24/03/2022 às 12h30min - Atualizada em 24/03/2022 às 12h50min

Equipes do IBMR prestarão auxílio gratuito para declaração de IR

Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal do Centro Universitário atenderá cidadãos às terças e sextas

SALA DA NOTÍCIA Leticia Simões
Divulgação IBMR


Mesmo que simplificado, o processo de declaração do Imposto de Renda ainda é uma atividade que causa certa aflição em parte da população. Seja por receio de errar, ou por não ter a paciência exigida para a atividade, muitos recorrem a pessoas próximas, ou mesmo, pagam um especialista para executar o preenchimento correto dos dados. Para quem se encaixa nesse perfil de contribuinte, o Centro Universitário IBMR – instituição da Ânima Educação – oferece auxílio gratuito! Por meio do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), as equipes atendem os cidadãos às terças e sextas, das 14h às 17h, no Campus Barra, por meio de agendamento prévio no site da Receita Federal.

Essa é uma prestação de serviço já tradicional do NAF, que ano após ano, ajuda centenas de cidadãos com a declaração do Imposto de Renda. A iniciativa é parte das atividades extra classe do curso de Ciências Contábeis do IBMR e os atendimentos envolvem cerca de 30 alunos a cada semestre. O auxílio é uma parceria entre o Centro Universitário e a Receita Federal do Brasil.

Para ser atendido pelo NAF, o cidadão deve acessar o site da Receita, checar datas e horários disponíveis e encaminhar e-mail para . O atendimento será confirmado pelas equipes do Núcleo. Para fazer a declaração é necessário apresentar documento de identidade e CPF. “Trata-se de um serviço de extrema importância, pois permite aos alunos envolvidos aprofundarem nas questões relativas à declaração de IR, ao mesmo tempo em que ajuda a sociedade no cumprimento dessa obrigação fiscal junto à Receita Federal”, destaca Bruno Campos, coordenador dos cursos de Ciências Econômicas do IBMR.

O prazo para declaração do IR se encerra em 29 de abril.

Mais prestação de serviço
A partir de maio, o NAF do IBMR vai apoiar a população para abertura de MEIs – Microempreendedores Individuais. De acordo com dados do Sebrae, em 2021, mais de 3,9 milhões de empreendedores formalizaram micro e pequenas empresas no país, ou se registraram como MEIs. Em relação ao ano anterior, o volume representa um crescimento de 19,8%.

Segundo o Sebrae, a abertura de microempresas tem aumentado de forma consistente ao longo dos anos. Em 2018, esse universo era de 540,6 mil. No ano seguinte pulou para 579,3 mil e, em 2000, 579,5 mil foram registradas no Brasil.

Sobre o IBMR
Com o propósito de transformar vidas promovendo o saber e a empregabilidade, o Centro Universitário IBMR está entre os três melhores centros universitários privados do estado do Rio de Janeiro, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). Os campi estão localizados na Barra, Botafogo e Catete. São 52 anos de tradição em ensino superior oferecendo mais de 60 opções de cursos de graduação nas modalidades presencial, semipresencial e EAD, além de pós-graduação lato sensu e extensão.

As melhores práticas acadêmicas já renderam ao Centro Universitário IBMR o 1º lugar na avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) em Biomedicina e Fisioterapia, entre as escolas privadas do Rio de Janeiro. A Clínica-escola é referência em ações de responsabilidade social, bem-estar e cuidados de saúde. Os alunos realizam, sob supervisão de profissionais da área, atendimentos humanizados, personalizados e gratuitos em instalações modernas e confortáveis. A instituição preza em oferecer um ensino acessível, próximo e completo baseado em seus pilares de empregabilidade, infraestrutura completa, proximidade e acessibilidade.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp