22/03/2022 às 10h14min - Atualizada em 22/03/2022 às 16h00min

Soluções Trutec participam da FEICON e apresentam obra modelo

Conectando tecnologia de ponta a ponta por meio da plataforma Trutec, a Engeform é responsável pela ampliação do Hospital da Universidade de Uberlândia

SALA DA NOTÍCIA RelatioNow


A Trutec, ecossistema de construtechs e proptechs do país, leva digitalização e tecnologia para um dos mais importantes PIBs da economia nacional, a construção civil. Com soluções que atendem desde o acompanhamento e compatibilização de projetos, passando pela digitalização de canteiros, gestão de ponta a ponta e visualização remota com imagens 360º, o hub acelera a construção de grandes empreendimentos, como o Hospital das Clínicas, uma das obras mais importantes de Uberlândia (MG), executada pela Engeform e com investimento que chega a quase $112 milhões. As soluções utilizadas e o case do projeto estarão presentes na Feicon 2022, que acontece no Expo São Paulo, de 29 de março a 1º de abril. 

Para Alexandre Quinze, CEO da Trutec, as construtoras têm avançado na utilização de soluções tecnológicas nos canteiros e isso influencia positivamente todos os públicos envolvidos. "Uma obra como a do Hospital das Clínicas levaria muitos anos para ser entregue devido a inúmeros percalços enfrentados durante o caminho. Agora, por meio da digitalização, todo o processo é otimizado e 100% transparente, o que impacta diretamente na produtividade e na entrega final", afirma.  

As construtechs que fazem parte do portfólio da Trutec atuam em todas as etapas da gestão do empreendimento, essa conexão entre as startups é chamada de "Mandala Trutec". A empresa afirma que tem como um dos seus pilares a inovação e o uso de tecnologias de ponta. A reforma do Hospital tem no total 32,9 mil m². Ao todo, serão 22 salas de cirurgia e 249 leitos divididos em 65 para pronto-socorro, 146 para internações e 38 unidades de terapia intensiva (UTI). 

"Para nós da Engeform, é um privilégio participar desse projeto tão esperado pela população de Uberlândia. Ao lado das soluções da Trutec, vamos trabalhar para superar as expectativas, entregando uma construção saudável e em tempo hábil", completa Eduardo Rosseti, diretor da Engeform. 


AS SOLUÇÕES

A Construflow atua no início do processo, centralizando a comunicação e facilitando o envio das informações. A plataforma compatibiliza os projetos de diferentes disciplinas e sinaliza possíveis divergências, antecipando erros e registrando todo o histórico. 

 

O colaborador utiliza a plataforma da Construflow para fazer a compatibilização dos projetos.

Em paralelo, a ConstruCode atua, principalmente, na digitalização de plantas e documentos via códigos de QR anexados em todas as áreas da obra. Por meio da inteligência de dados, os projetos estão sempre atualizados, reduzindo até 90% a impressão de papéis, que além de desatualizados, sofrem danos no dia a dia que atrapalham a conferência de informações. Isso impacta na diminuição do deslocamento do mestre e do engenheiro.

Funcionária da Engeform escaneia os códigos QR para ter acesso aos projetos. 

Para a gestão de ponta a ponta, desde a equipe, planejamento de produção e qualidade, o ecossistema conta com a Agilean, startup que utiliza inteligência de dados para aumentar a produtividade e agilidade nos processos. A construtora afirma que para a gestão de uma equipe de mais de 200 funcionários, com a metodologia de Lean Construction houve um avanço expressivo na produtividade da equipe. 

Já a Construct In, atua no gerenciamento à distância, por meio da tecnologia de visualização em 360º, ela otimiza todo o processo de conferência do andamento, segurança e transparência nas tarefas efetuadas. Diminuindo o tempo médio de deslocamento até o local e enviando informações atualizadas para qualquer lugar, até a entrega final da edificação. As capturas são feitas diariamente e enviadas para os responsáveis pela gestão, tudo em tempo real, o que facilita a visualização e aumenta a confiança de clientes e investidores. 

A funcionária efetua captura de imagens 360º que são enviadas diretamente para os responsáveis pela gestão. 

Todas as soluções estão integradas em um único API, o que facilita também o time de TI, que reduz a quantidade de conexões com diferentes plataformas e seu gerenciamento. 

 

O QUE O MESTRE DE OBRA DIZ SOBRE A PLATAFORMA? 

Para José Alves Teixeira, responsável pela gestão da obra, o resultado mais expressivo é a facilidade que a plataforma traz para o processo e também a economia - no caso das impressões de plantas. Ao invés de registrar imagens diárias, o que demanda organização e tempo, é possível obter registros periódicos do avanço, por meio das imagens 360º. "Existem duas coisas que são muito boas com o uso da plataforma. Você tem todos os projetos em um pequeno objeto (tablet) e isso é muito importante. A outra coisa é que você vê que os processos estão melhorando e eu me sinto privilegiado por ter chegado a minha vez de usar" conclui

Todas as informações sobre a obra do Hospital de Uberlândia e como funcionam as soluções da Trutec, estarão no stand B048 na Feicon. 

 

Link para fazer o credenciamento: https://www.feicon.com.br/pt-br/credenciamento.html 

 

Sobre a Trutec

http://trutec.com.br/

 

A Trutec é o primeiro ecossistema de soluções que conecta startups para transformar a indústria da construção civil por meio da tecnologia. O foco é garantir uma experiência única e integrada, conectando dados de diferentes plataformas para gerar informações que simplifiquem a tomada de decisões.

As startups que fazem parte do portfólio da Trutec, são:

- ConstruFlow: Solução que integra as equipes durante as diversas fases de elaboração e compatibilização de projetos, tornando o fluxo de comunicação muito mais ágil e transparente entre todos os envolvidos.

- ConstruCode: Plataforma de inteligência integrada de obras que ajuda na redução de processos manuais nos canteiros, diminuindo ruídos de comunicação, automatizando o controle de revisões de documentos e gerando insights para tomada de decisões estratégicas. Tudo isso em tempo real, online ou offline.

- Agilean: Plataforma pioneira na aplicação de Lean Construction e oferece tecnologia de ponta a ponta para a tomada decisão ser mais assertiva, evitando gargalos e aumentando a produtividade da construção.

- Construct IN: Sistema que permite o acompanhamento remoto das obras, gerando imagens 360º e interligando o escritório com os canteiros através de uma experiência visual e imersiva.

- Elixir.AI: Startup que atua no varejo da construção utilizando Inteligência Artificial para mapeamento do mercado, gerando previsibilidade de demanda e conectando a Indústria com o Ponto de Venda.

- James Tip: Plataforma de previsão de demanda inovadora, que através de uma inteligência artificial, o James, simplifica e prevê vendas, entregando todas as informações necessárias sobre os produtos e estoques na palma da mão. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp