24/03/2022 às 12h18min - Atualizada em 24/03/2022 às 12h50min

Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto reinaugura sua biblioteca

SALA DA NOTÍCIA Verbo Nostro


A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto reinaugura seu novo espaço gratuito de celebração à literatura e de estímulo à leitura: a Biblioteca das Artes Lucília Junqueira de Almeida Prado, que está instalada em um espaço totalmente reformulado dentro da sede da entidade (Rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jd. América). A reinauguração do espaço acontece no próximo sábado (26/3), a partir das 10 horas, com a contação “Histórias de Suassuna”, com Márcio Bah. O evento é gratuito e aberto à população.

Após um ano de obras, o projeto de revitalização do espaço transformou o próprio acervo da Fundação do Livro e Leitura em uma biblioteca, com nova pintura, novas estantes e adequação para receber o público também em atividades complementares à consulta dos livros, como teatro, música, cinema, palestras, contações de histórias, saraus, oficinas e lançamentos, com participação de artistas e escritores de Ribeirão Preto e cidades vizinhas. “A Fundação entende a biblioteca como um organismo vivo. Assim, a agenda de atividades e a expansão do acervo e de novas propostas está diretamente ligada ao movimento dos leitores”, destaca a bibliotecária e assistente de programação da Fundação do Livro e Leitura, Mariane Leonel  dos Santos, lembrando que o acervo atual foi formado exclusivamente por doações.

Com a reestruturação, a biblioteca coloca à disposição dos leitores um acervo físico com mais de 4.500 mil volumes, todos disponíveis para pesquisa e leitura no local. “A diversidade é grande, mas o foco é na literatura produzida por autores de Ribeirão Preto e região, além de literatura de ficção, nacional e estrangeira”, esclarece Mariane Leonel dos Santos. A biblioteca tem capacidade de receber 35 pessoas sentadas e 70 de público volante.

Inauguração
Para marcar a inauguração da Biblioteca das Artes haverá uma sessão especial de contação de história, no sábado (23), às 10h, com o músico e ator Márcio Bah. O tema é “Histórias de Suassuna”, celebrando a importância da vida e obra do escritor pernambucano Ariano Suassuna, um dos grandes nomes da cultura nordestina, principalmente no teatro, e autor homenageado da edição de 2022 da FIL - Feira Internacional do Livro, que acontece no mês de agosto. Para participar é obrigatório o uso de máscara e apresentação do cartão vacinal.


Viabilizada por meio do Edital ProAc 17/2020 – Manutenção e Modernização de Espaços Culturais Independentes no Estado de São Paulo, o trabalho de reestruturação e revitalização da Biblioteca das Artes Lucília Junqueira de Almeida Prado teve início em março de 2021 e, agora, alcança sua nova e principal etapa, que é a abertura à população. Quem quiser explorar o mundo mágico e encantado dos livros, basta fazer o cadastro, diretamente no local.

Homenagem
Fundada em 2014, a Biblioteca das Artes leva o nome de Lucília Junqueira de Almeida Prado, escritora infantojuvenil nacionalmente premiada - inclusive com um Jabuti -, autora de mais de 60 livros publicados, além de dez contos e um romance para o público adulto. Entre os leitores acima de 50 anos, impossível quem não se lembre de “A Terra é Azul”, um dos grandes sucessos de Lucília. “A missão da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é fomentar e difundir o gosto pela literatura e o prazer pela leitura, sempre focando e acreditando na educação como potente ferramenta de ações que transformam vidas e a sociedade”, destaca Dulce Neves, presidente da Fundação.


Mais informações através do telefone (16) 3911-1050.

Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade, considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, ao longo de seus 20 anos, a Fundação ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A entidade se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp