30/07/2020 às 16h00min - Atualizada em 31/07/2020 às 00h01min

Celer doa 500 testes rápidos de COVID-19 para pesquisa em distrito de Ouro Preto (MG)

Testes para pesquisa em Antônio Pereira, distrito de Ouro Preto, serão aplicados a partir de 3 de agosto em uma amostra definida aleatoriamente por critérios estatísticos. Ministério público recomendou a realização do estudo.

DINO
https://celer.ind.br
Celer doa testes COVID-19 para pesquisa


A Celer doou 500 unidades do One Step Covid-19, teste rápido que identifica a presença de anticorpos relativos ao novo coronavírus, para a realização de uma pesquisa que irá retratar a evolução da epidemia em Antônio Pereira, distrito do município de Ouro Preto (MG). Os testes serão aplicados a partir de 3 de agosto em uma amostra definida aleatoriamente por critérios estatísticos. Quando for registrado resultado positivo em algum morador da residência, os outros familiares também serão testados.

Além do teste, as pessoas selecionadas responderão a um questionário sobre sua adesão às medidas preventivas contra a COVID-19 e estado geral de saúde no momento. Os resultados da pesquisa darão origem a um inquérito soroepidemiológico que irá embasar políticas públicas de combate à doença em Antônio Pereira e no município de Ouro Preto como um todo.

A pesquisa será conduzida pelo Laboratório de Epidemiologia (LEPI) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em parceria com a prefeitura local. O trabalho de campo será realizado por uma equipe multidisciplinar de alunos, sob a supervisão de profissionais experientes.

Ministério público recomendou a realização da pesquisa
A coordenação dos trabalhos é feita pela médica infectologista Carolina Ali Santos, que integra a equipe do LEPI e é professora da Escola de Medicina da UFOP. A especialista também faz parte comitê técnico da prefeitura para o enfrentamento do coronavírus. Ela explica que a recomendação para a realização da pesquisa veio do Ministério Público de Minas Gerais, em razão de algumas características do distrito que podem facilitar a disseminação da doença.

"A economia da localidade se baseia muito na atuação de mineradoras, o que resulta em uma intensa circulação de pessoas. Além disso, o distrito conta com alojamentos e dormitórios para trabalhadores dessas empresas", comentou. Carolina lembra ainda que o primeiro caso de COVID-19, e também o primeiro óbito, de Ouro Preto foram registrados em Antônio Pereira. "Esse conjunto de particularidades indica que a situação do distrito precisa ser estudada para que as medidas de combate à epidemia sejam mais efetivas", concluiu.

A importância da testagem para combater a epidemia
O One Step Covid-19 segue sendo adotado por gestores públicos para mensuração do avanço da doença. No município de Betim (MG), o teste rápido da Celer também está sendo utilizado para a realização da pesquisa "Soroprevalência para SARS-CoV-2 em residentes de Betim, MG, 2020".

Saiba mais sobre o One Step Covid-19



Website: https://celer.ind.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp