Quem trabalha com startups, scale-ups e unicórnios, provavelmente já ouviu o termo “dor de crescimento''. Como o surgimento desse tipo de empresa aumenta a cada ano, a inovação se torna uma meta constante e, consequentemente, isso impacta no bem-estar da equipe. Neste cenário, a scale-up Alana AI, uma das principais referências em soluções de inteligência artificial da América Latina, conseguiu superar essa dores ao apostar no equilíbrio resultante da gestão de pessoas e a implementação organizada do trabalho remoto, o que resultou na retenção de 92% dos seus colaboradores em 2021.
Na startup, a ideia é que todos os seus pontos cresçam juntos. Dessa maneira, o recrutamento, treinamento e avaliações de performance são pensadas e realizadas de modo a integrar o colaborador com a equipe, para que ele não se sinta apenas mais um funcionário dentre muitos. Essa lógica é aplicada no desenvolvimento de times em diversos lugares do mundo, sempre no formato home-office.
“Uma marca só aumenta a sua produtividade e desenvolve métodos eficientes de experiência do consumidor se a sua base de profissionais se sentir acolhida, integrada e motivada por uma visão de liderança", explica o CEO da Alana AI, Marcel Jientara. “A felicidade dos funcionários e uma autonomia produtiva, porém guiada com estratégias claras, são caminhos fundamentais para garantir a escalabilidade da empresa”, completa.
Time de alta performance
Um dos maiores desafios das scale-ups é encontrar um equilíbrio de crescimento. De acordo com o Syhus, 73% dos empresários de sucesso acreditavam ter boas habilidades de gestão. Ou seja, não há como um grupo crescer sem harmonizar o seu escalonamento para todos os setores e cargos, desde estagiários até as posições de chefia.
"A missão da Alana AI é preparar o caminho para o surgimento de conexões reais entre pessoas e marcas, fomentando negócios sustentáveis e trazendo benefícios tangíveis para todos. Isso só está sendo possível por termos como foco ajudar o colaborador a também criar uma conexão real com a sua função e a própria equipe", destaca Jientara.
Ao contrário de empresas tradicionais, avaliações de performance na startup são realizadas a cada 15 dias. A recorrência nesse processo é importante para ressaltar cada conquista dos funcionários, assim como resolver qualquer empecilho em um espaço curto de tempo e de forma efetiva.
Trabalho remoto
O acompanhamento de colaboradores e diversas outras atividades precisaram ser adaptadas com a chegada da pandemia de Covid-19 e o estabelecimento do trabalho remoto e híbrido. Contudo, a Alana AI já utilizava o modelo não presencial antes do coronavírus, especialmente por investir na Inteligência Artificial (IA) para revolucionar o atendimento ao cliente.
O artigo “O futuro do trabalho: como as novas tecnologias estão transformando as tarefas”, do MIT e do laboratório da IBM Watson AI, que conduz pesquisas relacionadas à inteligência artificial, mostrou que para a grande maioria da sociedade a revolução da automação não deve significar robôs físicos substituindo trabalhadores humanos. Por outro lado, os algoritmos serão protagonistas, o que torna a inteligência artificial um elemento fundamental em diversos empregos.
A tecnologia é a responsável por assegurar pontos como a cibersegurança e a comunicação online, temas indispensáveis para a gestão de pessoas e, consequentemente, o modelo scale-up. “Soluções como a IA permitem uma cultura de autonomia nas empresas, e não de comando e controle como a vista em muitas das grandes corporações e que, várias vezes, bloqueiam um crescimento escalável”, afirma Jientara.