17/03/2022 às 18h58min - Atualizada em 18/03/2022 às 00h00min

10º FÓRUM INTERNACIONAL DE GESTÃO AMBIENTAL – FIGA 2022

TEMA: CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

SALA DA NOTÍCIA www.GazetaDaSemana.com.br
www.SalaDaNoticia.com.br


Dias 24 e 25 de março de 2022

Local: Auditório Alceu Collares (FAMURS), Rua Marcílio Dias, 574 – Menino Deus – Porto Alegre/RS

 

Histórico:

O primeiro FIGA ocorreu em 2010. Com o tema “Água: o grande desafio”, o evento promoveu um amplo debate sobre a gestão dos recursos hídricos. Nos anos seguintes, foram enfrentados diversos outros temas ligados à preservação do meio ambiente: consumo consciente, gestão de recursos naturais, crise hídrica, direito ambiental, contaminação das águas, acesso à água potável, a relação entre o saneamento básico e a saúde humana, entre outros.

O 10º FIGA se propõe a debater as CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS e aprofundar reflexões sobre alternativas para amenizar os efeitos destas alterações no clima e na natureza. A má gestão do meio ambiente e a exploração indiscriminada dos recursos naturais têm gerado reflexos nefastos e altamente destrutivos para o nosso ecossistema, com danos em relação à saúde humana, além de graves prejuízos para a economia.

Mudanças Climáticas:

Se os impactos são irreversíveis, resta amenizar os danos

No ano passado, segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças do Clima (IPCC), composto por 195 países-membros, com inclusão do Brasil, o mundo não pode mais impedir a ocorrência de sérios impactos negativos decorrentes das MUDANÇAS CLIMÁTICAS, mas há espaço para AÇÕES HUMANAS com objetivo de minimizar a CRISE AMBIENTAL.

Especialistas afirmam que TEMOS QUE AGIR RÁPIDO para que as consequências do EFEITO ESTUFA não sejam tão NOCIVAS.

MAS O QUE FAZER A PARTIR DE HOJE?

Para ENCONTRAR AS REPOSTAS, estudiosos e especialistas do país e do exterior se reúnem nesta edição do Fórum Internacional de Gestão Ambiental com o desafio urgente de debater sobre as mudanças no clima e suas consequências para o Brasil e o mundo, além de discutir e definir qual o papel e as responsabilidades de cada ATOR neste COMPLEXO CENÁRIO DE CRISE AMBIENTAL

Papel da COMUNICAÇÃO – Da mesma forma, a Associação Riograndense de Imprensa, promotora do FIGA, propõe um questionamento: QUAL É O PAPEL DO JORNALISMO frente aos desafios da preservação do meio ambiente. Um dos paineis vai debater este tema.

Temas atuais relacionados ao FIGA 2022:

Mudanças Climáticas – Causas e Consequências

Crise Ambiental – Desafio do Desenvolvimento Sustentável

Efeito Estufa – Como amenizar os efeitos, pois os impactos são irreversíveis

Pandemia – Relação do Coronavírus com a exploração do Meio Ambiente

Estiagem – Vivenciamos a maior falta de chuvas em 90 anos

Contradições – Excesso de chuvas localizadas no Rio de Janeiro e Minas Gerais

PAUTAS E CONTEXTO GERAL DO FIGA 2022:

A Agenda 2030 da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, criada em 2015, com apoio de 70 países, é composta por 17 grandes objetivos, desdobrados em 169 metas para a obtenção de um mundo mais sustentável e resiliente até 2030.

Os 17 Objetivos são integrados e indivisíveis e mesclam, de forma equilibrada, as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental. No aspecto AMBIENTAL, estão relacionados os RECURSOS NATURAIS e o CLIMA que são importantes preocupações em relação às próximas gerações. Neste sentido, destacam-se, entre os objetivos: água potável e saneamento, energia acessível e limpa, consumo e produção responsáveis, além de ações contra a MUDANÇA GLOBAL DO CLIMA.

As metas e ações pactuadas na Agenda 2030 da ONU servem não apenas para nortear ações de PLANOS DE GOVERNO de diversos países do mundo, mas também são tidas como REFERÊNCIA PARA O SETOR PRIVADO, a sociedade civil e seus CIDADÃOS.

FIGA 2022 – Presenças e Participações confirmadas:

Almir  Narayamoga Suruí –  Líder indígena e pai de Txai Suruí – única brasileira a discursar na abertura oficial da COP26.

Zuliana Lainez – Vice-presidente Senior da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ) e secretária-geral da Associação Nacional dos jornalistas do Peru (ANP)

Isabella de Roldão – Vice-Prefeita de Recife

André Trigueiro – jornalista especializado em Meio Ambiente

Público-Alvo FIGA 2022

Desde o início, o público-alvo dos eventos promovidos pela ARI é diversificado: estudantes, pesquisadores, professores, cientistas, representantes de órgãos de Governo Federal, Estadual e Municipal, empresários, produtores e a população em geral interessada na temática proposta, que é sempre de interesse social.

Palavra da ARI

José Nunes – presidente

A Associação Riograndense de Imprensa compartilha da ideia de construir um meio ambiente ecologicamente equilibrado, como dispõe a Constituição Federal. Para isso, acredita que o Fórum Internacional de Gestão Ambiental, que chega na sua 10ª edição, está consolidado como uma referência na busca de soluções para os desafios deste novo século, carregado de contradições, mas também repleto de possibilidades. Para tanto, a ARI considera fundamental a integração das pessoas que fazem a diferença em nossa sociedade.

Para pensar O FUTURO DA VIDA NESTE PLANETA, precisamos unir forçar e caminhar na mesma direção, respeitando as diferenças e as diferentes visões sobre os problemas e suas soluções. Para isso, precisamos contar com apoio da imprensa especializada, dos MEIOS DE COMUNICAÇÃO que valorizam as boas iniciativas, do Ministério Público com sua independência na garantia dos direitos, das universidades, dos movimentos sociais, órgãos públicos, instituições privadas e organizações do Terceiro Setor que reconhecem as urgências em relação ao MEIO AMBIENTE. Precisamos refletir, debater e agir, ao mesmo tempo, e com muita rapidez. O Meio ambiente não espera, as ações devem ser imediatas e o FIGA irá propor essa reflexão.

Informações e inscrições gratuitas: www.figambiental.com.br

Jornalista Antonio Czamanski

(51) 9 95 00 15 25 /  e-mail: antonioczamanski@gmail.com

ARI – (51) 32 11 – 15 55 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp