22/03/2022 às 13h50min - Atualizada em 22/03/2022 às 16h10min

Água: fonte de vida e dignidade

SALA DA NOTÍCIA Boost Assessoria de Imprensa
https://vazamento.club
Pixabay


Falar da importância da água já se tornou totalmente redundante. A água é fundamental para sustentação da vida e de todos os seres vivos. Sem ela, a vida na Terra provavelmente não existiria, pelo menos não da forma como a conhecemos.

Grande parte do nosso planeta Terra é constituído de água, com cerca de 70% de sua superfície coberta por ela. No entanto, do total de água disponível no planeta, 97% é salgada e apenas 3% é de água doce, própria para o consumo humano.

Outro fator importante, é que a população da Terra só cresce, e consome cada vez mais água para beber, para as atividades do lar, comércio, indústria e agricultura.  Porém, a quantidade de agua na Terra é a mesma há milhares de anos. Aliás, a poluição e o mau uso da água fazem com que a água potável diminua cada vez mais rapidamente, sendo escassa e limitada em várias partes do planeta.

O cuidado com a natureza e, principalmente, com as nascentes de água, contribui significativamente para a preservação e manutenção da água potável. É sabido que as próprias distribuidoras desperdiçam muita água porque demoram em fazer as manutenções e identificar vazamentos ou outros problemas que estão acontecendo na rede abastecimento de água.

Léo Caprara, fundador da GLDS  diz que “um serviço preventivo poderia evitar esse problema, averiguando as condições dos sistemas de água, por meio do uso do geofone digital na pesquisa de vazamentos ocultos em encanamentos e tubulações. O geofone digital GLDS consegue filtrar, equalizar e separar a frequência do som dos vazamentos, isolando de qualquer outro ruído. Além disso, em nossos lares, podemos ter atitudes que parecem simples, mas que significam muito para a preservação da água”.

Algumas outras dicas importantes para economia de água:
  • Banhos rápidos economizam até 130 litros de água, além de economizar também na conta de luz;
  • Mantenha a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba;
  • Verifique se as descargas estão reguladas e as mantenham pressionadas só o necessário;
  • Se você tiver alguma torneira em casa pingando, procure consertá-la o quanto antes;
  • Para lavar o quintal ou o carro, por exemplo, utilize baldes, que permitem um aproveitamento de água melhor do que a mangueira.
Fique atento aos vazamentos ocultos que desperdiçam grandes quantidades de água, pois a conta pode ficar cara demais, e desencadear infiltrações que comprometerão a segurança do imóvel. Os vazamentos tendem a aumentar com o passar do tempo se não forem resolvidos rapidamente.

“Um vazamento ‘oculto’ pode ser muito difícil de ser encontrado por alguém sem experiência. Então, se você quer evitar pagar uma conta alta, resolva o problema o mais rápido possível, encontrando um especialista em caça vazamento, que detêm o conhecimento e a tecnologia de ponta disponível para essa situação. Há situações em que será necessário a utilização de um geofone digital, uma câmera termográfica FLIR, ou um medidor de umidade FLIR, para citar apenas alguns equipamentos.” Aconselha Adão Lisboa Gonçalves, diretor do Clube do Vazamento, maior portal do Brasil voltado a profissionais especializados em caça vazamentos, que atesta os melhores profissionais do ramo em suas regiões.

Fica evidente que medidas simples podem fazer toda a diferença para economizar a água em nosso dia a dia, reduzir as contas em casa e ainda contribuir com a preservação dessa fonte de vida natural tão essencial à sobrevivência humana e de todos os seres vivos.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp