22/03/2022 às 16h45min - Atualizada em 23/03/2022 às 00h00min

Conheça Renato Teixeira, o precursor do sertanejo folk

Renato Teixeira é um dos maiores nomes da música brasileira. Transitando entre o sertanejo, o folk e a MPB, Renato fundou uma nova vertente: o sertanejo folk.

SALA DA NOTÍCIA Camila Mateiro - New Music Brasil
http://newmusic.digital/


 

Renato Teixeira nasceu dia 20 de maio de 1945. Com 76 anos de idade, o taurino tem uma das carreiras mais clássicas, aplaudidas e homenageadas, tanto nacionalmente, quanto internacionalmente. Afinal, é meio século criando histórias e reinventando a música brasileira.

 

O amor pela música é nutrido pela família Teixeira. Renato, é a quinta geração de músicos a compor sua família. Seus patriarcas tocavam em igrejas, pequenas apresentações em reuniões e em eventos formais. Dessa forma, Renato, ainda na adolescência, começou a esboçar as suas primeiras composições.

 

A década de 60 foi extremamente importante em sua vida. Seu primeiro trabalho foi como radialista na rádio Difusora da Taubaté, interior de São Paulo. Em 1967, compôs o seu primeiro sucesso, o single ‘‘Dadá Maria’’, interpretado por Gal Costa. No mesmo ano, Roberto Carlos cantou ‘‘Madrasta’’, também da autoria do Renato, no festival da emissora TV Record.

 

Esses foram os primeiros passos do Renato na indústria musical. Dez anos após o seu sucesso inicial, o músico decidiu modernizar, moldar e dar o seu próprio toque na música regional e caipira, sem tirar a essência principal do gênero. Foi então que, em 1977, foi escrita ‘‘Romaria’’. 

 

Em um primeiro momento, ‘‘Romaria’’ foi eternizada pela cantora Elis Regina. Após o sucesso da sua versão ser tão grande, Renato gravou a faixa. Desde então, ‘‘Romaria’’ é considerada a vigésima sétima faixa mais regravada do Brasil, contabilizando 107 regravações. 

 

Nesse momento, Renato consagrou-se como o pai do sertanejo folk. Singles como ‘‘Tocando Em Frente’’ com Almir Sater e ‘‘Frete’’, tema de abertura do seriado global Carga Pesada, entraram na lista de clássicos da música brasileira e são tocados até hoje.

Renato foi reconhecido inúmeras vezes pelo seu repertório musical. Suas faixas, chamadas muitas vezes de ‘as primeiras poesias cantadas’, foram premiadas em eventos internacionais. O álbum ‘‘Ar’’, junto com Almir Sater, venceu o Grammy Latino em 2016. No mesmo ano, outra faixa do projeto também foi indicada como Melhor Canção em Língua Portuguesa, ‘‘D de Destino’’. 

 

Sua paixão pela música caipira transborda tanto que decidiu trazer o sertanejo moderno para si. Dia 25 de março marca a data onde Renato Teixeira lança, pela distribuidora New Music Brasil e pelo selo da Alvorada Brasileira, sua versão de ‘‘Largado às Traças’’ da dupla Zé Neto & Cristiano. 

 

‘‘Largado às Traças’’ na versão do Renato, agora conta com os arranjos melódicos do seu violão, deixando a faixa ainda mais doída. O clipe, gravado na Cantareira, está emocionante, fazendo jus a letra da música. 

 

O pre save de ‘‘Largado às Traças’’ está disponível no link abaixo. Não perca esse marco histórico e cadastre o seu streaming, assim você garante ser o primeiro a ouvir a versão. 


https://bfan.link/largado-as-tracas
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp