15/12/2020 às 09h29min - Atualizada em 11/01/2021 às 16h20min

Tratamento de pacientes crônicos deve ser mantido durante a pandemia

Hospitais organizam fluxos e estratégias para manter atendimento de forma segura

DINO


Faltando pouco para o final do ano, o número de casos confirmados de Covid-19 volta a aumentar em diversos estados brasileiros e, com ele, a necessidade de continuar seguindo as medidas de prevenção propostas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde. Porém, é importante reforçar que pacientes crônicos, que precisam manter seus tratamentos de forma prolongada, não devem deixar de ir ao hospital ou aos consultórios médicos durante a pandemia.

Segundo o dr. Vitor Dominato, clínico geral do CHN, interromper o acompanhamento de quadros oncológicos, cardíacos, renais e de outras especialidades que necessitam de avaliação médica constante e reajuste de medicamentos pode prejudicar a saúde do paciente e até mesmo invalidar o progresso que eles fizeram até o momento.

"Os pacientes que são diabéticos, cardíacos e hipertensos, ou que estejam fazendo tratamentos como diálise, infusão e outros que necessitem de sessões recorrentes, devem manter contato constante com seu médico de confiança e seguir suas orientações para consultas e visitas em hospitais, seguindo todas as medidas de segurança ao sair de casa", reforça o médico.

Segundo Vitor, os hospitais estão preparados para receber pacientes crônicos que não podem deixar de cuidar de sua saúde. "Muitos adotaram fluxos de segurança no início da pandemia que separam as áreas de atendimento de pacientes com sintomas respiratórios em locais exclusivos, muitas vezes em prédios ou andares diferentes dos frequentados por pacientes que precisam de outros tipos de avaliações", afirma o médico.

Outro cuidado que as unidades hospitalares têm adotado para manter a segurança nesse momento é a dedicação de equipes médicas e multidisciplinares para atender apenas pacientes com suspeita de Covid-19. Ou seja, nas outras áreas do hospital, pacientes sem sintomas respiratórios podem contar com o acolhimento de médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde que não estiveram em áreas de diagnóstico e tratamento da doença.

Todas as medidas de higienização, proteção e segurança possíveis foram tomadas e estão sendo mantidas neste momento para assegurar a saúde dos pacientes crônicos, que precisem de atendimento emergencial ou devem passar por procedimentos cirúrgicos que não podem ser adiados. Por esse motivo, segundo o dr. Vitor, eles devem continuar frequentando os hospitais e dar continuidade aos tratamentos propostos.

Zoneamento seguro no CHN

Pacientes crônicos que não apresentam sintomas respiratórios compatíveis com Covid-19 são atendidos nas áreas de zoneamento seguro no CHN, que engloba as Unidades II, III, IV e V. Elas contam com entradas de emergência exclusivas para adultos, crianças e gestantes; consultórios para atendimento, salas para realização de exames e ambientes de espera sem contato com a Unidade I, exclusiva para atendimento de pessoas com sintomas respiratórios. Além disso, a higienização reforçada e as medidas de distanciamento continuam em vigor em todas as Unidades do hospital, que restringem o número de visitantes e estabelece o uso de máscaras e álcool em gel.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp