17/03/2022 às 18h16min - Atualizada em 18/03/2022 às 00h00min

Recicla Orla e iFood promovem mutirão de limpeza na praia de Ipanema, neste sábado

A ação terá roda de bate papo sustentável com especialistas de empresas, órgãos públicos, ONGs e projetos

SALA DA NOTÍCIA Redação
Divulgação Recicla Orla/Maurício Pereira


No próximo sábado, dia 19, o Recicla Orla - criado em parceria com a startup Polen, a concessionária Orla Rio e o iFood, foodtech líder na América Latina - realizarão um mutirão de limpeza na praia de Ipanema. A ação, que terá início às 9h próximo ao quiosque Clássico Beach Club, tem como objetivo manter as praias limpas, educar e conscientizar a sociedade sobre o impacto do lixo no mar, a necessidade da economia circular e a importância da educação ambiental. Os objetos mais inusitados coletados serão expostos pela Orla Rio na Casa de Cultura Laura Alvim durante a Rio+30.

“É muito importante realizarmos ações como essa, sempre conscientizando e promovendo a educação ambiental e instruindo a população sobre o descarte correto do lixo. E ter a participação e apoio de empresas, ONGs, projetos e órgãos públicos é muito importante, precisamos cada vez mais unir esforços para sensibilizar a população. Há três anos, a Orla Rio criou o projeto Recicla Orla e, com a parceria do iFood, chegamos a 56 pontos de entrega voluntária espalhados por toda zona sul. Todos nós temos o dever de cuidar das nossas praias, especialmente no verão, quando elas se tornam o grande ponto turístico frequentado por cariocas e turistas que visitam a cidade” diz João Marcello Barreto, presidente da Orla Rio.

“O iFood, por meio de seu pilar de sustentabilidade e compromissos ambientais, tem como uma de suas missões instruir a sociedade sobre a necessidade e importância da reciclagem. Os mutirões de limpeza abrangem muito bem esse objetivo por serem realizados de forma que as pessoas sejam impactadas diretamente sobre como o descarte incorreto prejudica o ecossistema e como o simples ato de separar os resíduos e jogar no lugar correto é essencial”, comenta André Borges, head de sustentabilidade do iFood.

A ação é aberta ao público e terá diversos momentos com início do mutirão às 09h e triagem educativa dos resíduos às 10h. Os participantes também terão a oportunidade de saber mais sobre a importância do descarte correto de resíduos e como isso afeta todo o ecossistema através de bate papo e discussões com especialistas como: Camila Borges, Analista de Sustentabilidade Sênior do iFood falando sobre o compromisso da empresa para redução de plástico; Luciene Mignani, do Departamento de Gestão Ambiental e Territorial da Secretaria de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente sobre  formas de combate do Lixo no Mar; Gabriel de Oliveira, Diretor da Um Mundo falando sobre o papel da inovação e design em uma economia circular; Rafael Ramos, Presidente do Instituto ReXponsa com educação ambiental como uma ferramenta para mudança de cultura; Luana Seixas, Supervisora de educação ambiental do Projeto Meros do Brasil no RJ, sobre resíduo, descarte e como podemos nos responsabilizar pela preservação de espécies marinhas. Após as palestras, ainda haverá espaço aberto para perguntas.

“Temos um compromisso de zerar a poluição plástica no delivery até 2025 e o pilar de reciclagem é essencial para atingirmos essa meta. Por isso, realizamos investimentos em ações de educação e que gerem efetivamente um impacto positivo no meio ambiente. A parceria com o Recicla Orla reforça nossa atuação nestas ações que, ao reunir voluntários, têm o potencial de transformar os hábitos da população e deixar um legado para a sociedade”,  finaliza Camila Borges, analista sênior de sustentabilidade do iFood.
No dia 01 de janeiro de 2022, logo após o réveillon, a primeira edição do mutirão realizado pelo iFood por meio do projeto Recicla Orla reuniu 60 pessoas e recolheu 9,6 toneladas de resíduos recicláveis da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ).

Serviço:
Data: 19/03 (sábado)
Horário: 09h (abertura mutirão); 10h (triagem educativa); 10h30 (início bate papo); 12h (encerramento do evento);
Local: Clássico Beach Club – Av. Vieira Souto, próximo à rua Paul Redfern - Ipanema
 
Sobre o Recicla Orla 
O Recicla Orla é um projeto de sustentabilidade de coleta e reciclagem de resíduos sólidos descartados na orla do Rio. Criado em parceria com a Polen, startup de sustentabilidade, o projeto consiste na colocação, gestão e operação de pontos de entrega voluntária localizados nos quiosques da orla. Desde o início do projeto já foram reciclados mais de 850 toneladas de materiais como plásticos, papéis, vidros e metais. Atualmente, são 56 PEVs distribuídos pelos quiosques do Leme, Copacabana, Ipanema e Leblon. Mais informações: www.reciclaorla.com.br/
 
Sobre a Orla Rio  
A Orla Rio é a concessionária responsável por administrar e revitalizar os 309 quiosques e 27 postos de salvamento da orla marítima carioca. Até 2021, a concessionária investiu mais de 148 milhões de reais em obras para proporcionar aos cariocas e turistas uma nova experiência de consumo à beira-mar, com diversas opções de gastronomia, deixando um importante legado para a cidade.  Desde 2019, a Orla Rio vem implementando programas de ESG (Environmental, social and corporate governance), sendo um deles o Recicla Orla. Mais informações: www.orlario.com.vc

Sobre a Polen
A Polen foi fundada em 2017, pelo ecólogo Renato Paquet, que atualmente também é Diretor Presidente de Cleantechs da Associação Brasileira de Startups (ABSTARTUPS) e membro do Conselho de Competitividade do Sistema FIRJAN, e por seu sócio, Lucas Sarmento, economista e especialista em tecnologia blockchain. www.brpolen.com.br/ 

Sobre o iFood
O iFood, referência em delivery online de comida na América Latina, tem mais de 60 milhões de pedidos mensais. Há dez anos no mercado, a empresa de origem brasileira está presente também na Colômbia. Atua junto aos parceiros com iniciativas que reúnem inteligência de negócio e soluções de gestão para os cerca de 270 mil restaurantes cadastrados em mais de mil cidades em todo o Brasil. O iFood conta com importantes investidores, como a Movile, líder global em marketplaces móveis, e a Just Eat, uma das maiores empresas de pedidos online do mundo. Recentemente foi lançado o iFood News, portal de notícias do iFood que promove temas da atualidade como Nova Economia e conteúdos sobre as curiosidades do negócio, cases de sucesso dos parceiros além da abordagem de tendências e inovação do segmento.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp