23/03/2022 às 13h31min - Atualizada em 23/03/2022 às 15h20min

O que é ESG e como pode impactar o seu negócio?

SALA DA NOTÍCIA Victor A


 

Manter uma empresa hoje depende de quesitos variados, que não só eram vistos com pouca importância pelo mercado antigamente, como em alguns casos se tratam de elementos que sequer existiam. Sendo importante seguir o modelo ESG, por exemplo.

 

Uma ação que trabalha com três frentes que por muito tempo eram ignoradas pelo meio empresarial. Indo em um movimento contrário à situação do mercado nos dias atuais, que além das responsabilidades com o seu setor, preciso estar atento a campos maiores.

 

Sendo possível citar a atenção que a causa ambiental vem conquistando nos últimos anos, dentro de um movimento de amplas abordagens, a falar sobre o processo de reciclagem, reutilização de matérias-primas, além da redução dos seus impactos na natureza.

 

Uma situação que é vista com preocupação por parte do público, e ao mesmo tempo passa a ser algo a levantar a atenção do mercado. Com um restaurante a fazer uma frequente manutenção de cozinha industrial, para garantir a qualidade deste local.

 

Mas além da preservação de uma ambiente limpo e higiênico - o que se procura quando se fala de um estabelecimento que trabalha com alimentos - existe também uma questão 

ambiental associada à manutenção desses espaços, como no descarte ideal dos resíduos.

 

Assim como na verificação da fiação elétrica do espaço, a alimentar eletrodomésticos e aparelhos necessários para o funcionamento de uma cozinha industrial. Já que um sistema danificado pode resultar em fuga de energia, impactando o ambiente e a conta de luz.

 

Garantindo com que seja importante para um negócio similar observar a sua instalação de energia elétrica, já que qualquer problema relacionado a ele pode resultar em problemas graves, até mesmo em níveis ambientais ou culturais.

 

Como o incêndio ocorrido no Museu Nacional em 2018, no Rio de Janeiro, resultado das más condições de preservação do local, que resultou em um evento catastrófico para a cultura do país, destruindo evidências históricas ali preservadas.

 

E da mesma forma com que o público cobra dos órgãos governamentais a cuidarem das instituições públicas, o mesmo tipo de demanda passa a ser direcionado também às empresas, que não deixam de ter uma certa responsabilidade sobre o local em que atuam.

 

Em uma relação a ser observada tanto pelo público como pelas companhias, que buscam receber de suas audiências uma avaliação positiva, aumentando dessa forma suas chances de angariar novos consumidores. Pontos a serem conquistados pelo sistema ESG.

ESG - Uma sigla importante para o mercado

O sistema comercial trabalha com uma série de diferentes estratégias, de acordo com os seus objetivos e da forma com que esse negócio pretende trabalhar junto do seu público. Com as tendências levantadas por tal audiência tratando de um ponto importante.

 

Pois o processo de conversar com sua audiência depende muito do seu comportamento em relação a tal público, sendo preciso responder às demandas levantadas por grupo, de forma a amplificar os resultados comerciais a serem alcançados por tal companhia.

 

Como uma empresa que realiza serviços de faxina, cuja sua cotação de serviços de limpeza depende do tipo de atividade a ser oferecida por essa companhia, junto também das ações procuradas pelo seu público, a oferecer algo de benéfico para ambos os lados.

 

A questão é que por anos, a maior demanda em relação ao público esteve focada somente nos produtos, dentro de um processo que passou a se modificar, com o consumidor levantando outras bandeiras, enquanto decide se realiza uma compra ou não.

 

Entre os pontos a serem levantados, destaca-se o posicionamento dessa companhia em relação ao ambiente em que ela se encontra, como seus cuidados com a natureza, a sua relação social com o seu público, junto a outros tópicos relacionados.

 

De acordo com a sua missão e os seus valores definidos. Sendo importante para ela se manter fiel àquilo que prega, para que não se trate apenas de uma fachada de marketing, mas sim de uma estratégia enraizada nas ações da empresa.

 

E foi justamente visando isso que foi desenvolvido o sistema nomeado como ESG, que de forma geral trabalha com três tópicos de importância para uma empresa no cenário moderno, sendo eles o lado ambiental, social e a governança dessa companhia.

 

Cada um estando respectivamente associado aos termos que dão nome a essa estratégia em inglês, “Environmental, Social and Governance”. Pontos a serem seguidos tanto por um projeto de terraplenagem como por um vendedor de roupas.

 

Já que cada negócio, de pequeno ou de grande porte, possui suas responsabilidades específicas com o cenário com o qual atua, devendo se adaptar para responder a essas demandas naturais, caso não queira ver o seu negócio sendo visto negativamente.

 

E para que o seu negócio esteja alinhado às demandas modernas do público, é importante observar cada um desses aspectos, de acordo como eles podem influenciar nas decisões a serem tomadas na administração do seu empreendimento, visando melhorias.

Environmental (ambiental)

O primeiro aspecto está ligada às causas ambientais, e de como é responsabilidade das empresas cuidarem do ambiente ao qual elas se encontram, abandonando o comportamento predatório que a indústria praticava antes.

 

Principalmente por existir do público uma preocupação cada vez maior com essas demandas, reconhecendo como o ambiente está afetado principalmente pelas atividades industriais, que se não elaboradas podem resultar em problemas como:

 
  • Aquecimento global;
  • Desmatamento;
  • Escassez de água;
  • Poluição do ar.
 

Tópicos que devem ser vistos com preocupação pelos mais diversos tipos de serviços, como no acompanhamento de obras, que além de apresentar o andamento de uma obra, deve comprovar ao público a adoção de métodos corretos de descarte, entre outras ações.

Social

O lado social sempre teve sua relevância, por lidar diretamente com a situação do seu público, com cada empresa tendo que adotar diferentes estratégias comerciais de acordo com a realidade de sua audiência alvo, em cima de questões culturais e financeiras.

 

O que vem mudando é a maneira com que tal aspecto passa a ser visto, agora como uma preocupação de maior importância, cabendo às empresas repensarem a posição que tais companhias têm na vida das pessoas, e de como ela pode ter um impacto positivo.

 

Existindo diversas maneiras para que uma empresa possa agir nesse sentido, independentemente do seu setor. Como uma fábrica de cobertura metálica, que pode olhar para o assunto na forma com que seus funcionários são contratados, com programas socialmente inclusivos 

Governance (governança)

Por último é importante citar os próprios métodos de administração a serem adotados por tais empresas, a estarem alinhadas aos conceitos anteriormente levantados, além de outras práticas que podem ajudar com que esse negócio tenha uma boa visibilidade.

 

Através de decisões que estejam alinhadas às demandas sociais do seu público consumidor, ao olhar tanto para a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, como para as preocupações externas que devem ser implementadas na gestão de um negócio.

 

Com tais aspectos tendo que ser vistos como questões estruturais para a administração de um projeto, assim como na base de uma laje de protensão a ser implementada, durante a construção de tal espaço no processo de edificação de um imóvel.

 

E após observar esses três pontos, uma série de estratégias pode ser adotada dentro dos seus negócios, a permitirem com que ele conte com uma melhor percepção por parte da sociedade como um todo, com destaque para o seu público-alvo.

Impacto do ESG nas empresas de hoje

O sistema ESG serve atualmente como um parâmetro para uma série de decisões a serem tomadas dentro da administração de um negócio, servindo como a base para outros conceitos importantes para uma companhia dentro do cenário atual.

 

Como é o caso do marketing verde, no qual uma empresa deve trabalhar intimamente com questões voltadas à preservação do meio ambiente, adotando métodos que atuem tanto nessa manutenção, como na diminuição de possíveis impactos causados por seu negócio.

 

Como o descarte correto de resíduos ou a atenção ao nível de energia que está sendo gasto por essa empresa, com o uso adequado de uma régua de tomada com fusível podendo evitar esse tipo consumo exacerbado de energia por parte de uma companhia.

 

E quanto mais socialmente adequada a sua empresa se comprometer, melhor poderá ser a percepção de tal negócio, a exibir selo de certificação voltado justamente a esse tipo de questão, como a causa ambiental e o destino adequado dos seus resíduos produzidos.

 

Chegando assim a pontos que podem aumentar o engajamento a ser alcançado por essa companhia em relação ao seu público, assim como ao número de vendas a ser conquistado por essa empresa, diante dessa associação positiva junto à sua audiência.

 

Tudo diante não só da qualidade de um produto, mas também da adequação sócio ambiental da empresa responsável por sua produção.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp