17/03/2022 às 15h54min - Atualizada em 17/03/2022 às 18h40min

Semana do Consumidor: os melhores meios de pagamento digitais para seu negócio

Data movimentou mais de R$ 3 bilhões no último ano e expectativa é ainda maior para 2022

SALA DA NOTÍCIA Natália Peixoto


Em 2021, as compras durante a Semana do Consumidor tiveram aumento de 88% comparado a 2020, movimentando mais de R$ 3 bilhões, de acordo com dados da UOL Economia pelo Movimento Compre & Confie. Em 2022, com o constante crescimento das compras online, a expectativa é ainda maior até o final do mês de março. 

Com projeções tão promissoras, os e-commerces precisam estar preparados para a data e um dos cuidados importantes é garantir que o negócio possa receber diferentes meios de pagamento. “Com tantas inovações no mercado, frutos da transformação digital, o e-commerce precisa diversificar as opções para atender e agradar todo o público. Com mais formas de pagamento, pode-se atingir um número maior de consumidores”, explica Paulo Oliveira Andreoli, Head de OmniFinance, responsável pela área de Open Banking e Soluções de Pagamento no Grupo FCamara. 

Paulo indica os principais e mais vantajosos meios de pagamento para um e-commerce oferecer aos clientes. Confira: 

 

Cartão de crédito

Levantamento da Opinion Box indica que os cartões de crédito ainda são a forma preferida de pagamento dos brasileiros. Isso porque é um meio versátil, que permite o pagamento a prazo e o parcelamento das compras. Por isso, é importante trabalhar com a aceitação das principais bandeiras, como Visa, MasterCard, Elo, Amex, Dinners, entre outras. Assim, você não perde cliente por não aceitar o cartão que ele utiliza. 

PIX

Apesar de ser mais conhecido por permitir transferências, o Pix também pode ser uma forma de pagamento no e-commerce e lojas virtuais. Basta fazer uma integração com uma solução de pagamento que tenha o Pix entre os métodos de venda. “Há inúmeras vantagens do Pix para as vendas digitais, que vão desde o pagamento à vista até a rapidez de liberar o produto para entrega”, destaca o executivo.

Carteira digital

A carteira digital nada mais é do que um aplicativo que possui os dados bancários da pessoa e permite a realização de compras ou pagamentos digitais. Para realizar o pagamento, o dono da carteira digital precisa apenas confirmar a operação no aplicativo. Essa ação pode ser realizada de diferentes formas, como autenticações via biometria ou reconhecimento facial.

Boleto bancário digital
O boleto bancário é um dos meios mais tradicionais de pagamento e também tem sua versão digital. “Para gerar um boleto digital, uma empresa precisa contratar a solução em uma conta de Pessoa Jurídica nos bancos ou, ainda mais facilmente, contratar uma fintech de meio de pagamento, que além de emitir o boleto, já faz o registro e a baixa automática após o recebimento”, orienta Paulo.

 

Sobre o Grupo FCamara 

A FCamara é uma consultoria de TI que fomenta a transformação digital ao prover desenvolvimento e soluções tecnológicas orientadas aos resultados dos clientes, com alta especialização e atuação nos principais players do mercado de varejo, saúde, seguros, banking, indústria de transformação entre outros. Após imersão no Vale do Silício, fundou sua própria Corporate Venture, que já lançou diversas startups com foco B2B. 


 
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