17/03/2022 às 18h11min - Atualizada em 18/03/2022 às 00h00min

11 melhores podcasts sobre maternidade para acompanhar

Confira quais são os melhores podcasts da atualidade sobre maternidade e temas relacionados

SALA DA NOTÍCIA Carolina Peres
https://quindim.com.br/
Google


Arrumar a mochila para as aulas do dia seguinte; ler a agenda da escola; preparar refeições; organizar o ambiente doméstico; organizar a rotina do pequeno; qual vai ser o lanche?; precisa levar cartolina para a escola; uniforme manchou com suco de uva;  … ufa! 

 

Essas são apenas algumas das ações que fazem parte de um dia qualquer na vida das mães brasileiras. Rotina corrida e atarefada em que o dia parece acontecer num piscar de olhos.

 

Os podcasts são alternativas interessantes e que podem se encaixar perfeitamente em uma rotina dupla, por vezes, tripla jornada porque dá para escutar enquanto faz outras coisas. 

 

Os episódios podem ainda fazer aquela tarefa chata ficar mais interessante. Dá para escutar enquanto está no trânsito, no transporte público, lavando louça ou fazendo aquela faxina na casa! As opções são variadas e dá para encontrar o melhor programa para cada momento.

 

De mãe para mãe

Dentro da categoria de podcasts sobre maternidade, fizemos uma seleção dos programas que discutem o tema de maneira real, sem romantizações ou idealizações sobre o que significa ser mãe.

 

Por isso, reunimos 11 programas em que outras mães compartilham angústias, medos, desafios e também as delícias que envolvem a maternidade. 

 

De forma descontraída, como um bate papo entre amigas e em episódios que você pode escutar enquanto faz qualquer outra tarefa ao longo dia, você compartilha um momento do seu dia com discussões relevantes sobre o que significa ser mãe hoje, dicas para criação dos filhos, relacionamentos e cotidiano de mães com trajetórias e pontos de vista diferentes.



 

11 podcasts sobre maternidade que você precisa conhecer

  1. Calcinha Larga

No Calcinha Larga, você pode ser uma “calcinher” e acompanhar entrevistas com várias mulheres influentes da atualidade junto das hosts do programa: a escritora Tati Bernardi, a roteirista Camila Fremder e a atriz e roteirista Helen Ramos. 

 

As três são mães e também recebem várias convidadas que são mamães. Juntas, elas compartilham diversas experiências que envolvem tanto fatos da maternidade quanto eventos do dia a dia de mulheres contemporâneas que resistem a estruturas conservadoras sobre o que significa ser mãe e ser mulher.

 
  1. Mamilos

Talvez o Mamilos seja um dos programas mais conhecidos dessa lista. Apresentado por Juliana Wallauer e Cris Bartis, o podcast proporciona discussões dos mais diferentes temas e assuntos. 

 

Sempre com uma perspectiva de “peito aberto”, dá para se sentir em uma conversa gostosa entre amigas ao escutar episódios sobre cuidados com as finanças domésticas, dicas culturais e ainda ficar atualizada das principais notícias do momento. 

  1. Sinuca de bicos

O bom humor e alto astral são as características marcantes do Sinuca de bicos, programa que não tem medo de “meter o bico” na maternidade e trouxe discussões sem romantizações ao longo de 70 episódios.

 

Infelizmente as gravações pararam em 2020, mas dá para acompanhar os episódios que foram ao ar e escutar encontros divertidos e cheios de empatia e diversidade para tratar da tão falada maternidade real.

  1. Podcast é a mãe

Aqui, o objetivo da host Juliana Tiraboschi é dar voz para mulheres reais discutirem temas sobre as diferentes maternidades.

 

As entrevistadas conversam sobre suas trajetórias de maneira honesta e abrem o jogo sobre os dilemas e delícias da maternidade.

  1. A mãe é que sabe

O mote do programa apresentado por Joana Brás e Joana Gomes é “falar sobre tudo menos maternidade”. Ou seja, mostrar que o tema da maternidade está muito além do ser mãe e do cenário 

  1. Da gravidez ao primeiro chorinho

Esse programa tem um formato bem especial e diferente e foi pensado com carinho para as gestantes!

 

Em 40 episódios (referência ao período de gestação de 40 semanas). 

 

Dá para acompanhar desde desenvolvimento do embrião até o nascimento do bebê, escutando diretamente de especialistas o que está acontecendo em cada fase e respostas às principais dúvidas das pessoas gestantes.

  1. Mãezonas da porra

As jornalistas Martha Lopes e Marcella Chartier comandaram o Mãezonas da Porra ao longo de 34 episódios entre 2018 e 2019. 

 

As hosts debateram vários temas, sob perspectiva feminista e um posicionamento firme, centralizando questões atuais (outras até bastante recorrentes no debate materno) do universo da maternidade sem censura e demagogias.

 
  1. Maria vai com as outras

Neste podcast de entrevistas você escuta a experiência com a maternidade de mulheres com trajetórias diversas: mulheres de diferentes profissões e pontos de vista sobre o que significa ser mãe e ser mulher.

 

Dá para escutar opiniões sobre trabalho, família, relacionamentos e as dinâmicas de criar crianças em um mundo com estruturas que se rompem diariamente.

  1. Maternitretas

Tretas do bem nas vozes das mães Flávia Carvalho, Kika Moreira e Ana Paula Novato. Nesse programa, as tretas estão sempre presentes mas servem para somar e mostrar diferentes perspectivas possíveis quando o assunto é ser mãe.

  1. Puericooltura

Joana Tadeu criou o Puericooltura para as mães Millennials.

 

A cada episódio uma convidada diferente para discutir os temas do mundo da maternidade sem filtros e com muita vontade de quebrar estereótipos e paradigmas.

  1. (Bônus) AfroPai

Indicação bônus de programa! Afinal, não dá para discutir maternidade sem pensarmos em  paternidade e suas implicações para a criação das crianças. 

 

O exercício saudável da maternidade não depende somente da “mãe” - como os pais lidam com questões relacionadas à masculinidade, machismo, poder, desigualdade de gênero e racismo faz toda a diferença! 

 

Por isso, não deixe de conferir o AfroPai - podcast que discute paternidade negra, compartilhando experiências e relatos por uma criação antiracista.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp