros outros nomes, e faz parte do programa "CovidZero" da startup de inovação tributária Incentiv.me. O programa CovidZero possibilita o redirecionamento do Imposto de Renda de pessoas (até 6%) e empresas (2%) para os projetos selecionados no projeto, além da doação direta para ser convertida em equipamentos — como é o caso da Unicamp.
A startup, através do conhecimento de leis de incentivo fiscal, criou o programa para, apesar das incertezas do momento, buscar possibilidades de repensar e fortalecer quem trabalha em prol do bem-estar coletivo.