18/03/2022 às 11h38min - Atualizada em 18/03/2022 às 16h20min

Cantor Paulinho Brandão inova em show autoral “Diga Amizade”

Apresentações serão em formato de duo com músicos convidados

SALA DA NOTÍCIA Leticia Vidal
OrBe Comunicação
José de Holanda


 

O cantor e compositor Paulinho Brandão lança seu novo show autoral “Diga Amizade”, que contará com a participação de um convidado especial em cada apresentação. Serão realizados quatro shows, sempre em formato de duo, a partir do dia 20 de março, no Espaço Cultural da Casarinha, em Florianópolis (SC) com transmissão para Youtube. Entre os artistas convidados estão Eva Figueiredo (20/03), Marcelo Portela (27/03), Claudia Rivera e Gabriel Barbalho (03/04) e Silvia Beraldo (17/04). O repertório será constituído por músicas autorais e também parcerias com outros compositores. 

 

Os músicos Silvia Beraldo (flauta e sax), Gabriel Barbalho (trompete), Marcelo Portela (violão, rabeca e voz) e Claudia Rivera (piano, flauta e voz) foram os artistas escolhidos para dividir o palco com o cantor na série de shows que tem a amizade como inspiração.

“A presença dos artistas convidados valoriza e celebra a cena musical local e seus atores, gerando um efeito multiplicador ao cruzar públicos de artistas diferentes, fortalecendo vínculos e expandindo a projeção dos artistas para novos públicos”, diz o compositor. 

Segundo Paulinho Brandão, o show “Diga Amizade” explora a afetividade libertadora e transgressora, construtora de novos mundos e novas possibilidades de convívio. “É um show que tenta trazer afago e esperança para um momento tão duro e de tantas distâncias”, diz o músico. Em suas canções, Paulinho aborda sua vontade de transformar o mundo por meio do desejo criativo e poético. Ele canta e versa sobre amar politicamente, aborda o afeto libertador e as possibilidades do mundo. 

Nesse espetáculo musical, o músico e poeta Paulinho Brandão reúne canções dos seus EPs Veneta, Moda a Dois e do single Diga Amizade, além de outras músicas inéditas, compostas durante o período do distanciamento social (2020 e 2021). Também no repertório, músicas que estarão no seu próximo disco, frutos de parcerias com Jonathan Silva, Gilberto Caldat, Guilherme Kafé e Carol Miranda. 

 

Para Paulinho, a realização de shows autorais inéditos motiva e movimenta músicos, produtores e técnicos, e traz impacto positivo frente às dificuldades geradas pelo efeito das paralisações de atividades culturais na pandemia. Os shows serão realizados com a presença de público (mediante inscrição on line) e transmissão simultânea pelo YouTube, em link aberto e público, além de ficarem disponíveis nos canais oficiais do artista. 

 

Paulinho Brandão vem construindo sólida trajetória autoral ao longo dos anos, e se destaca na MPB como um letrista singular e dono de um violão que carrega personalidade. Ele segue os caminhos da música instrumental brasileira mostrando, por meio de suas canções, uma íntima interlocução com o mundo literário e musical. Como músico, arranjador, escritor, diretor musical e compositor, Paulinho teve um intenso contato com as mais diversas artes como o teatro, a dança, a literatura, a cultura popular e a música instrumental. Já levou sua arte para vários estados além de Santa Catarina, como São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Sul e até para o exterior. 

 

A direção musical dos shows é de Paulinho Brandão, enquanto a  produção executiva é de Luanda Wilk. Os shows serão realizados no Espaço Cultural Casarinha e contará com a equipe de transmissão formada por Dimi Camorlinga e Luiza Pimenta. A consultoria de figurino é de Alice Assal.

 

Conheça os convidados

 

Claudia Rivera: Multiartista cubana e naturalizada brasileira, é pianista, flautista, compositora, cantora, ilustradora e professora. Iniciou sua formação musical aos 4 anos com o estudo do piano e aos 10 anos com a flauta transversal. Possui formação musical erudita e migrou para a música popular ao se mudar para o Brasil, onde aprofundou seus conhecimentos sobre a MPB e o jazz. Seu trabalho autoral traz a riqueza cultural cubana e brasileira, e já se apresentou com grandes nomes da música de ambos países. 

 

Eva Figueiredo: Cantora, clarinetista e compositora. Com seu primeiro show, intitulado CRIA, já realizou inúmeros shows nos estados do Paraná e São Paulo. Como musicista, realizou shows e gravações ao lado de artistas como Tião Carvalho, Ana Maria Carvalho, Angelo Mundy, François Muleka, Chico Saraiva, Ceumar Coelho; e das bandas: Francisco El Hombre, Filarmônica de Pasárgada e Obirin Trio. Integrou o septeto Clã Instrumental (com shows realizados na Argentina e Uruguai) e a Orquestra Sinfônica do Estado de Santa Catarina. 

 

Silvia Beraldo: Flautista, saxofonista e compositora paulista radicada em Florianópolis desde 1985, e estudou música em Paris (FRA) e em Boston (EUA). Participou de gravações e recitais em cidades brasileiras e no exterior como em Paris, Boston e Ottawa, no Canadá. 

 

Gabriel Barbalho: Natural de São Paulo, estuda trompete desde os 7 anos de idade. É formado em Trompete Popular e atualmente desenvolve trabalho autoral com influências de várias culturas e estilos. Em sua carreira já trabalhou com diversos artistas em projetos como Orquestra Jovem Tom Jobim, Big Band Souza Lima, Barker Big Band, entre outros. Também participou de vários festivais e, em 2017, realizou um intercâmbio na famosa escola de artes nova iorquina, The Juilliard School. 

 

Marcelo Portela: Compositor e músico carioca, vive em Florianópolis desde 2005. Já atuou como instrumentista em festivais e apresentações ao lado de figuras importantes da música brasileira como Rubinho do Vale, Zé Mulato e Cassiano, Bule-Bule e Juraildes da Cruz, entre outros. Desde 2014 tem desenvolvido composições de trilhas sonoras para diversos documentários, como o curta-metragem “Artes da Memória” e para a série “Diz Aí Fronteiras”. Portela é compositor de canções de variados gêneros musicais, que vão do forró até ritmos latino-americanos. 



 

Serviço

Paulinho Brandão em “Diga Amizade” 

Data: 20 de março a 17 de abril (sempre aos domingos)

Horário: 20h

Local: Espaço Cultural Casarinha

Endereço: Youtube Paulinho Brandão (https://www.youtube.com/PaulinhoBrandao

Ingressos: Gratuito para público

Classificação etária: livre

 

Projeto selecionado pelo Edital Aldir Blanc 2021 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp