23/03/2022 às 11h10min - Atualizada em 23/03/2022 às 15h10min

Thoughtworks e Digital House anunciam programa para inclusão de pessoas com deficiência no mercado de TI

São oferecidas 35 bolsas 100% integrais, destinadas a pessoas com deficiência maiores de 18 anos, com ensino médio completo e residentes no Brasil. 

SALA DA NOTÍCIA Henrique Aragão
Digital House
Imagem: Shutterstock


Pesquisa realizada pela Secretaria dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Estado de São Paulo em 2021 revelou que 66% das pessoas com deficiência (PCDs) entrevistadas tiveram dificuldade em ingressar no mercado de trabalho, enquanto mais de 83% possuem interesse em cursos de qualificação – principalmente os que capacitam para profissões relacionadas aos setores de Tecnologia da Informação (TI) e internet, que devem predominar e gerar as mais vantajosas oportunidades no mercado de trabalho para esse ano.


Com o objetivo de gerar impacto social positivo e promover a inclusão de PCDs no promissor mercado de TI, a Thoughtworks, consultoria global de tecnologia, anunciou o Programa Inclua. A iniciativa tem como objetivo oferecer oportunidade para pessoas com deficiência aprenderem programação, conquistarem mais espaço no mercado de trabalho e, ainda, participarem de um processo seletivo para vagas de desenvolvimento de software na empresa, reconhecida por sua cultura inclusiva e suas práticas inovadoras na indústria de tecnologia.


Em parceria com a Digital House, instituição educacional cuja missão é transformar a vida das pessoas com formação em disciplinas digitais, a consultoria está lançando um curso de programação back-end Java, 100% gratuito, voltado exclusivamente para pessoas com deficiência, que deverá ser comprovada por meio de envio de laudo médico, cuja deficiência se enquadra na Lei de Cotas, de nº 12.711/2012. 


Integralmente financiado pela Thoughtworks, o curso é a porta de entrada para o Programa Inclua, que contará ainda com workshops e treinamentos internos para promover reflexões e apoiar a preparação de pessoas, projetos e áreas na construção de uma experiência inclusiva e não capacitista. 


Acreditamos que é preciso ir além da diversidade: em busca da equidade na tecnologia. Inclusão não é um favor. É compromisso com a ação. Um movimento constante diante dos desafios e a intencionalidade nas ações é o caminho. Continuamos aprendendo e nos esforçando coletivamente para aumentar a presença e, mais importante, o avanço de grupos sub-representados no setor de tecnologia.” diz Grazi Mendes, head de Diversidade, Equidade e Inclusão da Thoughtworks.


Ficamos muito felizes pela oportunidade de parceria com a Thoughtworks e estamos comprometidos em formar e preparar essas pessoas selecionadas para o mercado de trabalho” explica Cristiano Santos, CGO – Chief Growth Officer da Digital House.


O curso

As aulas, na modalidade remota e ao vivo, serão oferecidas no período noturno, três dias na semana: segunda, quarta e sexta-feira, das 19h às 22h. Residentes em qualquer parte do Brasil podem se inscrever. Pessoas de grupos sub-representados na indústria de TI, autodeclaradas pretas e pardas, e mulheres (cis e trans), terão preferência no processo seletivo. As inscrições devem ser feitas até segunda-feira, 28 de março, neste link. Os alunos terão a possibilidade de contratação pela Thoughtworks.


Para serem selecionados, os participantes deverão concluir todas as etapas do processo seletivo, começando pela inscrição no site e envio do laudo médico comprobatório de deficiência no período entre 15 e 28 de março, até as 23h59. Os que prosseguirem terão o período de 16 a 30 de março para se preparar ao desafio online, que será realizado entre os dias 31 de março e 3 de abril de 2022.


Os candidatos mais alinhados com as prioridades do programa serão convocados para a etapa de entrevistas com a equipe da Thoughtworks a partir do dia 5 de abril. As entrevistas e matrículas vão ocorrer entre 6 e 20 de abril  e o curso terá início no dia 25 do mesmo mês.


As inscrições já estão abertas e podem ser feitas aqui até 30/03.


Informações sobre o mercado de trabalho para PCDs:

  • Mais de 24% da população brasileira possuem algum tipo de deficiência. Isso equivale a 45 milhões de pessoas. Já inseridos no mercado de trabalho, o número é de apenas 1%. São mais de 44 milhões de desempregados (segundo o censo de 2010 do IBGE, último realizado no país); 
  • Em 2019, havia 523,4 mil trabalhadores com deficiência empregados, um aumento de 75% em relação a 2018, segundo pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que revelou ainda uma queda de cerca de 21.666 vagas formais para pessoas com deficiência de janeiro a setembro nesse ano. Esse congelamento interrompeu o avanço de inclusão que acontecia no país.
  • Entre os meses de janeiro e maio de 2021, empresas de tecnologia enviaram pouco mais de 300 convites para pessoas com deficiência participarem de processos seletivos de emprego. Isso representa apenas 1,6% dos envios gerais realizados no mesmo período pela plataforma, de acordo com pesquisa da startup Revelo.

 

Sobre a Thoughtworks

A Thoughtworks é uma consultoria global de tecnologia que integra estratégia, design e engenharia para alavancar a inovação digital. Somos mais de 10 mil pessoas distribuídas entre 48 escritórios e em 17 países. Há mais de 27 anos, trabalhamos junto com nossos clientes para criar impacto extraordinário, usando a tecnologia como diferenciador para ajudá-los a resolver problemas de negócio complexos

 

Sobre a Digital House

Fundada em 2015, a Digital House (DH) é uma instituição educacional cuja missão é transformar as vidas das pessoas por meio da formação em disciplinas digitais. Com alunos em todo o Brasil e na América Latina, a DH é a comunidade de educação referência na região.

Com cursos 100% a distância e aulas ao vivo, a Digital House desenvolve junto aos seus alunos um trabalho focado na prática e no preparo para a vida profissional, com acompanhamento e suporte do Departamento de Carreiras para a inserção no mercado de trabalho e com taxa de empregabilidade de 95%, segundo último levantamento interno realizado.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp