18/03/2022 às 11h36min - Atualizada em 18/03/2022 às 16h20min

Padrão de beleza é pauta no Cine Por Elas no mês de março

Cine por Elas organiza sessão gratuita de cineclube que inclui filme e debate

SALA DA NOTÍCIA Júlia de Aquino
OrBe Comunicação
@daniortiz.fotografia


 

Em março, Vila Velha recebe a segunda sessão de cineclube gratuita Cine por Elas, que vai abordar o tema “Padrão de Beleza” com debate do filme "Pequena Miss Sunshine" (2006). O objetivo principal é tratar de uma temática feminina com olhar feminista, fazendo uma ligação entre as protagonistas do filme com as mulheres reais. O encontro presencial está marcado para 29/03 (terça-feira), às 19h. 

A escolha do tema e do filme aprofunda a discussão sobre a imagem do corpo da mulher e sobre padrões de beleza e de comportamento impostos pela sociedade. O longa conta a trajetória da pequena Olive, cujo sonho é participar do concurso de beleza intitulado “Pequena Miss Sunshine”. Dessa forma, a intenção é discutir padrões estipulados às mulheres desde muito novas e as dores sofridas por muitas por não se enquadrarem. 

O evento traz a participação especial da terapeuta de família e especialista em parentalidade positiva, Marcella Féres, e vai trazer informações a respeito de como trabalhar essas imposições no campo da educação e da análise. Além dela, a escritora Mara Coradello é a convidada oficial da Coluna Literária “Leia com Elas”, que em março traz a resenha e o contexto histórico da obra "O Mito da Beleza", de Naomi Wolf. 

Com 40 vagas disponíveis, a sessão visa atrair todes, mulheres cis LGBTQ+ e homens, maiores de 18 anos. O evento é gratuito e as vagas da sessão presencial devem ser preenchidas por meio do formulário de inscrição (ao fim do texto). O Cine Por Elas é um projeto apoiado pelo Funcultura e pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Espírito Santo, via Edital 08/20.

O Coletivo Cine por Elas, responsável pelo encontro, é um instrumento de auto-organização das mulheres para a articulação da luta contra a violência à mulher, contra o machismo como um todo e contra a exploração de mulheres cis ou trans. Fundado em dezembro de 2020, durante o pico da pandemia, o grupo realizou sessões on-line de debate sobre gênero, sobre quebra de estereótipos e muitos outros temas relacionados ao movimento feminista. Outro projeto criado pelo coletivo foi o “Segue o Fluxo”, que aborda a temática da dignidade menstrual e distribui bio absorventes ecológicos para camadas mais pobres da população. 

Fazem parte do Cine Por Elas: Fabíola Mozine (coordenadora); Carolina Pitol (mobilizadora); Laura Paste (Base Psicologia); Marcella Féres (Base Pedagogia); Mara Coradello, Talita Franceschini e Brissa Oliveira (Coluna Literária); Andie Freitas (Base Cinema); Livia Pegneau e Talita Franceschini (blog); Pedro Mansur (técnico audiovisual) e Jean R (diretor de arte).

 

Serviço

Cine Por Elas - Pequena Miss Sunshine

Data: 29/03/2022 (terça-feira)

Horário: 19h

Local: Cineclube Cine Por Elas

Endereço: Rua Anhanguera, nº 16 - Cristóvão Colombo - Vila Velha (ES).

Inscrições: https://forms.gle/h8nHWHx5HSxvNJQSA

 

 

Acompanhe o Cine Por Elas nas redes

 

Instagram: https://www.instagram.com/cineporelas/

YouTube: https://www.youtube.com/c/CinePorElas/videos

Site: https://cineporelas.com.br/

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp