16/03/2022 às 17h21min - Atualizada em 17/03/2022 às 00h00min

Como reconstruir a confiança dizendo a verdade

O cônjuge traído que recebeu uma dieta constante de engano tem fome da verdade do outro.

SALA DA NOTÍCIA Assessoria Pão Diário
paodiario.org
Gus Moretta


Casos amorosos se desenvolvem em sigilo. Engano é essencial à duplicidade que possibilita um caso amoroso. O marido traído que recebeu uma dieta constante de engano tem fome da verdade de sua esposa. Frequentemente, ele dirá: “Não me importa que ela seja ruim, apenas diga-me a verdade! Eu consigo assimilar a verdade. Não suporto mais as mentiras.”

 

Embora a força de um caso amoroso possa estar no segredo, a fraqueza de um casamento pode estar em evitar o assunto.5 Dizer a verdade significa que os dois cônjuges abandonarão o fingimento. A premissa é que, embora a duplicidade do cônjuge infiel seja mais facilmente vista, os dois indivíduos têm corações fingidos (JEREMIAS 17:9), desafiando-se mutuamente numa bizarra dança de engano. Um mentiu; o outro olhou para o outro lado. Um ficou zangado e indignado; o outro retrocedeu. Um se afastou; o outro não perseguiu. Um ignorou; o outro evitou. “Falar a verdade em amor” uns com os outros (EFÉSIOS 4:15) significa admitir a dança e a participação de cada um nela.

 

O propósito de falar a verdade é lançar as questões na mesa, onde elas poderão ser tratadas. Significa ficar limpo—não apenas expor um ao outro, mas admitir seus próprios sentimentos e atitudes presentes. Envolve perguntar e responder honestamente a perguntas de três categorias:

 

O Caso Amoroso. O que aconteceu? Com quem? Quando começou? Quanto tempo durou? Já terminou? Este é um grande teste para o cônjuge infiel. Ele ou ela precisa ser totalmente honesto e dizer ao cônjuge ferido o que quer que ele ou ela deseje saber sobre a extensão e a duração do caso amoroso, mas não todos os detalhes sórdidos. Às vezes, o cônjuge ofendido acredita que o conhecimento dos detalhes proporcionará o controle necessário para impedir a recorrência de um caso amoroso. Não proporcionará. Conhecer os detalhes poderá somente inflamar o ferimento, enchendo a mente com imagens que só dificultarão a superação. É aqui que um conselheiro experiente pode ajudar um casal a passar por novas revelações sobre o caso amoroso e não ficar atolado em detalhes que não se prestem a uma boa finalidade.

 

O Dano. O cônjuge ferido precisa compartilhar honestamente quanta dor o caso amoroso lhe causou. O cônjuge infiel não deve ficar na defensiva ou tentar explicar, mas realmente escutar, absorver e compreender o sofrimento do outro.

 

O Relacionamento. Os dois cônjuges precisam conversar honestamente sobre a maneira como se relacionam um com o outro, quais dificuldades enfrentam pessoalmente e como isso afetou seu relacionamento em todas as áreas. Eles necessitam da ajuda de um conselheiro sábio para estabelecer a conexão entre suas dificuldades passadas e presentes. Isso envolve ver de que maneira suas dificuldades singulares refletem um fracasso em confiar em Deus — o que enfraquece seu relacionamento, fere aqueles por quem mais se importam e os torna vulneráveis a muitas escolhas autodestrutivas, uma das quais é o caso amoroso.

 

Falar a verdade abre a porta para a confissão que expurga e para a dor que cura.

 

Trecho retirado do livro Casamento a três, de Publicações Pão Diário.



 

SOBRE PÃO DIÁRIO

Por mais de 83 anos, somos um ministério cristão com a missão de fazer a palavra transformadora da Bíblia compreensível e acessível a todos por meio de recursos bíblicos. Contamos com 38 escritórios em todos os continentes e estamos presente em 150 países, com materiais traduzidos para 58 idiomas. Mais que um devocional, nós somos uma missão. 

Saiba mais em paodiario.org


Contatos da assessoria

Lana Barbosa

Tel: +55 41 99883-3494

Email: [email protected]


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp