24/03/2022 às 10h22min - Atualizada em 24/03/2022 às 12h40min

Leonardo Castelo analisa o mercado do franchising no Brasil

Rei do Franchising preside a 300 Franchising

SALA DA NOTÍCIA 300 Franchising Exponencial


Ao analisar o franchising no Brasil, Estados Unidos e China há uma diferença. Está no número de unidades e no padrão de crescimento das marcas. Em nosso país, a média de  cada franqueada é de 50 franquias e no exterior esse número é 200. Nos próximos cinco a dez anos, entendo que o segmento brasileiro se consolide dessa forma com líderes de mercado devido ao processo de aceleração. Grandes franquias, com maior quantidade de espaços, têm uma similaridade: todos cresceram rápido, com velocidade, exponencialmente.

Para isso é preciso compreender os métodos para escalar o negócio, identificar aceleradoras com maior poder de execução a curto prazo e sustentabilidade no longo período. Afirmo que a vantagem competitiva do franchising é crescer rápido. Para isso é preciso usar ferramentas, sendo a tecnologia a principal delas, aliada a uma boa equipe de vendas e comunicação com marketing. Compreende a alta performance como resultado da velocidade, sobretudo na tomada de decisão, atitudes e gestos na gestão, a cultura baseada na transparência e fatos e dados para decidir. Para empreender com alto impacto precisa ter análise de números.

A denominação de aceleração surgiu das startups. No franchising o nome usado era ‘processo de expansão’, basicamente, venda de franquia. O termo aceleração passou a ser usado por nós na 300 Franchising Exponencial. Também adotamos a alta performance, um conceito de origem na Endeavor. Para esse crescimento acelerado, usamos de um método, análise de gestão, checagem de fluxo de caixa e verificação de processos escaláveis para expandir os negócios dos nossos franqueados. Porém, não enxergo como venda de franquia. É venda de negócio.

Também compreendo que as empresas com melhores desempenhos têm empreendedores de destaque. É importante saber quem é a pessoa que está por trás do negócio, das ações, dos resultados. Fundamental conhecer os sócios. A aceleração está atrelada a isso porque é necessário que o gestor tenha alto rendimento. Essa transformação no cenário brasileiro do franchising compreende a necessidade de consolidar mentes empreendedoras e, sobretudo, pensar no cenário depois de os negócios estarem consolidados.  Costumo dizer que não existe uma persona ideal para empreender no franchising porque você pode ter um perfil que entenda de gestão e outro que entenda de vendas. Ambos precisam se desenvolver em algum aspecto.

Leonardo Castelo, CEO da 300 Franchising e Co-Founder da Ecoville; empreendedor Endeavor Global; empreendedor do ano pela Ernst & Young e autor do livro Sonhe, Acredite e Faça, da Editora Gente.
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