24/03/2022 às 12h37min - Atualizada em 24/03/2022 às 12h50min

Os 6 benefícios da gamificação para treinamentos corporativos

SALA DA NOTÍCIA Redação


A gamificação para treinamentos corporativos significa o uso das mecânicas de jogos para engajar os colaboradores no aprendizado, como as pontuações e seu ranqueamento, os prêmios e recompensas, e as missões e seus objetivos.

Assim, ao invés de serem ensinados por meio de um plano de aulas presenciais, a gamificação permite que seja estabelecido trilhas de conhecimento lineares ou agrupadas capazes de entregar interatividade e autonomia aos participantes.

Segundo dados coletados pela Review 42, 95% dos colaboradores gostam de usar elementos de jogos em seus trabalhos e 72% dos profissionais relatam que a gamificação os incentiva a se dedicarem mais aos seus trabalhos.

Benefícios da gamificação para treinamentos corporativos

Sabendo o que é  a gamificação para treinamentos corporativos, é igualmente importante conhecer quais são os seus benefícios para a organização que a aplica. Pensando nisso, a Niduu, aplicativo que usa os elementos de games e microlições para desenvolver colaboradores, elencou seis benefícios da gamificação para treinamentos corporativos.

1- O aprendizado se torna divertido

A verdade é que o treinamento pode não ser visto de uma forma positiva para os colaboradores, podendo levar questionamentos da necessidade de se capacitar e se perderão o dia de trabalho para realizar os treinamentos. 

Por outro lado, a gamificação entrega o benefício dos colaboradores se divertirem enquanto aprendem, sendo simples e proporcionando recompensas. Inclusive, junto à gamificação também pode ser aplicado o mobile learning, fazendo com que o treinamento se torne online através do celular. Os resultados desse primeiro benefício, além de participantes engajados na capacitação, é a maior possibilidade de se lembrarem do conhecimento entregue nos módulos de ensino.

 

2 - O ensino é interativo

Na gamificação, ao invés de manter os colaboradores focados em uma tela de computador ou em uma sala de aula assistindo a palestra, torna-se possível entregar uma capacitação interativa em que os participantes interagem em diversos cenários e situações reais do cargo.

Além disso, também existe a possibilidade de proporcionar uma abordagem realista e entregar um conhecimento mais profundo por meio de materiais de valor, estimulando tanto o talento como indivíduo quanto como toda a equipe.

 

3 - O feedback é em tempo real

Com a gamificação para treinamentos corporativos, o feedback acontece em tempo real porque a solução em capacitação corporativa escolhida para elaborar as trilhas de conhecimento para a organização proporciona o acompanhamento da evolução dos participantes.

Sendo assim, o feedback é contínuo à medida que o treinamento avança, assim como surge a chance de identificar lacunas de conhecimento dos colaboradores durante o treinamento e aplicar novas capacitações para supri-las.

 

4 - Promove a mudança de hábito

A gamificação é capaz de promover a mudança de hábito nos colaboradores por meio de recuperação repetida e repetição de espaço. Por exemplo, os módulos de ensino podem ser divididos em quatro etapas com uma semana de folga entre eles.

Esse modelo de ensino proporciona maior retenção de conhecimento e mais tempo para autorreflexão e promoção de mudança de hábitos nos talentos da organização, fazendo com que o resultado seja mais eficiente e ocorra a diminuição de erros comportamentais no trabalho.

 

5 - Retém os colaboradores

A retenção de colaboradores e o combate à rotatividade acontece porque a organização está investindo na capacitação e desenvolvimento dos talentos, fazendo com que eles se sintam parte da empresa e estimulando o sentimento de valorização dos mesmos.

Portanto, a retenção acontece naturalmente. Inclusive, vale ressaltar que organizações que não investem em treinamentos corporativos tendem a apresentar taxas de turnover mais altas se comparadas àquelas que investem em seus colaboradores.
 

6 - Os resultados financeiros são significativos

Como aponta uma pesquisa realizada pela eLearning Industry, organizações que utilizam o modelo de treinamento gamificado são capazes de economizar até 50% mais se comparado aos modelos de treinamentos presenciais.

Além disso, a economia também é realizada ao não ser necessário se preocupar com o aluguel do lugar para a capacitação, a presença do palestrante, o transporte e alimentação dos colaboradores e a perda do dia de trabalho dos mesmos.

Por fim, a gamificação mostra seu valor em diversos momentos e aspectos de uma organização, otimizando o capital humano e impulsionando os resultados internos e externos do negócio. Portanto, a gamificação para treinamentos corporativos tem ganhado espaço no mercado e tem feito, cada vez mais, parte do dia a dia de empresas que buscam investir em seus colaboradores. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp