17/03/2022 às 15h35min - Atualizada em 17/03/2022 às 18h40min

Embaré adota diversas medidas para redução do consumo e reaproveitamento de água na indústria

A economia no consumo de água na empresa é de cerca 1,3 milhões de m³ ao ano, que seria suficiente para abastecer 20 mil residências populares nesse período; Em 2021 a empresa superou esses números e economizou mais 5,3 mil m³, que seria suficiente para abastecer mais 82 residências populares

SALA DA NOTÍCIA Interface Comunicação
Luiz Augusto Rezende Lima, gerente de garantia da qualidade da Embaré_Arquivo Embaré


A Embaré adota diversas iniciativas que beneficiam o meio ambiente e trabalha constantemente para ampliação de práticas sustentáveis. A empresa vem desenvolvendo ao longo dos anos diversos projetos socioambientais, buscando novas soluções que visem minimizar os impactos da indústria de fabricação de produtos lácteos ao meio ambiente e que contribuam com a melhora da qualidade de vida da sociedade.

Visando diminuir o consumo de água, a Embaré desenvolve várias ações para o uso consciente do recurso. Uma delas é o sistema para recuperação da água evaporada no processo de concentração e secagem de leite, no qual as linhas são equipadas com condutivímetros e válvulas automáticas que direcionam a água para processos que necessitam de água de baixa dureza. Também são utilizados medidores de nível nas baias de recepção de leite, proporcionando a reutilização da água condensada para geração de vapor na caldeira. Outro sistema utilizado é voltado para o monitoramento em tempo real do consumo de água na indústria, proporcionando ações imediatas em caso de desvios.

Segundo o gerente de garantia da qualidade da Embaré, Luiz Augusto Rezende Lima, com essas ações, o índice médio de consumo da empresa é de 1,33 litros de água por litro de leite industrializado, enquanto a média nacional para laticínios é de 3,5 litros de água por litro de leite industrializado. “A economia no consumo de água é de cerca 1,3 milhões de m³ ao ano, que seria suficiente para abastecer 20 mil residências populares nesse período. Em 2021 a Embaré superou esses números e economizou mais 5,3 mil m³, que seria suficiente para abastecer mais 82 residências populares”, comenta.

Outro ponto que vale destacar é a Estação de Tratamento de Efluentes Industriais (ETEI), cujo objetivo é melhorar a qualidade da água lançada no corpo receptor e produzir biofertilizante a partir dos resíduos sólidos. Os efluentes são submetidos a um tratamento físico e biológico em lagoas anaeróbias e lagoas de estabilização. Já tratada e analisada em laboratório exclusivo, a água é lançada na Lagoa Verde, antes da sua integração ao Rio São Francisco.

Evidenciando ainda mais a preocupação da empresa com o meio ambiente, por meio da Comissão Interna de Conservação de Energia (CICE), a Embaré estabelece mensalmente medidas a serem adotadas dentro do processo de produção da empresa para redução de consumo de energia, água e vapor.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp