22/03/2022 às 15h18min - Atualizada em 22/03/2022 às 16h20min

É hora de parar e recalcular a rota para o setor automotivo

*Por Tiago Fernandes

SALA DA NOTÍCIA Aline Boueri
Divulgação - AutoForce


O setor automotivo tem passado por várias mudanças nos últimos dois anos. O comportamento do consumidor mudou, as montadoras criaram programas de aceleração digital e novas dinâmicas de compra e venda de veículos surgiram. A previsão é que este ano o mercado continue apresentando novidades, como a jornada de compra 100% digital.

Os diferentes formatos adotados pelo setor de automóveis não foi por acaso. O atual cenário de crise que o mercado está enfrentando desde a chegada da Covid-19, que diminuiu consideravelmente a produção de semicondutores por falta de matéria-prima, colocou a montagem de 1,3 milhão de automóveis e vans em risco globalmente de acordo com a consultoria IHS Markit, ocasionou a baixa distribuição de veículos no mundo todo resultaram na queda do estoque.

De fato, a escassez de carros novos deixou um legado de apreensão entre multimarcas e revendedoras e ainda assombra pequenos, médios e grandes varejistas do setor. A paralisação, inclusive, afetou diretamente gestores e donos de empresas de veículos que se tornaram mais reativos e cautelosos em suas tomadas de decisão.

Segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), janeiro começou com queda nas vendas de automóveis de cerca de 30% em relação ao ano passado e 40% em comparação a dezembro de 2021. Isso significa que pela primeira vez em 17 anos,  a venda de automóveis ficou abaixo das 100 mil unidades, com 92.212 emplacamentos. Se somar com os emplacamentos de comerciais leves (116.601 no total), este é o pior mês de janeiro desde 2005, quando a Fenabrave registrou 99.655 unidades vendidas.

No entanto, esse comportamento é responsável por engavetar projetos importantes que poderiam ser desenvolvidos para suprir necessidades em períodos de crise. Ampliar seus canais de venda e reorganizar o modelo de negócio são exemplos claros de que se as companhias do setor investissem agora na organização e evolução dos seus modelos de negócios, teriam em mãos novas formas de entregar valor para os seus clientes.

Além disso, o momento é propício para atualizar o time de gestão, vendas e marketing nas novas metodologias e tecnologias de vendas. Ou seja, preparar a casa para aproveitar as oportunidades como a venda com todos os processos on-line e omnichannel é o mesmo que ter uma posição proativa no mercado. 

Em linhas gerais, grande parte dos dealers, ou melhor, o público que trabalha no setor automotivo, não vai adotar o e-commerce como meio de venda por receio de iniciar novos projetos. É evidente que alguns desses profissionais preferem agir de forma reativa esperando o mercado e concorrência sinalizarem as mudanças.

No entanto, ganha vantagem quem sai na frente. Assim como qualquer modificação nos negócios, é preciso tempo para se adaptar e engajar todo o time. Dessa forma, as concessionárias e revendedoras que passarem por esse caminho primeiro e adotarem novos canais de venda e captação de clientes, terão uma vantagem competitiva perante seus concorrentes.

Mudança de mindset

Para aderir aos novos trajetos nos negócios, também é necessário mudar o mindset. De nada adianta abrir uma loja virtual para comercializar veículos se a empresa não busca a proatividade, afinal, não basta contratar uma ferramenta de e-commerce e esperar que chovam vendas. Para obter resultados e ter uma loja on-line ativa, é preciso de fato utilizar esse recurso, ou seja, o time precisa se engajar com a ferramenta e buscar fechar negócios por meio dela.

Investir em campanhas de tráfego pago, criar estratégias de divulgação da loja virtual e oferecer a opção de compra 100% digital para os leads que chegam até a equipe de vendas são passos fundamentais para colher os frutos. Afinal, fazendo uma analogia com o princípio de Pareto, o desempenho parte do princípio que 20% é proveniente da tecnologia e 80% pelo o que se faz com ela. É hora de recalcular a rota, pense nisso!

*Tiago Fernandes é fundador e CEO da AutoForce, martech que desenvolve tecnologias e soluções de marketing digital para o segmento automotivo e que está entre os destaques com o selo Great Place To Work (GPTW). Formado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Fernandes tem passagens pelo administrativo de empresas como Petrobras e Itaú, além de ter atuado como Head de Marketing Digital na Aragão Publicidade. Em 2015, ao lado de Clênio Luiz e Isaiane de Mendonça, fundou a AutoForce, primeira plataforma de marketing digital com foco no mercado automotivo. No ano de 2019, a martech foi acelerada pelo programa Inovativa Brasil e Endeavor Scale-up. Atualmente a startup já é parceira de cerca de 550 concessionárias em todo o país e conta com marcas como Suzuki, Toyota, Mitsubishi e Stellantis - Joint venture com 14 marcas, incluindo: Fiat, Jeep, Citroen, Peugeot, Alfa Romeo, Chrysler, Dodge entre outras.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp