Por meio de um BI, podemos obter parâmetros que nos dão mais precisão em planejamentos estratégicos e definições na rotina corporativa. E um dos ganhos representativos é poder contar, ao longo do tempo, com um histórico do contexto das decisões tomadas. Se você busca aprofundamentos sobre aspectos como gestão dos serviços que oferece ou sobre o comportamento dos seus clientes, uma boa ferramenta de BI pode ajudar consideravelmente o seu time de suporte, dando uma visão clara e insights importantes sobre toda a operação. Imagine toda a sua equipe tendo visibilidade, em tempo real, das métricas necessárias para aperfeiçoar a qualidade da rotina e dos trabalhos executados? O nome disso é autonomia.
Quem está atento a todo esse processo de transformação que a pandemia acelerou já está a par da importância do BI. E levantamentos comprovam esse cenário. Para se ter uma ideia, a Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) divulgou, no estudo “Mercado Brasileiro de Software – Panorama e Tendências 2021”, que a gestão de dados foi uma das seis prioridades no ano de 2021 para cerca de 33% dos diretores de TI. Na prática, isso significa o incremento nos investimentos em Big Data, Analytics e… Business Intelligence.
Para quem ainda tem dúvidas ou se pergunta quais vantagens reais do BI, imagine que com a ferramenta você pode integrar dados provenientes dos mais variados canais. Quem busca uma estratégia omnichannel, por exemplo, pode colocar no mesmo balaio dados provenientes de um chatbot, dos e-mails, das redes sociais e de aplicativos e, assim, obter conhecimento sobre toda a jornada do cliente em sua totalidade. Sem dúvidas, um importante diferencial.
Ter mais conhecimento sobre o seu negócio e agir com base em fatos, e não em suposições, irá refletir diretamente em aprimoramentos que serão percebidos pelos seus clientes. E, tão importante quanto, a relação entre a sua marca e o seu público tem muito a ganhar. Por isso, insisto: toda e qualquer ferramenta de Business Intelligence é mais que uma tecnologia: é um agente de transformação do seu empreendimento, e o ponto de virada entre a mera sobrevivência e a prosperidade de um empreendedor.