08/12/2020 às 10h24min - Atualizada em 08/12/2020 às 11h20min

Apesar dos desafios, ter um bom negócio no Brasil é possível, afirma especialista

A economia como um todo tem sofrido com a pandemia em 2020. No entanto, cada vez mais aparecem oportunidades para empreender, especialmente entre as empresas à venda.

DINO
https://meubiz.com.br/
Ponto comercial para alugar


O ano de 2020 entrará para a história como um dos mais difíceis para a economia mundial, em função da pandemia do novo coronavírus. Ainda assim, mesmo em meio à crise que tomou conta dos mercados, empreendedores estão conseguindo lucrar com um bom negócio , apostando na criatividade, agilidade e eficiência.

No ano das incertezas, muitos investidores encontraram uma oportunidade em um mercado em ascensão, que pula processos burocráticos quando se fala em funcionamento de uma empresa e apresenta boas possibilidades de um retorno do investimento em um tempo menor. Essa modalidade se refere às fusões e aquisições de empresas em operação.

As aquisições e fusões de empreendimentos que já estão em funcionamento sempre existiram, mas, nos últimos anos, os negócios aumentaram, inclusive, ao longo de 2020, comprovando um novo comportamento de empresários que optam por ganhar tempo e, consequentemente, dinheiro.

É possível constatar esse cenário através dos números. Segundo estudo da PwC Brasil, empresa especializada em auditoria, consultoria de negócios e assessoria em transações, entre janeiro e setembro de 2020, foram registradas 687 fusões e aquisições de empresas no Brasil, o que significa uma elevação de 19% na comparação ao mesmo período de 2019.

Diferentes motivos explicam o "novo normal" dos investimentos, mas na opinião de Felippe Ferreira, fundador do meuBiZ , plataforma especializada em anúncio de compra e venda de empresas, entre os fatores que têm levado investidores a optarem por esse modelo de negócio se destacam a redução da burocracia, ganho de tempo e retorno do investimento em um espaço de tempo menor. "Ter uma boa ideia, um bom ponto comercial , uma equipe bem treinada, são apenas alguns dos desafios que surgem quando se decide empreender. Partindo dessa ideia, a busca de um bom negócio adquirindo uma empresa já consolidada ganha uma maior atenção.", destaca Felippe.

Na balança dos pontos positivos e negativos em adquirir uma empresa em operação, os benefícios acabam ganhando. Entre as vantagens, o especialista aponta a carteira de clientes fidelizada, estrutura física, maquinário já adquirido, profissionais já qualificados e fornecedores que já conhecem as necessidades do empreendimento. "É totalmente possível realizar um bom negócio comprando uma empresa em funcionamento. As vantagens são inúmeras e bastante atrativas, o que não afasta a necessidade de pesquisar antes de comprar.", destaca Felippe Ferreira.

Para se ter um bom negócio também é preciso ter cuidados

Embora tenha seus pontos positivos, a compra de empresas requer cuidados por parte do investidor. Comprar um empreendimento não significa lucro garantido se a decisão não levar em consideração a empresa que está sendo comprada e qual a situação dela no mercado local, regional ou nacional.

Para o fundador do meuBiZ o comprador precisa, sempre, levantar as informações sobre o empreendimento que pretende adquirir. É importante perguntar e pesquisar possíveis questões judiciais, o real motivo pelo qual o proprietário deseja vender e realizar o levantamento das dívidas a curto, médio e longo prazo. Outro detalhe importante a se atentar é a credibilidade do estabelecimento perante aos consumidores, afinal, a imagem negativa de uma empresa reflete diretamente no sucesso do negócio.

Apesar de todos esses fatores, iniciar uma empresa do zero é ainda mais desafiador. Felizmente, cada dia mais empreendedores enxergam essas vantagens e decidem por comprar uma empresa , ao invés de começar uma desde o princípio.



Website: https://meubiz.com.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp